v. tr. || reunir sem ordem, misturar (coisas diferentes). || Misturar, fazer desaparecer a separação de: O Zézere confunde as suas águas com as do Tejo. || Não distinguir: Conheço os dois irmãos há muito tempo, mas ainda os confundo; é preciso não confundir a economia com a avareza. || Unir, identificar: Confundamos os nossos interesses. || Humilhar; cobrir de vergonha; desmascarar; aterrar; pôr na impossibilidade de responder: O minorista, ouvida a tradução da quintilha, confundiu o adversário com latim. ( Camilo. ) Fazia calar aos infiéis se tocavam matérias de religião, e envergonhando-os, e confundindo-os com a verdade da católica doutrina... (P. M. Bern.) || Ofender a modéstia de, envergonhar: As atenções de V. Exª confundem-me. || -, v. pr. misturar-se: A alguns quilômetros da barra as águas do rio confundem-se com as do mar. || Não se distinguir, ser ou parecer quase igual: Estas cores confundem-se de noite à luz do gás; estas palavras confundem-se facilmente. || Perturbar-se; trocar uma coisa por outra; equivocar-se: No meio do discurso confundiu-se e não houve meio de chegar à conclusão. || (Flex.) Além do part. regular confundido tem o irreg. confuso.
F. lat. Confundere.
desatentar,não atentar,estar (inatento,desatento e adj.);não prestar atenção,estar pensativo,pensar na morte da bezerra,estar distraído;andar no mundo da lua,andar nas nuvens,andar com a cabeça no ar,andar com a cabeça de levante,andar com a cabeça à razão de juros,andar com a cabeça ao léu;estar a cem léguas de,estar de levante;passar por alto,desconsiderar,negligenciar;inobservar,fazer pouco em,desatender;fechar os olhos,cerrar os olhos,tapar os olhos;não prestar advertência,desperceber;expelir do pensamento,varrer do pensamento,dissipar do pensamento,descarregar do pensamento;não pensar mais em;pôr de parte,pôr de lado;desviar a atenção,fazer-se de surdo,ensurdecer-se,voltar as costas,negar os ouvidos a alguém,fazer ouvidos de mercador,olhar para outro lado,fazer-se Inês d'horta,fazer-se de novas,ter os olhos abotoados,estar na aldeia e não ver as casas;abstrair-se,distrair-s,desalhear-se,alhear-se,desconcentrar-se,desligar(-se),desaplicar-se,arroubar-se,enlevar-se,sonhar,devanear,absorver-se em vagas meditações,borboletear,não merecer menção,escapar a qualquer reparo,passar despercebido,cair em saco roto,perpassar de vista,entrar por um ouvido e sair pelo outro,escapar à memória (esquecimento);(falta de importância);afugentar a atenção,desviar a atenção,distrair a atenção,desencaminhar a atenção,alhear a atenção,roubar a atenção,perturbar a atenção;afugentar o pensamento,desviar o pensamento,distrair o pensamento,desencaminhar o pensamento,alhear o pensamento,roubar o pensamento,perturbar o pensamento,preocupar,absorver,confundir,desorientar,aturdir,atarantar,bestificar,bestializar,burrificar,estontear,fazer perder a presença de espírito,enlerdar;apatetar.
indiscriminadamente e adj,amatalotadamente,sem exame nem distinção,à carga cerrada,de um jato,a granel,em montão,por atacado,à solta;a esmo;sem conta nem peso,a vulto,em globo;grosso modo.
ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.
Advérbio
incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.
Provérbio
Interjeição
Frase
Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.
estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.
Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.
surpreendentemente,inesperadamente e adj.;de improviso,imprevistamente = de supetão,sem aviso prévio,sem dizer ai Jesus,vai senão quando,às duas por três,quebradamente,sem dizer água vai,sem tirte nem guarte,de surpresa,contra toda expectativa,quando mal se precatava,quando menos se esperava,à certa confita,eis senão quando,de relance,à queima roupa,subitamente;de chofre,de golpe,ab-abrupto,de arrancada,como um ladrão à noite,como um raio,a folhas tantas,quebradamente,ao chegar a tal ponto,ao chegar a essas alturas.
Provérbio
Interjeição
Ah! Não diga! Que coisa! Inacreditável!.
