s. f. || modo de ser ou de obrar que indica bondade de coração e simplicidade de maneiras, mesmo nas coisas mais pequenas. || Simplicidade excessiva; extrema credulidade.
F. fr. Bonhommie.
ser crédulo e jurare in verba magistri,curvar-se submisso ao magister dixit,seguir cegamente;acreditar em histórias da carochinha,acreditar em contos de velhas;engolir carapetões,esperar por sapatos de defunto,tomar como certo tudo que ouve,aceitar tudo como um evangelho,crer pelos ares,dar o ser a bagatelas e nonadas,crer numa coisa como se fosse um evangelho,ver as coisas com os olhos da fé;crer piamente,sem exame nem reflexão;jurar na fé dos padrinhos,assinar de cruz,não precisar de provas para crer,passar uma coisa sem selo,crer em bruxas,emprenhar-se pelos ouvidos,engolir patranhas,deixar-se levar,ir na onda,ser passado para trás,entrar no conto do vigário,abrir ouvidos fáceis a,curar-se por informação,ser ludibriado;fazer juízo temerário,fazer juízo precipitado;atirar-se a conclusões,pensar que a lua é um bonito queijo;tomar a sombra pela substância,tomar a nuvem por Juno,possuir-se,compenetrar-se,persuadir-se,capacitar-se.
ser (sincero e adj.);ter caráter aberto,não usar de rodeios,falar com franqueza,falar sem rebuço,ser um coração aberto,trazer o coração no rosto,ter o coração na boca,andar de face (ant.),falar rasgado,falar rudemente a verdade,falar do coração,não conhecer o mundo,não ter prática do mundo;fazer uma coisa na melhor das intenções,ser um cordeiro,mostrar as cartas,denotar candura,confiar;dizer pão, pão, queijo, queijo;aborrecer a hipocrisia,detestar a velhacaria e subst..
ser (modesto e adj.);meter-se na cama,encolher-se,retrair-se,encouchar-se,não saber onde meter as mãos,fazer com a mão direita de sorte que a esquerda o não veja,despojar-se da vaidade;gostar de ficar na sombra;amar a obscuridade;negar-se de sábio;aconchar-se,retrair-se,atarantar-se,atrapalhar-se,sentir o rosto em brasa,baixar os olhos,arder o pejo nas faces pudibundas,envergonhar-se,corar;erubescer-se,perturbar-se,rosar-se,ficar cor de pimentão,atomatar-se,cair com as faces no chão;desprezar a popularidade,obrar e não falar.
Advérbio
modestamente e adj.;sem cerimônia,sem toque de trombeta,à capucha,sem mais aquela,particularmente,sem estudadas negaças,à ligeira,sem aparato,sem vaidades de língua.
ser (benevolente e adj.);ter bons bofes,ter bom coração,ter coração de pomba,ter sentimentos humanos;ser de bofes lavados,ver com bons olhos,olhar com bons olhos,olhar com simpatia;ver as coisas com os olhos da amizade,ver as coisas com os olhos do coração;ser compreensivo,ser tolerante;tomar interesse por,simpatizar com,fraternizar-se com;levar a sua condescência ao ponto de,interessar-se por,desvelar-se por,sentir por alguém,dignar-se,participar dos sentimentos de outrem,tratar bem,praticar o bem = quebrar um olho ao diabo,dispensar,beneficiar;ser de utilidade a alguém,auxiliar;poupar,respeitar,salvar,bem-fazer,fazer caridade,prestar serviço,tirar alguém da lama,distinguir,valer,socorrer,recolher,não regatear favor,recomendar,solicitar favor,ajudar,proteger,velar,defender,guiar,tratar com indulgência,indulgenciar,ser condescendente = comprazer,prontificar-se,comprazer-se em,exercer a caridade,acaridar-se dos que padecem,colmar alguém de favores,acobilhar,acaridar o pobre;esmolar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Quem a boa árvore se acolhe, boa sombra o cobre;Fazer o bem e não ver a quem;Tudo vale a pena se a alma não é pequena (Fernando Pessoa – Mar Português).