Sua língua na Internet

 

(ven.to)

sm.

1. Fenômeno meteorológico de deslocamento de uma massa de ar de uma região de alta pressão para outra de baixa pressão: ".... a pressão.... diminui tendendo para um mínimo capaz de perturbar o curso regular dos ventos...." (Euclides da Cunha, Contrastes e Confrontos))

2. Agitação do ar determinada por um mecanismo (abano, hélice, veículo etc.) que o põe em movimento

3. O ar: Deu ao menino os balões cheios de vento

4. Fig. Ilusão, sonho, devaneio, quimera: "Todo aquele castelo de vento laboriosamente construído nos seus dias de ilusão, todo ele se esboroava e desfazia, como vento que era...." (Machado de Assis, A Mão e a Luva))

5. Fig. Influência favorável ou prejudicial (vento da fortuna; vento da desgraça)

6. Sorte, destino: Bons ventos o trazem à nossa casa

7. Circunstância momentânea; ENSEJO; OPORTUNIDADE; OCASIÃO: "Depois garganteava a chuspa e largava as onças pras unhas do bolicheiro que aproveita o vento e...." (Simões Lopes Neto, Contos Gauchescos))

smpl.

8. Pontos (cardeais): "Por fim Andiara.... depois de espargir algumas gotas aos quatro ventos cardeais.... entregou o vaso a Itagiba...." (Bernardo Guimarães, O Ermitão de Moquém))

9. Condições climáticas, ares: "....tinha necessidade de restaurar a alma aos ventos de Barbacena." (Júlia Lopes de Almeida, A Intrusa))

[F.: Do lat. ventus,i.]


Aos quatro ventos
1 Em/para todas as direções.
2 Fig. Por toda parte, para que todos saibam, por grande quantidade de pessoas, países etc.: Alardeou sua vitória aos quatro ventos.


Cheio de vento
1 Presunçoso, pretensioso, cheio de si.


Com vento fraco
1 Sem cerimônia.


De vento em popa
1 Sob a ação de vento favorável (embarcação a vela).
2 Fig. Em pleno progresso, com tudo correndo a favor, beneficiado pelas circunstâncias: Com a moeda valorizada, as importações iam de vento em popa.


Encher de vento
1 Fig. Bajular, envaidecer.


Vento alisado
1 Met. Ver Vento alísio.


Vento aliseu
1 Met. Ver Vento alísio.


Vento alísio
1 Met. Vento que sopra de maneira constante das zonas de alta pressão de um anticiclone tropical para as zonas de baixa pressão do equador, ou seja, de nordeste para sudoeste no hemisfério norte, de sudeste para noroeste no hemisfério sul; vento alisado; vento aliseu. [Tb. apenas alísio.]


Vento de baixo
1 Amaz. Vento que vem da foz do Amazonas, a leste.
2 BA Vento que vem do sul.


Vento de feição
1 Mar. Vento favorável, em relação à rota que se tem em vista.


Vento de travessia
1 Mar. Vento que sopra perpendicularmente à costa ou ao rumo de embarcação.


Vento feito
1 Mar. Vento constante, em direção e intensidade.


Vento ponteiro
1 Mar. Ver Vento repugnante.


Vento repugnante
1 Mar. Vento contrário à rota desejada; vento ponteiro.


Ventos etésios
1 Os ventos do solstício de verão.


Ventos gerais
1 Ventos comuns numa certa região numa certa época do ano.


Vento solar
1 Astr. Fluxo de partículas (ger. prótons e elétrons) carregadas de eletricidade que o Sol expele regularmente para o espaço.


Ver de que lado sopra o vento
1 Fig. Sondar ou verificar a situação antes de decidir algo.





