adj. || acessível; aberto; franco: E não vem como um cão, que a porta achou patente, de sala em sala entrando! ( Castilho. ) || Manifesto, evidente: Soldados, vossas obrigações vão ser patentes. ( Montalverne. ) || V. pano-patente. || -, s. f. documento de concessão de um título, posto ou privilégio: Patente de alferes; patente de invenção. Demitiria os oficiais generais, apelaria para os soldados, para as patentes pequenas, para os que quisessem seguir-me. ( Silva Gaio , Mário , c. 33, p. 348, ed. 1924.) Cf. carta patente. V. carta. || (Carp.) Mola inglesa, que se emprega nos guardaventos. || (Fig.) O posto, título ou privilégio. || Diploma de membro de irmandade ou confraria: Patente de irmão do Santíssimo. || Contribuição que os mais antigos numa corporação fazem pagar aos que para ela entram de novo: Pagar a patente. || (Bras., Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina) Latrina, e especialmente vaso sanitário de louça (porque os primeiros, importados da Inglaterra, traziam impressa a palavra patent, indicativa do privilégio de fabricação). || (Bras.) (pop.) De patente, superior, de boa qualidade.
F. lat. Patens.
autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.
Advérbio
autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.
autorizadamente e adj.;com licença,com a devida vênia,devidamente autorizado,por graça especial,speciali gratia,sob os auspícios de,ad libitum (livremente);à vontade;sob o patrocínio de,por todos os meios;sim (assentimento);pace,como requer,deferido.
devidamente e adj.;em forma,em devida forma,ex-officio,de jure,de juro e herdade = por direito de herança,jure divino = por direito divino,Dei gratia,por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,por delegação popular,jure et facto,em direito,em bom direito;segundo as regras do direito,segundo as regras da justiça,segundo as regras da equidade.
Provérbio
Interjeição
Frase
O estudo do direito seria inútil, se a justiça não pudesse ser reduzida a ato. (Pereira e Sousa.).
aparecer;ser,tornar-se visível;parecer,sembrar (ant.),semelhar-se,ter ares de;apresentar aspecto,ter aspecto,trazer aspecto,exibir aspecto,tomar aspecto,apresentar aparência,ter aparência,trazer aparência,exibir aparência,tomar aparência,assumir a aparência ou o aspecto de;fazer uma figura,aparentar,configurar (-se),apresentar-se aos olhos,mostrar-se,nascer,assomar,surgir,emergir,deseclipsar,reaparecer,entremostrar.
Advérbio
aparentemente e adj.;como que,como se,com todas as aparências,prima facie,na aparência,à primeira vista,ao primeiro lance ou golpe de vista,ao primeiro aspecto,sob este prisma,por esse lado,neste particular,aos olhos de,à vista do observador,de modo que (fam.),parece que.
conhecer,ressaber,saber,ter noção de;saber de ciência própria,saber por dentro e por fora,escrutar,vir às mãos,ser sabedor de,trazer nas palmas da mão,ter consciência de,estar senhor de,estar a par de,ter saber à légua,possuir saber à légua;saber ao claro,saber de cor e salteado,saber de ciência certa;saber pela raiz,ler de cadeira;petiscar alguma coisa de,saber de auditu,saber de oitiva;capacitar-se,conceber,aprender,perceber,estudar,informar-se,fisgar,compreender,entender,pôr o dedo em cima,apreciar,sondar,devassar,penetrar,reconhecer,enfronhar-se em,discernir,apreender,depreender,senhorear,assenhorear,experimentar,inteirar-se de;chegar ao conhecimento de,vir ao conhecimento de;familiarizar-se com,dominar,penetrar o íntimo segredo de;estar ciente,estar farto de saber,estar ao fato de,andar ao corrente,descobrir;conhecer plenamente,>conhecer de perto,>conhecer como ninguém,conhecer >como aos próprios dedos,>conhecer muito de perto,>conhecer intimamente;ter perfeito conhecimento de,acompadrar-se,connaître le dessous des cartes,nadar de braçada,ter visão clara,chegar ao seu conhecimento;falar de cátedra,pontificar,ilustrar-se,enriquecer seus conhecimentos intelectuais,ser (erudito e adj.);ser um repertório de,ser um abismo de erudição,ser uma mina de saber,ser uma biblioteca viva;recomendar-se pela sua capacidade,ter capelo em,ser versado em,saber uma coisa ad unguem,ter suas provas feitas,ter um nome feito;revelar vasto cabedal de conhecimentos,revelar grande profundidade de conhecimentos;possuir uma vastidão de conhecimentos,ser muito inteligente em,ser um dos melhores conhecedores de,ser mestre;eruditar = mostrar erudição;ser o forte de,não ter segredos para,abalizar-se,ilustrar-se;filosofar.
