v. intr. || bater, mover, agitar as asas para se manter (a ave) em equilíbrio no ar; dar pequenos e repetidos voos sem direção certa; esvoaçar: A borboleta adeja em volta da luz. || (Fig.) : As almas das folhas adejam sobre as brisas nas moradas da noite angelical. ( Catulo da Paixão Cearense , Meu Brasil , p. 104, ed. 1925.) || -, v. tr. (fig.) imprimir movimento, sacudir, agitar: A nau adeja os braços ao ar. ( Dic. Acad. Lisb. 1ª ed. )
F. lat. Ala (asa)+ejar.
pender,estar suspenso,esvoaçar,adejar,pairar sobre,erguer-se como ameaça,ameaçar,estar iminente,estar prestes a,avizinhar-se,aproximar-se,abeirar-se,bater à porta,aldravar à porta,vir chegando,estar para sobrevir,impender;estar a pique de,estar por um fio,estar à beira de,estar em erre de,estar próximo,instar,sobrestar,trazer em seu bojo;ordenar antecipadamente,preordenar,predestinar,predeterminar,sentenciar,decidir da sorte.
Advérbio
proximamente,iminentemente,imediatamente,esperadamente.;sobre a cabeça,em preparo,em perspectiva;em embrião,no bojo do tempo,a tempo,eventualmente;aconteça o que acontecer (certamente);por um triz,por um nada,por um pouco,por um quase nada,por um lambisco,vai não vai,a pique de,quase a,por uma linha..
estar em (perigo e subst.);estar à dependura,não comportar vacilações,pôr-se em ocasião de;estar entre a cruz e a água benta,estar entre a cruz e a caldeirinha,inter sacrum et saxum stare = estar entre a bigorna e o martelo,ver-se em terrível colisão,ver a morte de perto,pedir socorro,apitar,correr o risco de,apoiar-se em frágil caniço,sentir o terreno fugir-lhe aos pés;auribus lupum tenere = segurar o lobo pelas orelhas,andar nos cornos do touro;lançar-se,aventurar-se;achar-se em boa,estar em água até o pescoço,arder entre dois fogos,resvalar para um perigo,guardar-se da mosca e ser comido da aranha,arriscar-se,pôr-se em risco,expor-se,atrever-se,continuar desamparado,correr graves riscos,estar à beira de um precipício;pisar sobre um vulcão,dormir sobre um vulcão;estar o perigo à espreita,pôr a vida a preço,abalançar-se ao maior perigo,andar mouro na costa;brincar com pólvora,brincar com fogo;estar por um fio,estar com a corda no pescoço,ir para o matadouro;expor-se a perigo,a risco;estar em perigo,estar em risco;perigar,periclitar,bulir com casa de marimbondos,sentar-se num barril de pólvora,ser a segurança palavra vã,trazer perigo no seu bojo,pôr em perigo,fiar-se alguém aos perigos de,arriscar,soçobrar,pôr em risco,adejar,emboscar,ameaçar,pairar como ameaça,pôr em contingência,perturbar a tranquilidade,comprometer,acordar o cão que dorme,desagasalhar,desarmar,desguarnecer,desabrigar,desarrimar,desproteger,meter alguém em boa,pôr a perigo,acorrer;provar fortuna,expor-se a,arriscar-se,atirar-se,abalançar-se,estar preso por um fio,erigir-se em ameaça,constituir uma ameaça,ameaçar;angustiar,afligir,armar cilada a (enganar).
Advérbio
perigosamente e adj.;com a corda no pescoço,entre a parede e a espada,entre o malho e a bigorna,entre Cila e Caribdes = inter sacrum et saxum,com o credo na boca,à borda do abismo,entre a cruz e a água benta,entre a cruz e a caldeirinha,em último recurso,em recurso extremo,a pique,em campo aberto,em campo raso.
Provérbio
Interjeição
Deus me livre!,Deus te livre!,Deus nos livre!,Socorro! Valha-me Deus!.
Frase
Incidit in Scyllam qui vult vitare Charybdim;Mami tua res agitur paries dum proximus ardet;Pôr as barbas de molho;É assim que o diabo gosta.
væ victis! = ai dos vencidos! (teria sido dito pelo rei Breno dos gauleses ao vencer os romanos em Ália),anda!,anda lá!,livra-te de!.
Frase
Olha que te conto uma história!,Vê que estás à mão de semear!,Ele me pagará!,Você me paga!,Você não perde por esperar,Ele não perde por esperar!,Vai ter troco!.