coxo1
adj. || que coxeia: Homem coxo, mulher coxa. A sua perna coxa... parecia-lhe desgraça demasiado grande para que os outros ainda se rissem dela. ( Ferreira de Castro , Selva , c. 9, p. 216, ed. bras.) || Xale coxo 1. xale que tem uma grande bordadura em uma única ponta. || Diz-se de qualquer objeto a que falta um pé ou uma perna, ou que tem um desses apêndices mais curto que os outros: Cadeira coxa. || (Tip.) Coluna coxa, a que tem menos linhas que as outras da mesma página. || Que carece de uma parte indispensável para a boa harmonia: um período coxo. || Verso coxo 1. o que não tem o número preciso de sílabas. || -, s. m. pessoa que coxeia: Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo. ( Adágio. ) || (Bras., Ceará) (pop.) O diabo. || (Flex.) Conserva o o fechado no fem. e no pl.
F. b. lat. Coxus.
coxo2
s. m. || (prov. port.) qualquer animal peçonhento. || Espécie de erupção cutânea, que vulgarmente atribuem a passagem de animais venenosos pela roupa dos estendedouros.
estar (doente e adj.);adoecer,andar muito abanado,estar um podão,ir mal,estar de remolho,andar em mão do cirurgião,não estar bem de saúde,estar afetado,andar por arames,queixar-se de,ter cara de defunto,ser a morte em pé,ter a morte à cabeceira,estar doente de cuidado,estar com um pé na cova,estar em perigo de vida,estar atacado de,ser atacado de,estar condenado;estar de molho,estar de resguardo;ficar de borco;andar em tratamento,em mãos de médico;sentir-se (incomodado e adj.);ficar de cama,acamar,guardar o leito,encamar,achacar,adoentar,encarangar,enfermar,ter uns rebates de febre,sentir a saúde fugir pelos pulmões,tossir,contrair enfermidade,amorrinhar-se,emplasmar-se,sofrer,padecer,alanguidar-se,languescer,marasmar,perder as forças;ganhar uma enfermidade;apanhar uma enfermidade;contrair uma enfermidade;gafar-se,contagiar-se,contaminar-se,encatarroar-se,endefluxar-se;atacar,acometer,saltear,molestar,combalir,afetar os pulmões;afistular,apostemar,aporismar,de,inficionar,contaminar,transmitir,infetar,levar alguém à cama,arruinar.
Satanás,o Diabo,Lúcifer,Arimã,Belial,Zamiel,Belzebu,príncipe das trevas,Pedro Botelho,Asmodeu,diabrete,diacho,taneco,o tentador,a serpente infernal,o dragão infernal,o príncipe do ar,o autor do mal,o espírito de sedução,anjo das trevas;pai do mal,pai da mentira;o espírito mau,o espírito imundo,o espírito maligno;o inimigo;espírito do mal,gênio do mal;tinhoso,o grão-tinhoso (pop.),cão-tinhoso,carocho,demo,íncubo,súcubo,dragão infernal,mafarrico,manfarrico,anjo das trevas,o príncipe deste mundo,o gênio do mal,belzebu,o coisa à toa,serpente maldita,o príncipe dos demônios,a velha Serpente,não sei que diga,monstro infernal,maligno,mofino,o anjo dos abismos insondáveis,o inimigo (comum),bruxo do inferno,o beiçudo,bode preto,capeta,o espírito maligno,o porco sujo (pop.),o tentador,tição,rabudo,tinhoso,capiroto,careca,pé-cascudo,coxo,coisa ruim,demo,demonarca,demonázio,diabo,espírito imundo;anjo rebelde,anjo decaído,anjo mau,anjo das trevas;as potestades do Averno,as potências do inferno,fute,gadelha,os habitantes de Pandemônio,labrego,lobo infernal,a corte infernal,demônio;diabolismo,satanismo,demonismo.
