Adj. || (ant.) rouco. s. m. o som áspero e cavernoso, próprio da pessoa que ronca, da pessoa que dorme respirando a custo. || O som produzido pela ronca. || O som monótono da gaita de foles; ronca. || Regougo, som roufenho: Começaram a ouvir-se uns roncos trêmulos e assobiados. ( R. da Silva. ) || O som ou ruído particular que faz o gato quando o acariciam. || Espécie de ronqueira dos apoplécticos; ronqueira dos agonizantes; estertor. || Fragor, estrondo; ruído cavernoso, áspero e desagradável; fracasso: Mas como despertar o pecador do seu letargo sem fazer-lhe ouvir o ronco da tempestade. (Montalverne.) Galhofavam que não havia roncos de bombordo que os avisassem do perigo que corriam. (Fil. Elís.) E a trovoada vinha cada vez mais perto, com relâmpagos e roncos que naquelas terras fundeiras pareciam o desabar do mundo. (Sousa Costa, Ressurr. dos Mortos, c. 5, p. 87, 2ª ed.) || (pop.) Fanfarronice, bravata; quixotada. || (Bras.) (pop.) Trovão.
F. lat. Ronchus.
estar (inativo e adj.);nada fazer;ter pintada nos olhos a indolência e subst.;ser pachorrento = sornar,arrastar-se vagarosamente;deitar-se à boa vida,despegar do trabalho,vagar,flanar,vagabundear,vagamundear,vaguear,deambular,passear sem destino,brejeirar,garotar,andar sem tom nem som,andar ao laré,pandegar,correr a coxia,larear,apanhar pés de burro,olhar para o céu = enfronhar as mãos,gazear,gazetear,fazer gazeta;distrair-se,zanzar,zaranzar,perder o tempo,remanchar,divertir-se com coisas fúteis,arruar,ocupar-se com futilidades,borboletear,mangonar,mangonear,mandriar,mandrianar,engonhar,gaturar,brejeirar,fragatear,pandilhar,vadiar,gandular,suciar,remansear,andar na vida airada,comer à barba longa,madracear,gandaiar,garotar,zingarear,molengar,galopinar,andar à gandaia,fazer hora;estar de ripanço,estar de pânria;empreguiçar-se,levar vida ociosa = burlequear,calacear,cabular,tunar,tunantear;papar moscas,apanhar moscas;panrear,querer que lhe metam papas na boca,fazer cera,fazer as coisas com todo o ripanço,fazer avença com o tempo,aceitar as coisas como vêm,vegetar,não merecer o pão que come,estar de perna estendida,estar de perninha,estar de recovo;viver da graça de Deus (pop.),viver pela graça de Deus (pop.);viver à discrição,ficar inerte,desleixar-se,estar de casa e pucarinha,trabalhar para bispo,ser advogado de Pôncio Pilatos;chupar jantares,filar jantares;desfrutar,trabalhar como mouro no serviço de Deus,estar de mão na ilharga,não ter ralé para o trabalho,dormir a sono solto;entregar-se ao sono,render-se ao sono;roncar,moinar (gír.),cair de sono,cabecear com sono,estar a pingar de sono,fazer uma soneca,sossegar,ressonar,dormir,adormecer,sopitar,ter vontade invencível de dormir,toscanejar = escabecear com sono,fazer boa dormida,pesar o sono sobre as pálpebras,marrucar (pop.),matar o sono,recolher-se à cama,aninhar-se (fig. fam.);modorrar,amodorrar,madorrar,amadornar,manar,dormitar,quebrar com sono,bocejar,oscitar,boquear,boquejar,ficar meio adormecido,cochilar,fazer-se preguiçoso,deitar-se a dormir,deitar-se à boa vida,criar moleja,enrolar a bandeira de combate,ensarilhar as armas,enlanguescer,alanguidar-se,tornar-se lânguido,anquilosar a vontade,diminuir de zelo e atividade,perder o vigor,perder a força,perder a energia,soporizar,apatizar,roubar a alguém os estímulos do trabalho,desanimar,arrefecer,paralisar,imobilizar,adormentar = sopitar;anquilosar as atividades.
Advérbio
inativamente e adj.;ao laré,à toa,sem rei nem roque,de pândega,de patuscada,paparriba,à boa vida,sem trabalhar,amodorramente,de mão na ilharga,de barriga para o ar,de palanque,de longe,nos braços de Morfeu.
jactanciar-se,jactar-se,blasonar,alabar (ant.),gabar-se de,chegar a ter garbo em,jactanciar-se de,apregoar-se de,vangloriar-se;bufar de valente,bufar de valentias;ter glória em;fazer glórias,fazer gala,fazer mostras,fazer penacho de = fazer luxo em alguma coisa;pataratar,pataratear,arrear-se,picar-se,encher a boca de,gargantear,fazer farronca,alabardear,estar glorioso de,pregoar-se,prezar-se de,abonar-se de,fanfarrear,bazofiar,fazer brio de uma coisa,ostentar bazófia,roncar,bufar,alardear,bravatear,barbatear,bizarrear,fazer barulho com,gargantear,alanzoar,arrotar,imposturar,rabular,ostentar distinção,frigir (fam.),gostar de dar na vista,pregar,inculcar-se,chegar a ter garbos em,atribuir-se merecimentos,se faire valoir,cantar de clérigo,fanfarronar = contar bravatas,enfronhar-se em,fazer barulho com alguém,bofar;falar com chança,contar bulas,prometer mundos e fundos,fazer terreiros de patacas.
Advérbio
jactanciosamente e adj.
Provérbio
Interjeição
Frase
Muita parra e pouca uva;Cão que ladra, não morde;A montanha pariu um rato;Come sardinha e arrota caviar.
væ victis! = ai dos vencidos! (teria sido dito pelo rei Breno dos gauleses ao vencer os romanos em Ália),anda!,anda lá!,livra-te de!.
Frase
Olha que te conto uma história!,Vê que estás à mão de semear!,Ele me pagará!,Você me paga!,Você não perde por esperar,Ele não perde por esperar!,Vai ter troco!.