Sua língua na Internet

 

coma1 (co.ma.)

sf.

1. Cabeleira grande e farta

2. Crina de cavalo, ou de outro animal

3. Juba do leão, ou pelos ou penas na cabeça ou no pescoço de um animal

4. Plumas para enfeite da cabeça, de capacete etc.; COCAR; PENACHO

5. Copa de árvore, ger. frondosa

6. Astr. Nuvem luminosa de gás e poeira que circunda o núcleo de um cometa; CABELEIRA

7. Ópt. Aberração de um sistema óptico em que a imagem de um ponto luminoso, situado fora do eixo óptico, assume a forma de um cometa.

[Do gr. kóme, pelo lat. coma. Hom./Par.: coma1 (sm.), coma (fl. de comer).]

coma2 (co.ma)

sm.

1. Med. Estado de inconsciência durante o qual ficam anuladas as atividades cerebrais superiores, conservando-se apenas respiração e circulação. É causado por traumatismo ou doença, e pode também ser induzido via medicamentosa.

2. Fig. Apatia, insensibilidade: Somente um milagre despertaria a população do coma político.

[F.: Do gr. kôma, pelo fr. coma]


Coma cárus
1 Med. Ver Coma profundo.


Coma profundo
1 Med. Estado de coma com cessação de todas as reações motoras e possível perturbações de funções vegetativas, como a respiração.


Coma vígil
1 Med. Estágio do coma em que o paciente pode ser despertado por estímulos de dor.

coma3 (co.ma)

sf.

1. Ant. Gram. Sinal de pontuação correspondente à vírgula.

2. Mús. Em partituras, sinal em forma de vírgula que configura o momento em que o executante (vocal ou instrumental) deve respirar, sem proceder à pausa.

3. Mús. A nona parte de um tom, quase imperceptível ao ao ouvido humano.

4. Mús. Intervalo entre duas notas enarmônicas, em instrumentos não temperados.

[F.: Do gr. kómma, pelo lat. comma.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Cessação

Substantivo

descontinuação,descanso,repouso,parança,pausa,parada,paralisação,paradeiro,desistência,desinência;intermissão,remissão,interpolação,suspensão,refreio,calma,interrupção;incontinuidade,perturbação,intervalo,interpelação,interlúnio,chegada;calmante,trégua,indúcias,armistício,interregno,moratória,vagatura,férias,folga,estagnação,encerramento,suspensão,coma,vírgula,ponto e vírgula,ponto final,morte;fim,ocaso.

Adjetivo

descontinuado & v. suspensivo,sustatório,substatório,represatório,peremptório,desitivo.

Verbo

cessar,descontinuar,desistir,ficar ao meio do caminho,não concluir,parar,pousar,deter,paralisar,estagnar,estagnar-se,estacar,quedar-se,fazer alto,esbarrar,imobilizar-se,pernoitar,repousar,suspender,ter efeito suspensivo,pôr fim,fazer ponto,pôr termo,perimir,suspender o braço,sobrestar,pôr paradeiro a,trancar a porta,fechar a saída,sustar,quebrar,cortar,demorar,dar com o basta,fazer cessar,sobresser,sobrestar,interromper;interpolar,interpelar;romper,cortar a continuação;ter mão em;pôr freio,pôr cobro,pôr dique;reprimir,trancar a porta,conter,sofrear,ir à mão a alguém,deter a corrente,represar,pôr um prego na roda,debelar,sufocar,vencer.

Advérbio

descontinuadamente & adj.

Provérbio

Interjeição

basta!,avonda! (ant.),alto!,tenha mão!,não mais!,alto lá!.

Frase

Conjunção

Aspereza

Substantivo

crespidão,rigidez,deslisura,asperidade,asperidão,fragura,vilosidade,escabrosidade,fragosidade,rugosidade,granulosidade,arrepio,hispidez,agro,acerbidade,nodosidade,desigualdade,ondulação,quebrada,picada,rudeza,encrespamento,sequência de saliências e depressões,grânulo,garabulho,arrufo,arrugamento,arrugadura,cochedura;lanosidade,escova,cabelo,catrabucha,trunfa,guedelha,gadelha,farripas,monete,caraminhola,carapinha,maranha,grenha,riço,gaforinha,encabeladura,cabeleira,trança,coma,madeixa,tufos,rolo,cadexo,topete,canudos,marrafa,buço,penugem,pelo,barba,bigode,melena,bucre ou bucle,penacho,martinete (dos grous),plumagem,plumacho,ouriço-cacheiro = erináceo,juba,crina,cerdas,copa (de árvore),megalho (de lã),bisso,velo,tabi,escarcha;ouriço-cacheiro,barbaças,barbaçana,barbarrão.

