s. f. || nota escrita, papel escrito para ressalvar o que se imprimiu ou escreveu mal ou o que se errou. || Certidão por onde se prova que um indivíduo está por qualquer circunstância legal isento do serviço militar. || Declaração por escrito para segurança de alguma pessoa. || Exceção; reserva. || Cláusula. || Ressalva de entrelinha 1. declaração, feita e rubricada por quem escreve, de que a entrelinha foi posta por ele mesmo.
F. Ressalvar.
estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.
Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.
afirmativamente e adj.;de cadeira,de poleiro,ex cathedra,do alto de seus coturnos;com conhecimento da matéria,com conhecimento de causa;realmente,redondamente,positivamente,com peremptória afirmação,sem receio de contradita,sem temor de contestação,sem a menor dúvida,com desassombro,com arreganho,doutoralmente,à boca cheia,como verdade inconcussa,a todos os respeitos,fora de toda dúvida,sem rebuço,sem dobrez,seriamente,deveras,sob juramento,de pés juntos,conscienciosamente;em boa consciência,em sã consciência;sim,na verdade,perfeitamente,de toda a consciência,com a mão na consciência.
Provérbio
Interjeição
pela alma que Deus me deu!,sob minha palavra de honra!,à fé de quem sou!,por minha honra!,à fé de cavaleiro,por Deus!,lá isso é!,pudera!,pela minha garganta!.
Frase
Tomo a liberdade de dizer;Aposto a minha cabeça;Garanto-lhe que;Afianço-lhe que;Ouso dizer-lhe que;Peço permissão para afirmar que;Juro que;Rejuro que;Trejuro que;Deus me é testemunha;Digam o que disserem;Pode crer;Vai por mim.
estar (isento e adj.);ser (isento e adj.),eximir,isentar,dispensar,relevar,aliviar,deixar passar,relaxar,desliar,desligar,conceder isenção,resgatar,desencarregar,alijar da responsabilidade de,desresponsabilizar;passar a mão na cabeça de alguém (pop.);descarregar em outrem o panal,arrumar em outrem o panal;ressalvar,franquear,privilegiar,descoimar;eximir-se da responsabilidade,declinar a responsabilidade;fugir com o corpo,furtar o corpo a,livrar-se,descarregar-se,sonegar-se,furtar-se,esquivar-se,poupar-se,eximir-se,subtrair-se,lavar as mãos de,lavar sua testada,evitar comprometer-se,desobrigar-se,isentar-se da obrigação,desligar-se;tirar o seu da reta (pleb.);estar acima da lei.