s. m. e f. || pessoa que se considera como cidadão do mundo todo. || (P. ext.) O que vive ora num pais, ora em outro, que adota facilmente os usos das diversas nações. || -, adj. que não reside fixamente em um lugar, que é de todos os países, que se acomoda aos usos estrangeiros: Anunciam a morte de uma celebridade ocasional da clínica cosmopolita. ( Ric. Jorge , Canhenho de um Vagamundo , p. 213.)
F. gr. Kosmopolites, de kosmos (mundo)+polites (cidadão).
geralmente,genericamente,coletivamente,latamente,amplamente,irrestritamente,predominantemente,comumente.;qualquer que,todos que,em geral,geralmente falando,de modo geral,seja quem for;seja este, seja aquele;sem referência pessoal,sem declinar nome,por via de regra,em termos gerais,de modo genérico,sem individualizar,sem exceção,sem restrição,falando em tese;para todos os casos,na generalidade.
praticar o bem,praticar a caridade;ser pródigo,ser generoso,ser magnânimo;naturalizar,nacionalizar,fazer natural,socializar,ser homem de seu país,prover ao bem público,zelar pelos interesses da coletividade,patrizar,servir a Pátria,ser bom patriota,republicanizar.
Advérbio
pro bono publico = para o bem público,pelo bem público = gratuitamente,pro aris et focis = por nossos altares e nossos corações (lit. +-) = pelos altares e pelos lares = pela religião e pela pátria.
Provérbio
Interjeição
Frase
Humani nihil a me alienum puto,nada do que é humano me é indiferente;nada que seja humano me é estranho;Não há uma questão de interesse geral que o não encontre de ânimo deliberado a ampará-la com o seu apoio e prestigiá-la com a sua palavra.