O vento é o movimento horizontal do ar na atmosfera, causado pela diferença de pressão entre uma região atmosférica e outra. Em regiões aquecidas, o ar mais leve sobe, criando embaixo uma zona de baixa pressão. Em regiões mais frias, o ar mais pesado se concentra embaixo, criando uma zona de alta pressão. A tendência do ar em alta pressão é buscar o equilíbrio deslocando-se para a lacuna criada na zona de baixa pressão. Esse deslocamento é o vento. De acordo com os modelos climáticos de aquecimento das várias regiões da terra, há ventos regulares (como os alísios, que sopram das regiões temperadas para o equador, e dão origem a tornados e tufões), periódicos (brisas, monções), variáveis e locais. Os ventos acima de 50km/h são considerados fortes, acima de 75km/h são os temporais, e cima de 117km/h são os furacões. O tornado é um vento fortíssimo (entre 150 e 500 km/h) que sobe em espiral e de desloca horizontalmente, não raro causando destruição. Ocorre principalmente nos E.U.A.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Velocidade

Substantivo

celeridade,ligeireza,ligeirice,presteza,rapidez,destreza,agilidade,desfilada,fugacidade,carreira vertiginosa,carreira louca,pernada,expedição (atividade),aceleração,(pressa),precipitação;movimento rápido;voo,trote rasgado;corrida,galope,galopada,disparada,meio galope,fuga,marcha forçada,marche-marche,vertigem;asas,pensamento,relâmpago,raio,luz,eletricidade,vento,bala,foguete,míssil,jato,bólide,flecha,seta,dardo,mercúrio,azougue;telégrafo,más notícias,torrente,tufão,ventania,águia,lince,guepardo,antílope,corcel,gazela,veado,galgo,lebre,corça,esquilo,expresso;Mercúrio,Ariel,Camila,papa-léguas.

Adjetivo

veloz,veloce,rápido,apressado e v.;prestes,precípite,arrebatado,apressurado,célere,ligeiro,desembarçado,manipresto,apressado,remeiro,ágil,rapto (poét.),desabalado,impetuoso,violento;alígero,alífero,alipotente,aliveloz,velívolo,levípede,presto,correntio,andador,andadeiro,vivo,esperto,expedito,expresso,ativo,voador,volante,trotador,galopador,galopante,de pé leve,voante;elétrico,telegráfico,rápido como uma (seta e subst.);fugaz,fugidio,fugitivo,vertiginoso,infernal,entontecedor,estonteante,desabrido,louco;fulminis ocior alis = mais veloz que o raio.

Verbo

ser (veloz e adj.);mover-se rapidamente,correr,disparar,voar,arremeter,abalar-se,correr com o vento em popa,chispar,zunir,navegar a todo o pano,andar a passos largos;correr como um doido,correr como um galgo;fazer uma corrida,correr até perder o fôlego;atropelar,devorar chão,caminho;estender a perna,fugir,safar-se,saltar,pular,sorver terras,correr a bom correr,ir de batida,andar à vela,estrotejar,trotar,galopar,partir como uma bala,ganhar terreno,meter pernas ao cavalo,dar às canelas;ir a catrapós,vir a catrapós;desembestar,correr a toda a brida,correr como uma xara,ir de escantilhão,adiantar-se,tomar o passo a alguém,dar grandes passadas,ferir lume,passar adiante;forçar os mastros,forçar a marcha;alargar o passo,avivar o passo;apertar o galope,levar grande velocidade,dar à perna,arrancar a trote,dobrar o passo,abrir grande vantagem,levar grande avanço a alguém;acelerar,animar a velocidade de;apressar,aligeirar,precipitar;avivar o passo,estugar o passo;esporear,fazer força de vela.

Advérbio

velozmente,rapidamente e adj.;à espora fita,a bom correr,à disparada,desembestadamente,depressa,admisso equo = a toda a brida,à rédea solta,à rédea larga,ventre à terre,de entuviada,à desfilada,a sete pés,a mata cavalo,à unha de cavalo,a galope,a pés de cavalo,more fluentis aquæ,a todo vapor,a todo pano,velis plenis,de esfuziote,largo;a passos largos,a passos agigantados;à pas de géant,como um foguete,como um raio,à lufa-lufa,como doido,de corrida,num abrir e fechar de olhos,num piscar de olhos,de carreira,de foguete,com velocidade incomparável do raio,toste = depressa,a passo corrido,velis et remis,a toque de caixa,em corrida desenfreada,a marchas forçadas,de arrancada,de batida,de cavalo,de automóvel,de avião;como um turbilhão,como um raio;com a presteza vertiginosa dos expressos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ar

Substantivo

ar atmosférico,atmosfera,ar livre,estratosfera,espaço,céu,latíbulo,vento,brisa,sopro,clima,azul,nuvem,oxigênio;tempo;oscilações do barômetro;(ciência do ar): aerologia,aeroscopia,aerografia,aerometria,meteorologia,climatologia,eudiômetro,barômetro,aerômetro,barógrafo,meteorógrafo,aeroscópio,anemômetro,anemógrafo,aneroide,simpiezômetro,meteoroscopia,barosânemo,baroscópio,manoscópio,zingamocho,cata-vento,bandeira,anemoscópio,grimpa;ventilação,aerostação,aerofagia,aerofobia.

