s. f. || estado de quem se abastém de interferir em disputas ou contestações de outros. || Indiferença. || Abstenção. || (Dir. intern.) Condição declarada ou subentendida da nação ou Estado que nem direta nem indiretamente interfere em favor ou detrimento de Estados beligerantes. || (Quím.) Qualidade de um corpo neutro. || Estado de um corpo em que se acham neutralizadas certas ações físicas. || Neutralidade armada 1. a condição da nação que, embora não interfira em favor ou detrimento dos beligerantes, arma todavia as forças que reputa necessárias para fazer respeitar a sua abstenção. || Neutralidade dos sais 1. o estado que lhes resulta da completa saturação do ácido pela base.
F. Neutral.
abster-se,sobrestar,refrear-se,abnegar-se,subtrair-se,esquivar-se,eludir;transigir,acomodar-se,condescender,imobilizar-se,omitir-se;evitar o trato,refugir,escabrear-se,abrir o pé,aforritar,fugir com o corpo,roubar-se,furtar-se,eximir-se,refugiar-se,homiziar-se,foragir-se,esconder-se,forrar-se,poupar-se,prevenir,poupar,quitar,conservar-se de parte,deixar só;nada ter que ver com,não ter parte,não ter interferência,ser alheio a,arredar-se,fugir a,impedir,atalhar,fugir envergonhado,conservar-se arredio,conservar-se a respeitosa distância,conservar-se fora do caminho,arredar-se do caminho,retrair-se,descartar-se,livrar-se,afastar-se de,fazer víspere = vispar-se,recuar;sumir-se,retirar-se,abalar,estourar,moscar,desarvorar-se (fam.),fazer ablativo de viagem,ir de batida,virar de querena;passar o pé,passar as palhetas;bater a plumagem,azular,desaparecer,escapulir(-se),descampar,raspar-se,pôr-se na pireza (pop.),pirar-se (pop.),evaporar(-se),ir-se rebolindo,pisgar-se,safar-se,mandar-se,bater as asas,despedir os passos de um lugar,escafeder-se (burl.);tingar-se,escapar,ir de fugida;ir(-se) embora,bater em retirada,puxar a carroça,ir em retirada;debandar,dispersar-se,cair fora,dar o fora,dar o pira,dar no pé,bater asas,dar às asas,dar(-se) aos calcanhares,arrancar-se,desunhar-se,pôr-se ao fresco,ir de abalada,passar sebo nas canelas,pôr sebo nas canelas,virar as costas,fazer à vela,fazer de vela,ir em debandada,mostrar as costas ao inimigo,escapar pela malha,desertar,lançar-se a monte,meter a cara no mundo,meter o pé no mundo,lançar-se com o inimigo,departir-se,desbandar,escamalhoar-se,escamugir-se,desabelhar,escorcemelar-se,escucir-se,dar às de vila-diogo,tomar as de vila-diogo,dar às trancas,safar-se,esgueirar-se,pildar (pleb.),largar-se,largar terra para favas,ir-se embora,ir-se puxando,levantar o voo,dar às pernas,ausentar-se,escamar-se (pop.),fazer-se à malta,pôr-se a andar,evadir-se,rodar sobre os calcanhares;dar à canela,dar às pernas,dar às gâmbias,sair furtivamente,despedir-se em latim,despedir-se à francesa,sair à francesa,sesmar,levantar acampamento,separar-se,descampar,escapar;ir-se embora;abandonar;rejeitar;mostrar as ferraduras,mostrar bonito par de calcanhares,fazer volta-cara.
Advérbio
fugitivamente e adj.;com receio de que,em fuga;de ou em rota batida.
Provérbio
Interjeição
fuga!,salve-se quem puder!,arreda!,pernas,para que te quero?!,o diabo leve os que vêm atrás!.
insensivelmente e adj.;imperceptivelmente,œquo animo,de sangue frio,desafogadamente,com o sorriso nos lábios,como se nada fosse com ele,sem pestanejar.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não estou nem aí;Pouco se nos dando que;Que monta que?;Tanto monta... como..;Não importa;Não tem importância;Não está nas mãos de ninguém;Dá na mesma.