Adjetivo

áspero,esquarroso,arisco,teso,despenhoso,desigual,azamboado,bronco,agro,confragoso,alpestre,alpéstrico,acidentado,escabroso = fragífero,agreste,serrano,fragoso,fragueiro,penhascoso,pedregoso,pedreguento,montanhoso,eriçado;crespo,rugoso,espinhento,espinhoso,despolido,rofo,cascudo,escamoso,broquento,garabulhento,grosseiro,tosco,caloso,achavascado,rude,peluginoso,carapinho,crépido,crepidado,riço,crinisparso (poét.),hirsuto,hirto,intonso,veloso,viloso,rígido,inculto,híspido,ardentoso;eriçado,arrepiado,pixaim,espetado,desgrenhado,guedelhudo,cabeludo,encabelado,peloso,sedeúdo,tufado,barbaçudo,barbado,barbato,barbudo,barbífero,crinito,crinífero,cerdoso,terciopeludo,riça (galinha),felpudo,lanífero,lanígero,lanoso,lanudo,lanzudo,lanuginoso,tomentoso,copado,folhento,folhudo,penado,penífero,penudo,plumoso;fulguricrinantes (tranças).

Verbo

ser,tornar (áspero e adj.);fazer tufo,calamistrar,eriçar,riçar,arrepiar,enouriçar,espinhar,ratinar,escarchar,enrufar,encristar,franzir,crispar,enrugar,arrugar,amarrotar,crespir,encoscorar,encrespar,alcachofrar,ondear,encaracolar;desgrenhar,desgadelhar,despentear,escabelar,desfrisar,esguedelhar,estopetar,emaranhar,maranhar,tabizar,marlotar,escarchar,encher de asperezas e escabrosidades,dar aparência rugosa a,enodar,escalavrar,achavascar,barbar,encabelar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insensibilidade

Substantivo

inércia,vis inertiæ,tibieza,impassibilidade,inapetência,indiferentismo,apatia,ataraxia,marasmo,aridez;indiferença,frieza,fleuma,frialdade,ânimo imperturbável,embotamento,hebetação,aparvalhamento,bestialização,obtusão;sangue frio,gelo,calma,sossego,frescura,pachorra,inalterabilidade,estoicidade,estoicismo,quietismo,imperturbabilidade;nonchalance,displicência,descaso,desinteresse,menosprezo,subestimação,desdém,inação,inércia,supinidade,desapego (indiferença);lassidão,indolência,lassitude,calejamento,calosidade;coração de pedra,coração de neve,coração de bronze,coração de mármore;cara de pau,coração impenetrável;mármore,diamante;torpor,modorra,tibieza,obstupefação,abatimento,acídia,morbidez,desfalecimento,frouxidão,ignávia,quebranto,lombeira,lomba,letargo,letargia,inconsciência,desconsciência,coma,transe de morte,sono;paralisia;langor,languor,languidez,prostração,quebranto,entorpecimento,sonolência,soneira,amortecimento,narcose,narcotismo,anestesia;analgia,analgesia;analgésico,clorofórmio;neutralidade,quietismo,faquirismo.

Adjetivo

insensível,frio,glacial,gélido,morto,inconsciente,impassível,insusce(p)tível,imperturbável,estoico,inabalável,enxuto,marasmódico,cego,surdo,fechado,impérvio,inimpressionável,inexorável,inabalável,inflexível,pétreo,brônzeo,êneo,marmóreo;apático,fleumático,leucofleumático,indiferente,vegetante,entorpecido,,nevado,gelado,de sangue frio,abatido,bestializado e v.;obtuso,inerte,indolente,vegetativo,inativo,pachorrento;lânguido,manso,comatoso,anestésico;paralítico,aletargado,árido,resfriado,seco,frouxo,tíbio,friacho,descoroçoado,desanimado;imóvel,estático,negligente,desinteressado,desinteresseiro,inatento;relaxado;desfervoroso,desapaixonado,desbriado,cínico;caloso,calejado,casca-dura,habituado,cascudo,paquiderme,paquidermático,fragueiro,endurecido,blindado,imperturbável;inambicioso.

