Sua língua na Internet

 

nado1 (na.do)

sm.

1. Ação ou resultado de nadar.

2. Espaço que se pode porcorrer nadando.

[F.: Dev. de nadar. Hom./Par.: nado (sm.), nado (fl. de nadar), nado (a.).]


Nado borboleta
1 Estilo de nado no qual o nadador está de bruços na água e as braçadas são dadas com os dois braços ao mesmo tempo, de cima para baixo, jogando-se cabeça e peito para fora da água, e combinando com impulso das pernas, que se encolhem e esticam vigorosamente; golfinho (3). [Sin.: (Lus.) nado mariposa.]


Nado de bruços
1 Nat. Lus. Ver Nado de peito


Nado de cachorrinho
1 Forma de nadar sem qualquer estilo, com movimentos instintivos de braços e pernas, a semelhança do nado de um cão.


Nado de costas
1 Nat. Estilo de nado no qual o nadador está de costas na água com o corpo esticado, e as braçadas são dadas alternadamente com os braços esticados em rotação, no sentido dos ponteiros do relógio em relação à direção do nado, em combinação com a batida das pernas.


Nado de peito
1 Nat. Estilo de nado no qual o nadador está de bruços na água, e as braçadas são dadas esticando os dois braços juntos à frente e abrindo-os para os lados, empurrando a água para trás, enquanto a cabeça mergulha e sai da água para a respiração e as pernas se encolhem e se esticam coordenadamente com os movimentos dos braços. [É o mais lento dos nados.]


Nado livre
1 Nat. Estilo de nado no qual o nadador está de bruços na água e as braçadas são dadas alternada e rapidamente, a cabeça a maior parte do tempo mergulhada na água, aflorando de 3 em 3 ou de 4 em 4 braçadas para uma rápida aspiração de ar (que é expirado dentro da água), enquanto as pernas se movimentam em vigorosas batidas. [É o mais rápido dos nados. Sin. (ing.): crawl.]


Nado mariposa
1 Lus. Ver Nado borboleta.


Nado sincronizado
1 Esp. Esporte aquático que consiste em um conjunto de exercícios e figuras coreografados e coordenados, ger. ao som de música, executados dentro da água de uma piscina por um ou mais nadadores.

nado2 (na.do)

a.

1. Nascido, nato.

[F.: Do lat. natu.]


Sol nado
1 O nascer do sol, a hora do nascer do sol: Encontrar-nos-emos amanhã antes do sol nado.


Ser já sol nado
1 Ter já nascido o sol; ter já despontado o sol no oriente.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Navegação

Substantivo

náutica,nautografia,arte náutica,arte de navegação,histiodromia;navegabilidade,cabotagem,navio,remo,ginga,hélice,vela,propulsor;navegação aérea,aviação,aeronáutica,aerostação,aerostática,aeronave,aviônica mastro grande,real;mastro da mezena,mastro do traquete,mastro do gurupés,mastro da gata;marinharia,natação,nado,nadadura,remada,remadura;aviação,asa,remígio,evolução,revoada voo,surto,voejo,voadura,adejo,volitação,avoamento,viagem espacial,voo espacial,missão espacial;lançamento,reentrada;viagem marítima,cruzeiro,derrota,travessia,rota,curso,corso,turnê,circunavegação,périplo,marcha,declinação da derrota;marinheiro,marujo,timoneiro.

Adjetivo

navegante,navegador,náutico,marítimo,oceânico,naval,fluvial,fluviátil,aquático,flumíneo,flutuoso,natátil,flutuante,velívago,velívolo,undívago,naviforme,navígero,rêmige,volante,volitante,noctâmbulo,noctívolo;altivolante,aeróbio,altívolo,aerícola,rabavento,nubívago,altívago,alado,alígero,aeronáutico,volatório.

Verbo

navegar;arrotear os mares,arar os mares,correr os mares,sulcar os mares,cruzar os mares,percorrer os mares;fazer-se ao(s) mar(es) (partir),zarpar,aportar,atracar;partir as ondas,sulcar as ondas,fender as ondas,cortar as ondas;singrar o oceano,tomar o alto = fazer-se ao mar,aguçar-se o navio de ló,bordejar,fazer o cruzeiro de,navegar a todo o pano (velocidade),correr com o vento em popa,barquear,barquejar,esteirar,bolinar,ir à bolina,barlaventear,barlaventejar,sotaventear,gingar,marear à bolina,navegar rota abatida,surdir,corsear,vagar à mercê das ondas,navegar terra a terra,fazer-se na volta do mar,distanciar-se da terra,costear,circunavegar,viajar a vapor,cabotar,ir num bote,remar;ir rio acima,rio abaixo;nadar,bracejar,flutuar,lutar contra as ondas,tranar,transnadar,atravessar a nado;roçar,rasar,tangenciar,tocar de leve a água;aflorar,emergir,vadear,passar a vau,esguazar;voar;cortar os ares,cruzar os ares,sulcar os ares,partir os ares,fender os ares,rasgar os ares,rasgar o espaço;ir num balão,revoar;tomar voo,avoejar,voejar,esvoaçar,volitar,girar nos ares,adejar,remar,pairar,librar,aeroplanar;decolar,levantar voo,pousar,aterrissar,amarar,amerissar.