ser indiferente e adj.;não dar a mínima,ficar neutro,guardar neutralidade,não querer ouvir falar de,não querer saber de,meter-se nas encolhas ou nas encóspias,deixar correr o marfim,encolher os ombros,não tomar interesse por,desinteressar-se de (insensibilidade);não dizer fun nem fun,não se importar com,estar nas tintas (fam.),não estar nem aí,cruzar os braços,lavar as mãos (fig.),enterrar a cabeça na areia (fig.),desacompanhar,aguardar os acontecimentos,não fazer frio nem calor a alguém,não se dar por entendido,não ligar importância;fazer ofício de corpo presente,fazer-se desentendido,fazer pouco em;desdenhar;não ter desejo de;despegar-se,desprender-se,enfastiar-se,enfarar-se,enojar-se,aborrecer-se de,rebotar-se,desligar-se de,separar-se,alhear-se,desalhear-se.
Advérbio
indiferentemente e adj.;à desgaira,sem preferência.
Provérbio
Interjeição
melhor!;dá no mesmo..,Que importa.
Frase
Que monta quê?;Que importa a?;Pouco importa que;Pouco se me dá que;Tanto faz assim como assado,Mas que hei de fazer!,Lá se avenham.
Conjunção
Justiça
Substantivo
o que deve,o que deveria ser;propriedade e adj.;summum jus = supremo direito,conformidade com o direito,conjunto de leis ou preceitos reguladores das relações sociais,equidade,razão,lógica,bom-senso;imparcialidade,isenção,serenidade,equanimidade;equidade,neutralidade,imparcialidade,virtude primacial;apanágio de todo o direito,eternos e imutáveis princípios de justiça,distribuição da justiça,as noções do justo,isenção de ânimo,retidão,retitude,sabedoria,integridade,inteireza,atos de justiça,ditames da justiça,ponderado espírito de justiça;isonomia,juízo de Salomão,sentimento de retidão;justiça reta,justiça imparcial,justiça incorrutível ou incorruptível,justiça segura,justiça honrada,justiça pronta,justiça fundada mais no prudente arbítrio do que na letra da lei;Astreia,Diké,Nêmesis,Têmis;a deusa da justiça,o gládio da justiça;balança da justiça;conchas da balança,pratos da balança;suum cuique = de quem (que não eu) = a cada um o que é seu,espírito reto e equilibrado. (local de justiça): fórum ou foro,tribunal,tribuna,circunscrição judiciária;poder judiciário;Supremo Tribunal Federal;Tribunal de Justiça;ministro,desembargador,juiz.
ser (justo e adj.);cultuar o direito,professar a justiça,cortar direito,dar o seu ao seu dono,dar a cada um o que lhe pertence,dar a César o que é de César,proceder com retidão,nortear-se pelos princípios austeros da justiça,inspirar confiança pela sua imparcialidade,inspirar-se nos elevados princípios de justiça,falar com isenção de ânimo,ter ponderado espírito de justiça e de equidade;guardar a linha de imparcialidade, de alto discernimento e de avisada circunspecção;não permitir que sofra a inocência,audire alteram partem = ouvir a parte contrária,ouvir alguém de sua justiça;fazer justiça;dar mostra de espírito justo,ser ato de justiça,ter razão de ser,ser bem que,parecer bem que,falar ao espírito de justiça de alguém,entrar na razão,fazer jus a;recompensar;segurar a balança,ser virtuoso;ser honrado;praticar seu dever.
Advérbio
justamente e adj.;por equidade,sem distinção de gregos e troianos,com a balança na mão,sem considerações pessoais,sem atropelo,irmãmente,sine ira et studio = sem ódio nem parcialidade = sem ódio nem preconceito = sem ódio nem prejulgamento,no regaço da equidade,ex æquo = sem preferência,sem distinção de cor política,dentro dos eternos princípios de justiça,com a mão na consciência,ex bono et æquo = conforme a razão e a justiça;por justiça.
Provérbio
Interjeição
Frase
Sol lucet omnibus;o Sol brilha para todos;A justiça deve começar por ser aplicada em casa;Adoro-te, direita balança, que a nenhum lado pendes! (Fr. Tomé de Jesus);Tunica proprior pallio est;a caridade bem entendida começa por casa;Se queres ser bom juiz, ouve o que cada um diz;Ouça o rei o que ordena a lei;Não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam,Justiça seja feita, digamos a verdade.