v. intr. || dizer mentiras, apresentar como verdadeiro o que é falso: Quem quer que foi, mentiu a Vossa Majestade, disse uma calúnia e cometeu um crime. ( R. da Silva. ) || Errar no que diz: Se a fábula não mente. (Castilho.) || Degenerar, cessar de ser bom, legítimo ou verdadeiro: Bom sangue não mente. (R. da Silva.) || Falhar, faltar, não corresponder; não cumprir (promessa, juramento, etc.): Mentiu às minhas esperanças; mentir a fé jurada. || Falhar, não vingar, não se realizar, não se concluir. || Dar uma indicação contrária à realidade, ser causa de engano; iludir, enganar: Sabe o que eu sou por dentro? a cara às vezes mente. (Castilho.) Os lábios mentem, os olhos não. (Bocage.) || (Constr.) Não assentar bem no lugar destinado (falando de uma peça de madeira, que por erro de medida não entra ou não se ajusta). || (Pop.) Negar fogo (a espingarda).
F. lat. Mentiri.
estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.
Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.
ficar (desapontado e adj.);ficar com cara de bobo,ficar boquiaberto;ter o riso amarelo,aprender à sua custa,escarmentar-se,levar uma lição à custa própria;ficar corrido,ficar baço,ficar embatucado com um desengano,ficar com cara à banda,ficar com a cara ao lado,ficar de nariz torcido,ficar a ver navios,ficar com um palmo de cara,ficar aquém da água,ficar com cara de quem chupou limão,ficar com nariz de palmo e meio,ficar a chupar o dedo,ficar às domingas;perder as estribeiras,cair das nuvens,safar-se com o rabo entre as pernas,morder os beiços,dar com as ventas num sendeiro;ver por um canudo,ver por um óculo;pensar que se benze e quebrar o nariz,cair a alma de alguém aos pés,andar de orelhas caídas,ficar cheirando torcida;ficar pintado;ter uma decepção,sofrer uma decepção;desapontar,cortar o voo às esperanças,desesperançar,tirar a esperança de,desesperar,desenganar,desiludir,deixar com um palmo de nariz,desenlevar,frustrar,decepcionar,deixar às escuras,deixar às boas noites,causar desapontamento a,estalar a castanha na boca a alguém;destruir as esperanças de alguém,ceifar as esperanças de alguém,desmentir as esperanças de alguém,crestar as esperanças de alguém,esboroar as esperanças de alguém,derrotar as esperanças de alguém,derrotar a expectativa de alguém;desconcertar,desorientar;mentir,não corresponder às esperanças de;falhar,desfazer em triste desilusão,esmagar sob o peso da realidade.
Advérbio
desapontadamente e adj.
Provérbio
Interjeição
surriada!.
Frase
A montanha pariu um rato. Nascitur ridiculus mus. Parturient montes;Diis alitur visum. Stupor omnes difixit = o espanto deixou todos imóveis. Lá se foi tudo quanto Marta fiou. Saiu-lhe a porca mal capada.
falsamente % adj,à la Tartufe,vero procul = com falsidade,por subrepção,a título de,com a cor de,sob a capa de,atrás da capa da hipocrisia,ao envés,de envés;com velhacaria,à socancra,pela sonsa,com dissimulação;só na aparência.
sob falsas aparências,detrás da capa de,sob o rótulo de,por artes de berliques e berloques,por modo de osga,com dissimulação,à sorrelfa,pela calada.