ser (vagaroso e adj.);mover-se vagarosamente,ir ladeira acima,andar de rojo,rojar-se,arrastar-se,andar de gatinhas,engatinhar,rastejar,demorar-se,atrasar-se,retardar-se,mandriar,fazer cera,arrastar;caminhar com dificuldades,puxar de uma perna,coxear,copegar,claudicar,renguear (cavalo),emanquecer,manquecer,mancar,manquejar,arrastar os pés,andar a custo,dar passos incertos e pesados,fazer as coisas com todo o ripanço,andar ronceiramente,ir seu mole-mole,vacilar,ter bom passo,ir passo a passo,contar os passos,choutar,perder o terreno,atrasar-se,recuar-se,ceder o passo a alguém,tornar (vagaroso e adj.);amortecer a velocidade,afrouxar a velocidade,diminuir a velocidade,moderar a velocidade;alentecer,compassar,aplicar o breque,aparar as asas,refrear,sopear,reprimir (moderar),puxar a rédea,rizar,enrizar,amainar as velas;laxar o passo,diminuir o passo,afrouxar o passo,pisar no freio.
Advérbio
vagarosamente e adj.;a rasto,de rasto,piano,de grão em gão,adagio,largo,largheto;a passos contados,a passos descansados,a passoslentos;a passo de boi,a passo de cágado,a passo de anão;de sobremão,passo a passo,passo entre passo,palmo a palmo,lento lento = presso pede,quedo e quedo,pé ante pé,a compasso,com descanso,de assento,de espaço,espaçadamente,intervaladamente,de vagar,com vagar,pesadamente,em marcha sonolenta,gradualmente,gradativamente,aos poucos,intermitentemente,gradatim,por graus,de grau em grau,pouco a pouco,seriatim,às avançadas = com intervalos,de rojões,a rojões,a rojo,de rojo,a prestações,tripetrepe;PROVÉRBIOS: Petit à petit l’oiseau fait son nid. Devagar se vai ao longe. Roma não se fez em um dia. Quem espera sempre alcança.
ser (imperfeito e adj.);ter muitas falhas,ressentir-se,não estar muito católico,oferecer faltas e lacunas,rarear,ter uma sombra que o enturva,coxear,deixar (muito) a desejar,ter suas desvantagens,apresentar muitos senões,macular,deformar a pureza de suas linhas,sombrear,desprimorar,imperfeiçoar.
Advérbio
imperfeitamente e mal;quase,um tanto,um quê de,proximamente,pouco menos,como se,dentro de determinados limites,apenas,regularmente,sofrivelmente,assim assim;imperfeitamente e adj.;com pouco esmero,de empreitada.
Provérbio
Interjeição
Frase
Surgit amari aliquid;Todos têm o seu pé de pavão;Macaco, olha o seu rabo.
falir,malograr,mangrar,não vingar,não ter sorte,gorar,abortar,não passar de cepa torta,encalhar,rodar pela água abaixo,desconcertar;ficar em nada,dar em nada;morrer à nascença,ficar em água de bacalhau,faltar ao fim colimado,pecar,não passar de projeto,reduzir-se a pó,esbarrondar-se,baquear,cair,desmoronar,tombar,ruir por terra,serem improfícuos todos os esforços,ficar a chupar dedo,fracassar,atolar,desmanchar-se;já ter nascido com a vulnus insanabile;com a ferida mortal;ficar a distância formidávele acessível somente daqui a cem anos,tornar-se em fumo,virar fumaça,evaporar-se,ir por água abaixo,dar com tudo em vaza-barris,descair da causa,falhar,mentir a,não corresponder a,estar acabado,explodir,sair uma coisa burlada;morrer à casca,morrer à nascença;ficar no papel,frustrar,soçobrar,ser malsucedido e adj.;ser infeliz,ter mau êxito,dar ao demo a cardada,ir abaixo;ficar a ver navios,ficar em seco,fazer esforços inutilmente;trabalhar em vão,ad gloriam;perder o trabalho,perder a cartada,perder o preço e o feitio,perder o tempo e o feitio,perder o seu latim;errar o lanço,não tirar proveito de,querer fazer do quadrado redondo (impossibilidade);sair torto,sair em vão,surtir mal,rolar a pedra de Sísifo (inutilidade);fazer as coisas pela metade (incompleto);perder terreno (recuar);deslograr,malhar em ferro frio = verbare lapidem,errar o alvo,escorregar,tropeçar,cometer erros;ter entrada de leão e saída de sendeiro,levar na cuia,coxear,mancar,hesitar,titubear,perder o equilíbrio,destribar-se,errar o salto,perder as passadas,ensaboar o queixo do burro,fazer esforços para se erguer,fazer fiasco,encalhar;forçar o tempo,remar contra a maré,meter-se em alhadas,conhecer dias difíceis (adversidade);ser derrotado;perder a batalha,sofrer sério revés,abandonar o campo,cair presa de,afocinhar,sucumbir;ficar barrado,ficar de pior partido,dar com o navio nos cachopos,ver por um óculo,ver os seus planos desfeitos,roer os ossos,ir buscar lã e sair tosquiado,saltar da sartã e cair nas brasas,passar de porqueiro a porco (piorar);descambar no ridículo,perder a partida,bater a outra porta,encravar-se,semear ventos e colher tempestades (imprevisão);ficar sucumbido,patear,dar-se por vencido,arrear bandeira,espantar a caça;andar para trás os negócios a alguém,mudarem-se as setas em grelhas,entornar-se o caldo,entortar-se o negócio,rebentar na mão,não pegar a lábia,voltar-se o feitiço contra o feiticeiro,sair o tiro pela culatra,sair a emenda pior do que o soneto;perder boa ocasião para ficar inativo,perder boa ocasião para ficar calado;frustrar,baldar,inutilizar,empregar com mau resultado,fraudar,iludir,desarmar,desaviar,arruinar,desarranjar,tresandar = transtornar,furar,embaraçar,burlar,crestar as esperanças;falsar,contrariar,desfavorecer,desfazer,destruir;derrocar;desconcertar os planos de alguém;ser reprovado,levar bomba,ficar chumbado,apanhar chumbo no exame,ser mal sucedido no exame;abortar,malparir.
Tudo está perdido;Salve-se quem puder;Parturient montes (decepção);Lá foi, ou lá vai tudo quanto Marta fiou;Isto tem mandinga;Isto tem caveira de burro;Os seus estratagemas voltam-se contra ele um a um;Só trouxe no bojo o cabedal de suas boas intenções;Não tugiu nem mugiu;Os seus esforços resolveram-se em pó;De boas intenções está ladrilhado o inferno.
ser (injusto e adj.);ser todo injustiça,ter uma maneira sui generis de praticar a justiça,ter o espírito torto,confundir o justo com o injusto,fugir aos ditames da justiça,ter maneira toda especial de compreender e praticar a justiça,não guardar a serenidade que lhe impõe o cargo;não ter uma sombra de justiça,não ter um traço de humanidade,não ter um resto de siso;imolar a justiça às conveniências,demitir de si a justiça;desrespeitar direitos,calcar aos pés direitos,violar direitos;praticar desatinos,desatinar,denegar a justiça,vesguear;fazer justiça pelas próprias mãos (depr.);não ter cabimento,descaber,não encontrar justificativa,inspirar desconfiança,não ter mínima justificativa à luz de,não ser bem que,destoar dos princípios adotados em todas as nações civilizadas,atentar contra os mais sagrados e elementares princípios de justiça,bradar ao céu,não corresponder aos mais elevados sentimentos de justiça,vingar o empenho,triunfar o favoritismo,vencer a iniquidade;aures habent et non audient = ter ouvidos e não ouvir. Adj. injusto,injustiçoso,injusticeiro,parcial,infundado,esconso,bandeiro,iníquo,suspeito,suspicaz,que não inspira confiança,desabusado,caprichoso,prevaricador,venal (ímprobo);malcontentadiço,inclinado ao favoritismo,maldoso,dócil e maleável aos empenhos,imerecido,imérito,injustificável,injustificado,inatendível,imoral;liberal e amplo para uns,restrito e apertado para outros;descabido,indecente,que não encontra justificativa,clamoroso,faccioso,prevenido,desigual,censurável,irregular;odioso,afrontoso,coxo,manco,torto,vesgo,acanhado,desarrazoado,desarrazoável,improcedente,ilegal;absurdo;impróprio,escandoloso,descabido,inaceitável,malfeito.
Advérbio
injustamente e adj.;com afronta de toda a justiça,em detrimento da justiça.
Provérbio
Interjeição
Frase
Papagaio come milho, periquito leva a fama. Uns comem figos, a outros arrebenta a boca;Todos os pássaros comem trigo e quem paga é o pardal;Preso por ter cão e preso por não ter;Sic vos non vobis,assim vós, não para vós (palavras iniciais de quatro versos de poema escrito por Virgílio para reivindicar a autoria de alguns versos dos quais Batili havia se apropriado).