Adjetivo

aeriforme,aerífero,aéreo,flatulento,efervescente,ventoso,atmosférico,meteorológico,isobárico,isobarométrico;ventoso.

Verbo

arejar,pôr ao ar,expor ao tempo,soprar,ventar,ventilar,abanar (ar em movimento).

Advérbio

aeriferamente e adj.;ao ar livre,al fresco,pela fresca,sub Jove,sub divo,ao relento,ao sereno,a céu aberto,entre o céu e a terra,no espaço,ao relento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Compulsoriedade

Substantivo

involuntariedade,instinto,automatismo,movimento maquinal,precipitação,arrebatamento,ímpeto,pulsão;impulso natural,impulso cego,impulso onipotente;disposição superior,inexorabilidade,irresistibilidade,inevitabilidade,obrigatoriedade,obrigação,compulsão;necessidade premente,necessidade imperiosa,necessidade inexorável,necessidade cruel,necessidade férrea,necessidade dura,necessidade adversa;o que tem de ser;destino,força irresistível,fatalidade,fatalismo,sestro,fado,sorte,dita,fadário,bambúrrio da sorte,caprichos da fortuna,sina,vento,nacibo,eleição,predestinação,predeterminação,determinismo,fim,fortuna;maktub (“estava escrito”,dos maometanos),a predestinação de S. Paulo;estrela,planeta,influência astral,céu,os decretos do Alto,fluxo e refluxo da sorte,a roda fatal,o livro do destino;os decretos de Deus,decretos da Providência;o dedo de Deus,o dedo da Providência;a ordem imutável dos acontecimentos;Parcas,as três irmãs,vontade de Deus,vontade do Céu,movimento mecânico,último recurso,última saída,exigências;força maior,motivos supervenientes,fatalista,necessitário,ludíbrio,joguete,títere,mão morta,bamburrista,determinista.

Adjetivo

necessário,úrgico,urgente (imperativo);indispensável,inescusável,indisponível;compulsório,obrigatório;irremovível,sem remédio,infalível,inevitável,irresistível,forçoso,inapelável,invencível,forçado,imperioso,impreterível,intransferível,irrevogável,inelutável,inexorável,fatal,inexorado,implacável,incurável,improrrogável,inadiável,intransferível,matemático,indeclinável,incontrastável,irreformável,irremediável,irremissível;líquido e certo,favas contadas,pule de dez. involuntário,desintencionado,instintivo,natural,automático,inconsciente,maquinal,inconsulto,impensado,mecânico,cego,onipotente,superior,providencial,inintencional;impulsivo;de pés e mãos atados,constrangido pela necessidade,atado ao seu destino,predestinado e v.;marcado,ordenado,prescrito pelo destino;destinado,aparelhado.

Verbo

jazer sob uma necessidade;estar fadado,estar destinado,estar condenado;não poder deixar de;não ter direito à escolha,não ter direito à alternativa;estar à mercê de,rodar à mercê da corrente,só ter uma saída,não ter alternativa,ser um jogo da fortuna,ficar contra a parede,ficar encurralado,não ter querer,ser fado de alguém,ter de cumprir o seu fadário,não depender de vontade humana,não depender do alvedrio de ninguém,ser por Deus que;passar,querer Deus que,querer o céu que,querer a sortem que,querer o destino que;ficar-se com Deus,demitir de si a vontade;entregar-se,abandonar-se,submeter-se,curvar-se,resignar-se,obedecer à lei do destino;entregar-se nas mãos de Deus,não haver apelo nem agravo;deixar rolar,deixar correr o marfim;destinar,fadar,sentenciar,condenar,predeterminar,predestinar,reservar,preparar,obrigar,arrastar,compulsar,compelir;tornar-se necessário,implicar,preordenar.