Verbo

ser insensível e adj.;brilhar pela insensibilidade,não se doer de sua dor,não sentir emoção,vegetar,ter couro de rinoceronte,ficar fresco,ter goela de pato;ter coração de mármore,ter coração de gelo,ter coração de neve;revelar insensibilidade,fazer ofício de corpo presente,não se importar com,não fazer caso de,não se ralar,ficar como uma pedra,não estar nem aí,não dar a mínima,estar se lixando para,chorar por um olho só nil,admirari,não ligar importância;apachorrar-se,negligenciar;fazer ouvidos moucos,despegar-se de,languir,languescer,desinteressar-se;tornar insensível e adj.;insensibilizar,calejar,curtir,aguerrir,anestesiar,narcotizar,cloroformizar,embebedar,petrificar,ossificar,embotar,adormecer,embrutecer,apatizar,estupeficar,bestializar,brutalizar,brutificar,marasmar,hebetar,obtundir,entorpecer,entibiar,arrefecer,paralisar (insensibilidade física);amortecer,amortizar,atordoar,gelar,obcecar,dessecar,habituar,familiarizar,acostumar,marmorizar,endurecer,endurentar,encourar,encouraçar,cauterizar,empedernir,empedernecer,desenternecer,petrificar,encascar,encrostar,tornar-se insensível,obdurar-se,rebotar-se,estatuificar-se.

Advérbio

insensivelmente e adj.;imperceptivelmente,œquo animo,de sangue frio,desafogadamente,com o sorriso nos lábios,como se nada fosse com ele,sem pestanejar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Não estou nem aí;Pouco se nos dando que;Que monta que?;Tanto monta... como..;Não importa;Não tem importância;Não está nas mãos de ninguém;Dá na mesma.

Conjunção

Doença

Substantivo

valetudinarismo,mal,estado precário de saúde,enfermidade,moléstia,virose,sintoma,síndrome,morbus,morbo;más ou precárias condições de saúde,remolho (fam.),padecimento,sofrimento,morbidez,morbideza,langor,definhamento,languidez,analose,depauperamento,quebrantamento do corpo,mal-estar,incômodo,enxaqueca,achaque,achaquilho,achaqueira,camarço,camarçada,indisposição,morrinha,macacoa,manha,febre,estado febril,pirexia,pieira,ataque,acesso,frouxo,adoecimento,assalto de enfermidade,perda de saúde;hipocondria;iatrogenia;lesão,invalidez,caquexia,clorose,atrofia,marasmo,hemialgia,hemeropatia,trabuzana = indigestão = afito,anemia,decadência;anquilose,ataque de ar,anervia,ramo de ar,paralisia,diplegia,prostração,coma,letargia,sonolência letárgica,infecção,septicemia,gota;epidemia,andaço,flagelo,endemia,epizootia,peste,pestilência,sezonismo = impaludismo,vírus,sânie,nozilhão,tumor,neoplasia,hiperplasia,hematoma,lobinho,leicenço,flegmão,rebentão,furúnculo,doenças zimóticas,flores brancas = leucorreia,pirose = azia,soltura,fluxo de ventre,diarreia,lienteria,câmaras;úlcera,úlceras quirônias;chaga,ferida,fístula,abscesso,pústula,apostema,apóstase (inflamação);morfeia,mal de S. Lázaro,tênia = solitária,triquina,lombriga,escrófulas,alporca,erupções escabrosas,esparavão (alv.),hérnia,quebradura,escrotocele;hieranose,opilência;ataque,acesso,ramo,horripilação,calafrio,apepsia,braquipneia = dispneia,huerfago,pieira,sinais prognósticos,expectoração,frouxos de tosse,tosse raivosa,tosse convulsiva,bailadeira;doença terminal,doença fatal;grave,de cuidado;tuberculose,héctica;tísica galopante,mesentérica,de laringe,laringite crônica,afecção dos gânglios mesentéricos;epidemia,endemia,dispepsia,bradipepsia,melitúria,sezonismo = impaludismo,doença do espírito,idiotismo;loucura;furor uterino = andromania;coxo,paralítico,doente,galinha choca (pop.),cliente.