Advérbio

de foz em fora,por mar,de navio,à vela,ao varrer dos remos,barra em fora,mar em fora,velis et remis;por via aérea,de avião.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Intrinsecabilidade

Substantivo

inerência,hereditariedade,tara,atavismo,essencialidade,intimidade,subjetividade,fundo,essência,veio,quinta-essência,âmago,imo,encarnação,imanência,persistência,quididade,especialidade;seiva,elementos vitais,suco,medula,tutano,vísceras,entranhas,alma,coração,sangue,cerne,durame,força,energia,virtude,substância,espinha dorsal,miolo;composição,contexto,contextura,princípio,natureza,constituição,caráter,tipo,qualidade,apanágio,disposição,predisposição,bossa,atributo,gênio,requinte,índole,predicado,feição,temperamento,qualidade inata,crase,hábito,diátese,espírito,humor,dom,capacidade,poder;fisionomia,semblante;aspecto,particularismo,particularidade;idiossincrasia,tendência,instinto,inclinação,pendor,queda;sintoma.

Adjetivo

intrínseco,subjetivo,íntimo,radical,básico,fundamental,essencial,visceral,precípuo,quididativo,normal,conato,congênito,ínsito,de nascença,nado,nato,inato,nativo,nadível,inerente,inadquirível,nascidiço,encarnado,hereditário,herdado,imanente,implantado,privativo,especial;permanente,constante,imutável,interno;constitutivo,orgânico,natural,característico,indicativo;“que a natureza fez assim de nascimento”,atávico,especificativo,invariável,incurável,inauferível,invaporável,irradicável,inextirpável,inabdicável,inalienável,inalterável;arraigado,inartificial,inadmissível,imperdível,anímico,idiossincrásico,qualitativo.

Verbo

estar no sangue,estar na massa do sangue;ser inerente;ser inerente & adj.,inerir,vir a alguém de casta,não poder separar-se de,ser herdado;dormir e acordar com,pertencer a alguém “como o riso à inocência;como o aroma à flor”,ser qualidade essencial,ser adjetivo explicativo;constituir uma segunda natureza.

Advérbio

intrinsecamente,intrinsecamente & adj.;na substância,no fundo,na essência;praticamente,virtualmente,visceralmente.

Provérbio

Quod natura datur nemo negare potest. Quem torto nasce,tarde ou nunca se endireita,O pelo muda a raposa,mas o natural não o despoja;O que o berço dá,só o túmulo o leva.

Interjeição

Frase

Conjunção

Vida

Substantivo

existência,vitalismo,vitalidade,vitalização;sopro,aura,fio vital;animação,conjunto das funções orgânicas,respiração,respiráculo,fôlego,bafo,hálito,resfôlego,recolho,vivificação,revivificação,vida futura (destino),Prometeu,Arqueu,existência,luz,fio,teia,estame,estambre da vida;a peregrinação deste mundo;livro da vida,livro dos viventes,nascedouro,nascença,ser,nascimento;(ciência da vida): zoobia,biologia.

Adjetivo

vivo,vivente,palpitante,quente,respirante,animado,ativo,nado,natal,vital,vivífico,vivificante,vivificativo,prometeano.

Verbo

estar (vivo e adj.);espirar,não ter ainda os seus dias cheios,ter lume no olho,viver,respirar,subsistir (existir),vegetar,palpitar,pulsar o coração,ter vida,estar com vida,nascer,vir ao mundo,sair à luz;abrir os olhos ao dia,abrir os olhos à luz;começar a ter vida exterior,sair do ventre materno,dar à luz (produzir),procriar;dar a vida a alguém,dar a existência a alguém;animar,aviventar,vivificar,vitalizar.

Advérbio

em vida,vivamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Candura

Substantivo

simplicidade,simpleza,chaneza,naturalidade,espontaneidade,inexperiência,inocência,bonomia,bisonhice,desafetação,pureza,naïveté,ingenuidade,lhaneza,lhanura,candura,candidez,sinceridade;falta de malícia,singeleza,liberdade,compostura,credulidade,modéstia;honestidade,boa fé,lisura,retidão,franqueza,confiança,lealdade,desassombro,expansão de sentimentos,direção de intenções,inocência paradisíaca,linguagem franca e rude,épanchement;desabafo,diamante bruto,le palais de verité;enfant terrible.

Adjetivo

cândido,puro,sem arte,natural,nato,nado,nativo,nascidiço,espontâneo,fácil,pronto,sem malícia,despretensioso,desafetado,límpido;não estudado,não contrafeito,não adquirido,não factício,desartificioso,inartificioso,nadivo,nadível,inartificial,incompto,singelo,modesto,ingênuo,naïf,redondo,sincero,leal,confiável,franco,lhano,chão,cândido,aberto,escancarado,patente;honesto;inocente,chaníssimo,reto,arcadiano,bucólico,indissimulado,que não sabe enganar,sem rebuços;nem ideias reservadas,simples,singelo,inexperiente,bonachão;bonacheirão.

Verbo

ser (sincero e adj.);ter caráter aberto,não usar de rodeios,falar com franqueza,falar sem rebuço,ser um coração aberto,trazer o coração no rosto,ter o coração na boca,andar de face (ant.),falar rasgado,falar rudemente a verdade,falar do coração,não conhecer o mundo,não ter prática do mundo;fazer uma coisa na melhor das intenções,ser um cordeiro,mostrar as cartas,denotar candura,confiar;dizer pão, pão, queijo, queijo;aborrecer a hipocrisia,detestar a velhacaria e subst..

Advérbio

puramente e adj.;em português claro,com simplicidade,sem refolhos,sem armadilhas,sem malícia,sem artifício,sem veneno,planamente,lisamente,despretensiosamente,chãmente,boamente,rasgadamente,desassombradamente.

Provérbio

Interjeição

bofé!.

Frase

Conjunção