Frase
Mal pensava que. Ninguém adivinharia que. Ninguém suporia que. Quem diria que...? No melhor da festa. Debaixo do pé surgem desgraças. Ubinam gentium!.
ser (incompreensível e adj.);falar como o apocalipse,greguejar (fam.),algaraviar;exigir,reclamar,desafiar explicação;ser de telhas acima;não ter solução;comportar significações múltiplas,escapar à compreensão,não entrar nos cascos a alguém,sobre-exceder à medida do espírito,ultrapassar o entendimento,ver tudo na escuridão,ser impotente para explicar;ser grego,inacessível a qualquer engenho;tornar (ininteligível e adj.);intricar ou intrincar,complicar,confundir;embaralhar,escurecer,turvar,arrevezar;problematizar,enigmar,toldar,obscurecer;enlear,desorientar;embasbacar,embatucar,intrigar,ficar em branco,não compreender;não perceber nada,desentender,não captar,boiar (pop.);ficar intrigado,ficar em jejum;ser jejuno em,falhar,errar,não saber o que fazer,coçar a cabeça,ver-se em palpos de aranha,não atinar com a solução,ver-se gago,não dar com o busílis,ter peneira nos olhos,ver através de vidro opaco (ignorância);não encontrar a chave do enigma,não encontrar a solução do enigma;não penetrar no mistério;ficar in albis,estar in albis;obscurecer-se a razão a alguém.
suceder,ser bem-sucedido;ter bom resultado,ter bom êxito;conseguir seu intento,conseguir seu objetivo;coroar de êxito,ter vento e maré,correr tudo muito bem;atingir o objetivo,alcançar o objetivo;campar,conseguir,lograr,fazer,haver,obter,lograr,chegar a,saber (seguido de um infinito),sair com,atingir,alcançar,fazer escola,sair-se bem;atingir o fim colimado,atingir a meta;realizar;operar milagres,levar a sua avante,meter uma lança em África,benzer-se com alguma coisa,estar radiante de alegria,conquistar,vencer,forçar,impor-se a,ganhar;cantar vitória,alcançar vitória;levar a palma,ganhar a palma;fazer vingar a sua vontade,dominar o campo,ter estrondoso triunfo,abafar a revolta,desmanchar a igrejinha,fazer progresso;prosperar;lucrar;colher os frutos,colher os louros,colher os aplausos;tirar proveito de;triunfar,forçar as linhas;ganhar a batalha,ganhar a partida = culatrar;sair triunfante,levar a melhor,lançar por terra,levar de vencida,vencer,amolgar,sair com vitória,sair vitorioso,render;culminar o golpe estratégico na vitória de,inclinar-se a vitória para,envolver o inimigo,meter debaixo dos pés,subjugar,cangar,abrir brecha na muralha,descalçar a bota,conjurar o perigo,bater,derrotar = axorar,destroçar,senhorear,derribar,derruir,desfazer,contraminar,derrocar,profligar,superar,rechaçar,desbaratar,sobrelevar,sobrepujar,assenhorear-se de,domar,submeter,jugular,avassalar,ficar com a melhor,destroçar,amartelar,remediar,jugular,debelar,sujeitar,frustrar,inutilizar,codilhar = desbancar,aniquilar,abater,romper,burlar,escalar,sopear,suplantar,conculcar,envolver,manobrar com habilidade;pôr em fuga,pôr em debandada;vencer na porfia,remir uma fortaleza;pôr fora de combate,pôr fora da arena;hastear a bandeira da vitória,lançar por terra o adversário,silenciar = fazer calar,dar um xeque-mate,furar,confundir,trunfar,obstruir;levar à parede,lançar nau ao mar,dirigir a sua barca com tento,ter a mão feliz,empregar todos os tiros no alvo;atingir o alvo,alcançar o alvo,ferir o alvo;meter vira em barreira = acertar com a bala no alvo,atirar a barra mais longe que outro,forçar trincheiras;soçobrar,meter a pique,afundar,torpedear,trabucar,fazer o inimigo morder o pó,vitimar,calcar aos pés,desbloquear,destramar;superar,contornar,vencer uma dificuldade;passar por cima de todas as dificuldades,ir além das esperanças de,exceder à expectativa,chegar a bom termo,ir avante,tomar pé em,s’en tirer d’affaires,expedir-se perfeitamente,quebrar as arestas,arrancar o sim,entrar com o pé direito,apanhar um bom almoço,apanhar a sorte grande,ficar de melhor partido,sair a sorte em preto,pilhar-se servido,bater à boa porta;responder ao fim,responder à opinião;pegar bom resultado,dar bom resultado,aproveitar,frutificar,coroar de soberbo êxito,dar-se bem,ir bem,ser meio caminho andado,ir direito ao alvo,estar em bom pé,rebentarem logo os frutos de seus esforços,pegarem as bichas,ser bem recebido (aprovação);ser aprovado plenamente,ser aprovado com distinção;ter suas cartas limpas.