Provérbio
Interjeição
Frase
O recado que trazem é de amigo.;Mas debaixo o veneno vem encoberto (Camões).,Isto traz água pelo bico.,Mete-lhe o dedo na boca.,Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.,Aqui há coisa encoberta.,Aqui há dente de coelho.,Quis vult decipi decipiatur = quem quer ser enganado, que o seja.
mentir,ser (mentiroso e adj.);ser mais propício à mentira do que à verdade;alterar a verdade,falsear a verdade;fabular,fabulizar,inventar,adulterar,deturpar,desfigurar,improvisar uma desculpa,fabricar,forjar,pataratear,petear,mentir pela gorja,aldravar;dizer bulas,contar bulas;desencaixar,pregar petas;levantar uma balela;impingir uma mentira,pespegar uma mentira,passar uma mentira,chimpar uma mentira;afastar-se da verdade,contar maranhões,desenfronhar mentiras,meter carochas na cabeça de alguém,romancear,contar coisas inverossímeis;spirare mendacia = vomitar mentiras;ser inverídico e adj.;carecer de confirmação,distanciar-se da verdade,não traduzir a verdade,ser bene trovato.
Advérbio
inveridicamente e adj.
Provérbio
Interjeição
Frase
Se non é vero,é bene trovato. Non cadit in virum bonum mentiri = não fica bem ao homem honrado mentir.
alegadamente,supostamente,ostensivamente e adj.;com a cor de;sob a cor,o color,o pretexto de;com o fim aparente de,sob a alegação de,a título de,sob o estafado pretexto de.
ser (desonesto e adj.);ter a consciência larga,ter a consciência elástica;não ter consciência;ser boa peça,ser boa bisca,não ter por onde se lhe pegue,estar mal visto,praticar falsidades revoltantes;ser perjuro,ser de uma falsidade revoltante,faltar à promessa,mentir à fé jurada,quebrantar um juramento,dar quebra à palavra,roer a corda,deslealdar,atraiçoar = cachar,renegar a fé e a pátria,mentir;entregar,trair,usar de traição,usar de má-fé,chocar traição;chorar por um olho azeite e por outro vinagre,soprar quente e frio,praticar ações vis,ser grande a torpeza de suas palavras e ações;abusar da boa-fé de;voltar com a palavra atrás,falsear,usar de perfídias,refalsear,manejar torpes armas;prevaricar,sujar as mãos,levar-se do interesse,vender-se,fazer almoeda da honra,ganhar pela porta traseira,aceitar peitas,aceitar bola,aceitar propina,aceitar suborno,corromper-se,pôr a consciência em leilão,faltar aos seus compromissos,iliçar,baratar a honra por dinheiro,vender a alma ao diabo;quebrar a promessa,quebrar a palavra;não ter consciência,vender a consciência;iludir,ludibriar,embromar,empulhar,engrupir,engambelar,engodar,empulhar;fazer intrigas;negociar a pena,negociar o talento;empregar os meios mais vis para conseguir os seus fins,malversar,dilapidar,receptar,fazer negócios fraudulentos,calotear,lesar,mercadejar,trampear,traficar,meter mãos criminosas nas arcas do Tesouro (ant.),desgraçar-se,manchar-se,inquinar-se;degenerar,perverter-se,avilanar-se,degradar-se,rebaixar-se,infamar-se,rastejar-se,aviltar-se,envilecer-se,dar-se ao desprezo,desavergonhar-se,desbriar-se,rebaixar-se,velhaquear,velhacar,bargantear,mariolar,pandilhar,abandalhar-se,atavernar-se,enlamear-se,enxovalhar-se,achincalhar-se,rastejar-se,sevandijar-se,desautorar-se,desautorizar-se,obliquar = obrar com malícia,traficar = veniagar = tranquibernar,maganear;corromper,subornar,peitar,insidiar,calabrear,adulterar (documento),untar as mãos a alguém,furtar uma assinatura,falhar ao que se comprometeu,perjurar,ficar abaixo do andar dos brutos,bandear-se para o inimigo,prejudicar,lesar,dar prejuízo,dar-se o pé a alguém e tomar ele a mão,sonegar = ocultar fraudulentamente,sair um grande velhaco;ser a ovelha negra;desonrar ou desvirtuar (alguém);sacanear (pleb.),ferrar com alguém (pleb.).