Adjetivo

doente,doentio,de saúde melindrosa,enfermiço,valetudinário,quebrantado de saúde,malato,mal-sentido,lecionado de sofrimentos,egro,achacado,achacadiço,salteado de padecimentos físicos,abanado,enfermo,adoentado,agroujado,ensoado,choquento,desenganado dos médicos,mórbido,morbífico,morboso,inválido,zopo,zoupeiro,combalido pelas enfermidades,dorado (ant.),preso de delírio e inanição;achaquento,achacoso,cataplasmado,atacado de,requeimado pela febre,tuberculoso,febriculoso,curável,incurável,malsão,moído,indisposto,empapuçado,incomodado,mal-humorado;hipocondríaco;atado à cama,preso à cama,acamado,atacado de,depauperado,emplasmado,anêmico,clorótico,atrigado,contaminado,triquinado,triquinoso,infeto,inficionado,envenenado,héctico,tísico,tossegoso,marasmático,garro,gafento,gafeirento,gafeiroso,sarnoso,sarnento;infeccioso,contagioso,iatrogênico,(diz-se de doença causada por medicamento),ulceroso,leproso,lazarento,morfético,elefantino,canceroso,dispéptico,camarento,hors de combat,inválido,sanívoro,leucorreico,morbífico;epidêmico,endêmico,morrinhento,morrinhoso,apostemático,apostemoso,zimótico,fraco;moribundo,agonizante;nas últimas,terminal;fora de combate;em perigo,morbíparo.

Verbo

estar (doente e adj.);adoecer,andar muito abanado,estar um podão,ir mal,estar de remolho,andar em mão do cirurgião,não estar bem de saúde,estar afetado,andar por arames,queixar-se de,ter cara de defunto,ser a morte em pé,ter a morte à cabeceira,estar doente de cuidado,estar com um pé na cova,estar em perigo de vida,estar atacado de,ser atacado de,estar condenado;estar de molho,estar de resguardo;ficar de borco;andar em tratamento,em mãos de médico;sentir-se (incomodado e adj.);ficar de cama,acamar,guardar o leito,encamar,achacar,adoentar,encarangar,enfermar,ter uns rebates de febre,sentir a saúde fugir pelos pulmões,tossir,contrair enfermidade,amorrinhar-se,emplasmar-se,sofrer,padecer,alanguidar-se,languescer,marasmar,perder as forças;ganhar uma enfermidade;apanhar uma enfermidade;contrair uma enfermidade;gafar-se,contagiar-se,contaminar-se,encatarroar-se,endefluxar-se;atacar,acometer,saltear,molestar,combalir,afetar os pulmões;afistular,apostemar,aporismar,de,inficionar,contaminar,transmitir,infetar,levar alguém à cama,arruinar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Sua vida pende de um fio.

Conjunção

,.

Inatividade

Substantivo

inércia;inação,impassibilidade,estagnação,paralisação,marasmo,pasmaceira,obstinação;calmaria (cessação);quietude,enferrujamento,ociosidade,tuna,gandaia,ócio,matulagem,repouso,descanso,remanso,folga,rapioca,falta de trabalho,frouxidão;dolce far niente;preguiça,calaça,moquenquice,indolência,engonha,letargo,ignávia,mangona,acídia,lomba,prostração,mândria,mandriice,mandranice,fadistagem,marralhice,boêmia,vida de porco,parasitismo,madracice,madraçaria,desídia,vadiice,vadiagem,remancho,pachorra,ripanço,indiligência,pânria,calaceirice,calaçaria,gazeio,mangalaça,galhofaria,vagabundagem;entorpecimento,langor,languidez,languor,morbidez,lentidão,apatia,socórdia (morosidade);lenteza,lentura,segnície,segnícia,marralhice,segnilidade,lassidão,laxidão,torpor,adormecimento,tibieza,lombeira,estupor (insensibilidade);moleza,molícia,molúria,quebranto,desfalecimento,procrastinação (demora);cábula,sonolência,soneira,nistagmo,oscitação,bocejo,boqueada,pandiculação = espreguiçamento,hipnotismo,sono nervoso,letargia,hipnologia,sono,modorra,sesta,madorna,madorra;sono cheio,sono férreo,sono de chumbo,sono da inocência,dormida,deitadela,coma,transe,sonho,sorna,soneca,ronco,ronca,pasmatório (lugar de reunião dos vadios);sedativo;nana,sopeiro = parasita,vencido,maleante,malandro,meliante,napeiro,pastel,regalona (f.),tanjão,podricalho,zopo,ocioso,preguiçoso,pandilha,pandilheiro,quebra-esquinas,madraceirão,vadio,burlequeador,vaganau,airado,ripanço,boleima,marralhão,molengão,molengueiro,andaeiro,gandaieiro,trapeiro,súcio,tunante,maleante,pangaio;aspone,brejeiro,mangalaço,mandraço,madraço,moquenco,moquenqueiro,mandrana,capencolo,capigorrão,bandarra,mandrião,vagabundo,vadio,rascão,madraceiro,arruador,gazeador,pachola,fainéant,lesma,pulante,mata-cães,rascoeiro,badajo (ant.),mangão,mangaz,mangona,matulão,mansarrão,mostrengo,intrujão,sinecurista,zangão = explorador,caça-foice,paz d’alma,fruges consumere natus,gandulo,gandula,calaceiro,saracotiador,arlotão,arlota,boêmio,vagabundo,vagamundo,homem de capa em colo,passeante,bútio,cepo,carro na lama (vagaroso);tunante,tunador,tuno,funca,parasita,desfrutador,carraça,carrapato,chupa-jantares,papa-jantares,gaudério,chupista,pechincheiro,dormidor,dormilão,dorminhoco,lazzarone,espantalho,lesma,rapa-açorda,bucelário,carroça de lixo,preguiceiro,fadista,faiante (pleb.),garoto,gaiato,marialva,galopim,sorna,pata-choca,lostra,bacamarte,matulagem (súcia de...).