Advérbio
prosperamente e adj.;em triunfo,de vento em popa,ventapopa,às mil maravilhas,habilmente,à merveille,a contento geral,acima de toda expectativa.
Provérbio
Interjeição
ainda bem!.
Frase
Veni, vidi, vici;Omne tulit punctum;A cada cavadela, minhoca;Ad augusta per augusta;Nunc dimittis servum tuum, Domine.
ser (humilde e adj.);dignar-se,condescender em,não se dedignar = não ter menosprezo por,ter muita condescendência para com todos,ter a gentileza de,abrir dócil o coração a,beijar as mãos (servilismo);açucarar-se = tornar-se meigo,gostar da obscuridade,confessar a própria fraqueza,deitar-se aos pés de alguém,resignar-se;ceder a palma,baixar a cabeça,zumbrir-se,submeter-se,humilhar-se,humildar-se,ir a Canossa,ajoelhar-se,inclinar-se,passar pelas forcas caudinas,prosternar-se,prestar homenagem,preitear;rojar-se,volver-se no pó;estirar-se,desengrimpar-se,desensoberbecer-se,despir a estamenha do orgulho,desenfunar-se,desemproar-se;pôr o rabo entre as pernas;meter-se nas encóspias;castigar o corpo,macerar o corpo;meter-se na concha,rojar-se nas cinzas da penitência e humildade,dar-se,subir a cor ao rosto,corar,pejar-se,rosar-se,envergonhar-se,caírem as faces no chão,curvar-se,curvar a fronte,considerar-se um ente nulo,ir batendo a alheta = retirar-se corrido e envergonhado,ser corrido e adj.;envergonhar-se,humilhar,abater o orgulho,vergar,desentonar,declinar a prosápia a alguém,vexar,confundir,levar à parede,esmagar a soberba;amansar a soberba,abaixar a soberba;quebrar os cornos a alguém,castigar o brio;abater os fumos,abater as fumaças,abater a proa,abater a soberba;achincalhar,rebaixar,amesquinhar,desencristar,desenfatuar,desendeusar,espezinhar,suplantar,meter num chinelo,desemproar,desensoberbecer,mortificar = lhanar,esmagar,desentesar,arrasar,arrombar o ânimo,destopetear,apear,sopear = colocar debaixo dos pés.
Advérbio
humildemente e com o rabo entre as pernas,rendidamente,de olhos baixos.
ser (grato e adj.);agradecer,regraciar,dar graças,gratular;mostrar gratidão,confessar gratidão;ser reconhecido,dar bom pago,reconhecer;confessar-se,mostrar-se reconhecido,mostrar-se grato (e adj.);agradecer a sua estrela,abençoar a sua estrela;agradecer de maneira toda especial,bendizer os fados,render graças,contrair dívida de gratidão,estar em dívida com,dever,endividar-se com alguém;dever fineza,dever obrigações a alguém;servir a mercê,servir o benefício feito;estar em obrigação para com alguém,dever atenções e finezas,responder com palavras agradecidas;hipotecar o seu profundo reconhecimento,hipotecar a sua eterna gratidão;não ter expressões para traduzir a gratidão,que lhe vai na alma,não poder deixar de testemunhar os seus agradecimentos,ter em grande mercê,tornar (agradecido e adj.);penhorar,endividar,obrigar,confundir,sensibilizar,comover,prender,falar ao coração,cativar,honrar,distinguir,desvanecer,obsequiar,apontar ao reconhecimento de todos.