Advérbio

necessariamente e adj.;por necessidade,ex necessitate rei,à força;à fina força,de bom ou mau grado,queira ou não = nolens volens,a todo transe,dê onde der,fatalmente,de qualquer maneira,sem redenção,a todo pulso,custe o que custar,de qualquer modo,a todo custo,a todo preço,por qualquer preço,velim,nolim = por bem ou por mal,haja o que houver,quer queira quer não,de boa ou má vontade,incondicionalmente;sem reserva,sem restrição;na falta de outro melhor,em todo o caso,apesar de tudo,per fas et nefas,a martelo,corram as coisas como correrem,seja qual for o resultado,como não há outro remédio,se necessário for que,por mal,por providência divina.

Provérbio

O homem põe e Deus dispõe;Nil medium est.

Interjeição

que remédio!.

Frase

Não há remédio;Alea jacta est;>A sorte está lançada;Che sará, sará;O que for, será;Isto é dos livros;Está escrito;Os seus dias estão contados;Fata obstant;Diis aliter visum;Força é que;Permitiu Deus que;Se Deus quiser;Se Deus for servido;Sua sentença está lavrada;Ita diis placuit.

Conjunção

Vento

Substantivo

corrente de ar,ar,sopro,assopro,bafo,insuflação,baforada,monção,vento leve,zéfiro,frescor,galerno,bafagem,brisa,favônio,aragem,hálito,oressa,viração,aura,assopradela,flabelação,abano,bafagem,bafejo;pé de vento,lufada,borbotão de vento,tufão,tornado,rabanada,ventania,rajada,gregalada,lufa,ciclone,torvelinho de vento,furacão,vórtice,ecnefia,rabanada de vento,refrega de vento,bulcão,polvorinho (pop.),turbilhão,golpe de vento,refega,sobrevento,trabuzana (pop.),tempestade,grande temporal,pampeiro,vendaval,procela,tormenta,tornado,estrupada,euro,rolo,remoinho,redemoinho,eurônoto,borrasca,borriscada,borrisco,cansim,simum,samiel,siroco (ventos quentes),bise,nordestia,lestada;ventos gerais,colaterais;minuano,(ventos frios),rexio,terrenhos,áfrico,aquilão,aguião (ant.);ventos de repiquete,ventos de rachar;subsulano,tarasco,barbeiro,ventosidade,flatulência;anemografia,aerodinâmica,barosânemo,anemologia,anemógrafo,anemômetro,anemopausa,cata-vento,anemoscopia,anemoscópio,grimpa,insuflação,inflação,abanação,abanadela,ventilação,espirro,esternutação,soluço,resfôlego,respiração,recolho,ofego,bufido,bufo,alento,fôlego,dispneia = ortopneia;Éolo,Bóreas,caverna de Éolo,bomba de ventilação,máquina pneumática,leves (de aves),pulmões,bofes (pop.),boches,fole,ventana,leque,flabela,ventarola,abano,chaminé,ventilador,vênula,assoprador.

Adjetivo

ventoso,tarasquento,flatulento,ofegoso,ofegante,borrascoso,tempestuoso,proceloso,furioso (violento),fervente,austrífero,agreste,marulheiro,mareiro,galerno,brando,sereno,bonançoso (moderado),alisados,alísio,aquilonal,aquilonar,aquilônio,gregal,etésios,travessão;ventilado,arejado;lavado de ares,lavado dos ares;esternutatório,ventígeno,ventilativo,nubífero,nubífugo,vorticoso,imbrífero,imbrífugo,remoinhoso,nubícogo,eóleo.

Verbo

ventar,soprar,assoprar,ressoprar,varrer,bafejar,aflar,arejar,ventilar,ventanear,ventanejar,refrescar,perpassar,agitar,fustigar,varejar,açoutar,lufar,encrespar,brincar,ondear,empolar,soluçar,gemer,sibilar,rugir,suspirar,uivar,assobiar,ulular,vassourar,desgrenhar,passar em febre;suestar,descair para o S. O,sudoestar,respirar,alentar,tresfolegar,resfolegar,ofegar,arfar,arquejar,bafejar,abanar,flabelar,insuflar,espirar,espirrar,tossir,pigarrear,baforar,bufar,inflar,ventilar (sons de vento).

Advérbio

ventosamente e adj.;às lufadas,de vento em popa.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção