s. f. || vazio, espaço em vão; Interrupção. || Falta ou intermissão no corpo de uma obra de literatura: Todas estas lacunas me pareceu indispensável preencher. ( Castilho. ) || Falta, omissão: E aos jornais dão tema eterno para encher as políticas lacunas. ( Garrett. ) || (Bot.) Cavidade que se forma de um modo constante em certas plantas. || (Anat.) Pequena cavidade que constitui o orifício comum de uma reunião de folíolos pertencentes às mucosas.
F. lat. Lacuna.
não atingir a meta,parar na sua marcha,encalhar,soçobrar,ficar no papel,desaparecer,remar contra a maré,errar o alvo,extraviar-se,tresmalhar-se,sumir-se,perder-se,fracassar,atrasar-se,inatingir,empacar,ficar dentro de sua órbita,cingir-se,conformar-se,limitar-se,restringir-se,circunscrever-se,não sair de sua esfera,inexceder-se,desistir em meio do caminho,desencontrar,emperrar.
estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.
Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.
insuficientemente e adj.;a falta de,na falta de,em falta de,por falta de;à míngua de;na ausência de,em vez de,ao invés de,às polegadas,caso haja mister,em lugar de,em substituição de,em substituição a.
ser (imperfeito e adj.);ter muitas falhas,ressentir-se,não estar muito católico,oferecer faltas e lacunas,rarear,ter uma sombra que o enturva,coxear,deixar (muito) a desejar,ter suas desvantagens,apresentar muitos senões,macular,deformar a pureza de suas linhas,sombrear,desprimorar,imperfeiçoar.
Advérbio
imperfeitamente e mal;quase,um tanto,um quê de,proximamente,pouco menos,como se,dentro de determinados limites,apenas,regularmente,sofrivelmente,assim assim;imperfeitamente e adj.;com pouco esmero,de empreitada.
Provérbio
Interjeição
Frase
Surgit amari aliquid;Todos têm o seu pé de pavão;Macaco, olha o seu rabo.