Adjetivo

inativo,imóvel;desocupado;indolente,molenga,ignavo,lerdo,apático,acomodado,vegetativo,végeto,preguiçoso,zoupeiro,asiático,vadio,abrejeirado,ronceiro,esmalmado,molangueirão,bambalhão,mandrião,moinante,tanjão,gazeador,gazeteiro,tunante,janeleiro,remisso;falto de energia,descoroçoado,marralheiro,madraço,madraceiro,podricalho,valdeiro,preguiceiro,mocanco,mocanqueiro,moquenco,moquenqueiro,desidioso,segnício,tórpido,entorpecido,mórbido,morbífico,abatido,enfraquecido,combalido,debilitado,pesado,plúmbeo;dilatório,lento,tardo,rasteiro,rastejante,sorneiro,tanso,vagaroso;enferrujado,aparvalhado,fútil,banal,irresoluto;pasmado = obstúpido,remanchão,dormente,sonarento,adormecido,sopito,sopitado,entredormido,sonolento,pachorrento,remansado,remansoso,assonorentado,mundeiro,estremunhado,dorminhoco,napeiro,soporoso,modorrento,modorral,modorroso,descansado;perrengue,remansoso,zorreiro;soníloquo,sonífero,sonial,opiófago,pesado de sono,aletargado,torpente,letárgico,nicotino,soporífico,soporativo,soporífero,hipnótico,caído em sonolência,balsâmico,sedativo.

Verbo

estar (inativo e adj.);nada fazer;ter pintada nos olhos a indolência e subst.;ser pachorrento = sornar,arrastar-se vagarosamente;deitar-se à boa vida,despegar do trabalho,vagar,flanar,vagabundear,vagamundear,vaguear,deambular,passear sem destino,brejeirar,garotar,andar sem tom nem som,andar ao laré,pandegar,correr a coxia,larear,apanhar pés de burro,olhar para o céu = enfronhar as mãos,gazear,gazetear,fazer gazeta;distrair-se,zanzar,zaranzar,perder o tempo,remanchar,divertir-se com coisas fúteis,arruar,ocupar-se com futilidades,borboletear,mangonar,mangonear,mandriar,mandrianar,engonhar,gaturar,brejeirar,fragatear,pandilhar,vadiar,gandular,suciar,remansear,andar na vida airada,comer à barba longa,madracear,gandaiar,garotar,zingarear,molengar,galopinar,andar à gandaia,fazer hora;estar de ripanço,estar de pânria;empreguiçar-se,levar vida ociosa = burlequear,calacear,cabular,tunar,tunantear;papar moscas,apanhar moscas;panrear,querer que lhe metam papas na boca,fazer cera,fazer as coisas com todo o ripanço,fazer avença com o tempo,aceitar as coisas como vêm,vegetar,não merecer o pão que come,estar de perna estendida,estar de perninha,estar de recovo;viver da graça de Deus (pop.),viver pela graça de Deus (pop.);viver à discrição,ficar inerte,desleixar-se,estar de casa e pucarinha,trabalhar para bispo,ser advogado de Pôncio Pilatos;chupar jantares,filar jantares;desfrutar,trabalhar como mouro no serviço de Deus,estar de mão na ilharga,não ter ralé para o trabalho,dormir a sono solto;entregar-se ao sono,render-se ao sono;roncar,moinar (gír.),cair de sono,cabecear com sono,estar a pingar de sono,fazer uma soneca,sossegar,ressonar,dormir,adormecer,sopitar,ter vontade invencível de dormir,toscanejar = escabecear com sono,fazer boa dormida,pesar o sono sobre as pálpebras,marrucar (pop.),matar o sono,recolher-se à cama,aninhar-se (fig. fam.);modorrar,amodorrar,madorrar,amadornar,manar,dormitar,quebrar com sono,bocejar,oscitar,boquear,boquejar,ficar meio adormecido,cochilar,fazer-se preguiçoso,deitar-se a dormir,deitar-se à boa vida,criar moleja,enrolar a bandeira de combate,ensarilhar as armas,enlanguescer,alanguidar-se,tornar-se lânguido,anquilosar a vontade,diminuir de zelo e atividade,perder o vigor,perder a força,perder a energia,soporizar,apatizar,roubar a alguém os estímulos do trabalho,desanimar,arrefecer,paralisar,imobilizar,adormentar = sopitar;anquilosar as atividades.

