s. f. || ação ou efeito de roncar; roncadura; ronco próprio de quem respira com dificuldade dormindo; ronco. || (Pop.) Fanfarronices; bravatas: Roncarias e feros são esses, próprios de quem foi homem de armas de Nunálvares. ( Herc. )
F. Roncar.
ser (vagaroso e adj.);mover-se vagarosamente,ir ladeira acima,andar de rojo,rojar-se,arrastar-se,andar de gatinhas,engatinhar,rastejar,demorar-se,atrasar-se,retardar-se,mandriar,fazer cera,arrastar;caminhar com dificuldades,puxar de uma perna,coxear,copegar,claudicar,renguear (cavalo),emanquecer,manquecer,mancar,manquejar,arrastar os pés,andar a custo,dar passos incertos e pesados,fazer as coisas com todo o ripanço,andar ronceiramente,ir seu mole-mole,vacilar,ter bom passo,ir passo a passo,contar os passos,choutar,perder o terreno,atrasar-se,recuar-se,ceder o passo a alguém,tornar (vagaroso e adj.);amortecer a velocidade,afrouxar a velocidade,diminuir a velocidade,moderar a velocidade;alentecer,compassar,aplicar o breque,aparar as asas,refrear,sopear,reprimir (moderar),puxar a rédea,rizar,enrizar,amainar as velas;laxar o passo,diminuir o passo,afrouxar o passo,pisar no freio.
Advérbio
vagarosamente e adj.;a rasto,de rasto,piano,de grão em gão,adagio,largo,largheto;a passos contados,a passos descansados,a passoslentos;a passo de boi,a passo de cágado,a passo de anão;de sobremão,passo a passo,passo entre passo,palmo a palmo,lento lento = presso pede,quedo e quedo,pé ante pé,a compasso,com descanso,de assento,de espaço,espaçadamente,intervaladamente,de vagar,com vagar,pesadamente,em marcha sonolenta,gradualmente,gradativamente,aos poucos,intermitentemente,gradatim,por graus,de grau em grau,pouco a pouco,seriatim,às avançadas = com intervalos,de rojões,a rojões,a rojo,de rojo,a prestações,tripetrepe;PROVÉRBIOS: Petit à petit l’oiseau fait son nid. Devagar se vai ao longe. Roma não se fez em um dia. Quem espera sempre alcança.
ser negligente,tornar-se negligente;não tomar cuidado de,deszelar,negligenciar,desleixar-se,tratar com negligência,deixar correr,deixar correr à revelia,deixar correr o marfim,desvigiar,descurar de,não tratar de,transcurar,esquecer-se de,desmazelar-se,desprecatar-se,desacautelar-se,descuidar-se de,descumprir,tornar-se negligente,não ter cuidado em;apatizar-se,adormecer na ociosidade,fazer as coisas pela metade,deixar escapar,dormir no ponto,omitir-se,pôr de parte,perder de vista,desdenhar,suprimir,omitir,preterir,pular,desatender,postergar,sotopor,subpor,esquivar-se,eximir-se,evitar,roncear,desatentar;não tomar em consideração,não tomar no devido apreço;fazer às cegas,fazer às tontas;encolher os ombros,não prestar a devida atenção,dar por paus e por pedras;vacilar,tratar com desprezo;brincar,zombar de,passar ligeiramente sobre,tocar de leve a superfície,olhar de relance;cair em falta,passar em claro,passar em silêncio,pretermitir,saltar por cima de,falhar,fechar os olhos,fazer ouvidos de mercador,ter os ouvidos abetumados,ler a saltar,saltar,não se incomodar com,deixar aos cuidados de alguém,esquecer;ter seus cochilões,dormir,ficar de braços cruzados,atabalhoar,atamancar,atacoar,fazer mal e com precipitação.
Advérbio
negligentemente e adj.;nas coxas,de qualquer maneira,sem cuidado,sem reflexão;de caminho,abstração feita,por alto,de fugida,de leve,ao de leve,com (desleixo e subst.);pro derelicto,ao desbarato,desbaratadamente,à bambalhona = toscamente.
jactanciar-se,jactar-se,blasonar,alabar (ant.),gabar-se de,chegar a ter garbo em,jactanciar-se de,apregoar-se de,vangloriar-se;bufar de valente,bufar de valentias;ter glória em;fazer glórias,fazer gala,fazer mostras,fazer penacho de = fazer luxo em alguma coisa;pataratar,pataratear,arrear-se,picar-se,encher a boca de,gargantear,fazer farronca,alabardear,estar glorioso de,pregoar-se,prezar-se de,abonar-se de,fanfarrear,bazofiar,fazer brio de uma coisa,ostentar bazófia,roncar,bufar,alardear,bravatear,barbatear,bizarrear,fazer barulho com,gargantear,alanzoar,arrotar,imposturar,rabular,ostentar distinção,frigir (fam.),gostar de dar na vista,pregar,inculcar-se,chegar a ter garbos em,atribuir-se merecimentos,se faire valoir,cantar de clérigo,fanfarronar = contar bravatas,enfronhar-se em,fazer barulho com alguém,bofar;falar com chança,contar bulas,prometer mundos e fundos,fazer terreiros de patacas.
Advérbio
jactanciosamente e adj.
Provérbio
Interjeição
Frase
Muita parra e pouca uva;Cão que ladra, não morde;A montanha pariu um rato;Come sardinha e arrota caviar.