manifestar,tornar (manifesto e adj.);produzir,apresentar,aduzir,trazer;pôr em cena,pôr em evidência;aclarar,evidenciar,expor,revelar,abrir;expor à vista,expor à contemplação;abrir os olhos a alguém,pôr ante os olhos de;proclamar;pôr em foco,pôr em acentuado relevo;focalizar,trazer à luz,mostrar à evidência,transverberar,transparentar,deixar transparente,testemunhar,não fazer mistério,trair,deixar transparecer,deixar a descoberto,dar em espetáculo,provar,demonstrar em circunstâncias muito concludentes,atestar,patentear,ressaltar,ostentar,exibir,meter à cara de alguém,tirar do bucho,desembuchar,falar bem alto,botar à luz,correr a cortina a alguma coisa oculta,manifestar-se,dar sinal,falar,fazer ver,mostrar,dar provada demonstração de,falar rasgado,desnudar,desenrolar,desfraldar uma bandeira,descerrar;ser manifesto,brotar à luz,mostrar-se,antolhar-se,prefigurar-se,afigurar-se;revelar-se de modo brilhante,revelar-se com ostentação;dar nos olhos,resplandecer,irromper,assomar,manifestar-se com esplendor (ser visível);desenhar-se,parecer,transparecer;levantar a cabeça;dar sinal de,dar indicação de,dar indícios de;aflorar,ressumbrar,contar a sua própria história;indicar (chamar a atenção);revelar;desencadear-se;ressaltar a todos os espíritos,dar provada demonstração de.
Advérbio
manifestamente e adj.;abertamente,à luz do dia,escancaradamente,de praça,à barba de,face a face;cara a cara,à vista,à mostra,cartas na mesa,jogo franco,à luz do dia,em pleno dia,às claras,meridianamente,à vista de todos,diante de Deus e de todo o mundo,a peito descoberto,de coração aberto,à boca cheia,com desassombro,redondamente,pelo claro;sem disfarce,sem eufemismo,sem rodeios,na lata,sem circunlóquios,sem rebuço,sem refolhos,sem reserva,à fiveleta,em toda a luz,clara voce = em voz alta,sem mais cá nem mais lá,em circunstâncias mui concludentes,rasgadamente,desassombradamente,às escâncaras,coram populo,paladinamente,a olhos vistos,em português claro,em bom romance,à letra,ao pé da letra,de portas abertas e janelas escancaradas.
Provérbio
Interjeição
Frase
Isto entra pelos olhos;Está na cara.,É o óbvio ululante.;Só não vê quem é cego.;Não é preciso o Espírito Santo para mostrar.,A significação está à tona.,Cela va sans dire,Ça va sans dire.,Sem comentários.,Res ipsa loquitur,Apparet id etiam ceco = um cego veria isso.
publicar,tornar (público e adj.);ir aos jornais,estampar,fazer conhecido (informação);falar de,fazer praça de;dar à estampa,mandar à estampa;espalhar,devassar,divulgar,pôr na rampa,propalar,disseminar,semear,difundir,propagar,inocular,revelar,noticiar,comunicar,lançar aos quatro ventos,trazer a público,mandar imprimir,fazer gemer os prelos,pregoar,apregoar,proclamar,vulgarizar,publicar urbi et orbi,expor,expender,enunciar,emitir,editar,editorar,dar à luz,expedir;transmitir aos leitores,fazer almoeda,badalar sob fortes rubricas,arengar,servir de arauto,lançar bando,tocar trombeta,rufar tambores,anunciar,apregoar,gritar à boca aberta,badalar (fam.),trombetear,zunzunar,levar um livro ao prelo,derramar,trazer a público,fazer pregão de alguma coisa;fazer propaganda,fazer reclame;afixar cartaz;pôr em público,pôr em letras de forma;pôr notícias em circulação,soltar grito de alarma;fazer vogar,circular;pôr em evidência,trabalhar a imagem estar (publicado e adj.);sair,estampar-se,publicar,ser público e notório,sair à luz,vir a saber-se;andar de boca em boca,correr de boca em boca,voar de boca em boca;circular,vogar,vir à luz da publicidade,sair a público;andar na berra,andar nas bocas do mundo;ser de todo o ponto sabido;andar de mão em mão,andar nas mãos de todos;ser fama,ser voz corrente,ser notório,ser do domínio público;propagar-se como incêndio.
Advérbio
publicamente e adj.;às sabidas,às claras,de portas abertas,à face do mundo,muito a descoberto,muito à vista,de rosto descoberto,à fiveleta;em público,em público e raso,sem rebuço,sem reserva,rotamente.
ser (sincero e adj.);ter caráter aberto,não usar de rodeios,falar com franqueza,falar sem rebuço,ser um coração aberto,trazer o coração no rosto,ter o coração na boca,andar de face (ant.),falar rasgado,falar rudemente a verdade,falar do coração,não conhecer o mundo,não ter prática do mundo;fazer uma coisa na melhor das intenções,ser um cordeiro,mostrar as cartas,denotar candura,confiar;dizer pão, pão, queijo, queijo;aborrecer a hipocrisia,detestar a velhacaria e subst..