Advérbio

inativamente e adj.;ao laré,à toa,sem rei nem roque,de pândega,de patuscada,paparriba,à boa vida,sem trabalhar,amodorramente,de mão na ilharga,de barriga para o ar,de palanque,de longe,nos braços de Morfeu.

Provérbio

Interjeição

Frase

Fia-te na Virgem e não corras.

Conjunção

Cume

Substantivo

proeminência,preeminência,culminância,supereminência,sumidade,zingamocho,sumo grau,suprasummum,suprassumo,requinte,cúmulo,remate,auge,apogeu,acme,pino;nec plus ultra,galarim,fastígio,culminação,acume,zênite,zina,pino,pináculo,cimo,ápice,agulha,viso,assomada,vértice,coroa,meridiano,grimpa,teso,crista,picada,tope,topo,píncaro,coruta,coruto,picaroto,enfesta,alcantil,socalco,ponto culminante,extremidade superior,lombada,pico,picoto,último degrau;espinhaço,linha de cumeada,cumeada,cumeeira,pau de fileira;altura,elevação,máximo,ponta,bico,clímax,polo,ombros dos montes,extremidade,sumidade,mirante,frança,fim,leira,leiva,moleira,cabeça,cabeço,cocuruto,sincipúcio,carrapito,copa,anticlinal;coruchéu = zimbório,cúpula,domo,abóbada,capitel,friso,frontão,zoóforo,cimácio,cimalha,sótão,água-furtada;atalaia,coberta,convés,duneta,tope da gávea,vela maria,vela do joanete.

Adjetivo

altíssimo,alto,apical,supereminente,súpero,superior,sobre-eminente,sumo,superno,supernal,culminante = cuminal,supremo,meridiano,zenital,principal,apício,sincipital,capital,capitato.

Verbo

culminar,colmar,topetar = tocar o ponto mais alto,grimpar = ir ao cume,encumear (altura),coroar,toucar,rematar,encimar,assomar,embarrar-se,chegar ao meridiano,augir,empinar = levantar ao cume,sobrepujar,empicotar.

Advérbio

altissimamente e adj.;a pino,no zênite,no meridiano.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Contraposição

Substantivo

oposição,antítese,antinomia,síncrise,contraste,polaridade,lado oposto,reverso,inverso,antípodas,polo norte,polo sul,contravertente,contracosta,contracorrente,sul e norte;oriente e ocidente.

Adjetivo

oposto,reverso,inverso,revesso,revezo,antagônico,contrário,antitético,antipodal,antipodiano,antipódico,conflitante,contraditório,subcontrário,fronteiro,diametralmente oposto,simétrico.

Verbo

contrapor-se,ser (oposto e adj.);contraverter,contrapor,contraditar,fazer simetria,opor-se,responder,defrontar,frontear,formar ângulo de 180°,fronteirar,contrastar,pôr em contraste,fazer contravertente.

Advérbio

opostamente e adj.;de encontro a,em direção oposta à de,diante de,defronte de,em frente de,em face de,face a face,barba a barba,vis à vis,cara a cara,de chapa,peito a peito,em cheio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.