v. tr. || ter autoridade ou poder sobre ou em. || Reprimir, refrear, conter, subjugar, vencer. Mais valente é o que domina seu ânimo, que o que vence cidades. (H. Pinto.) || Ocupar inteiramente: O incêndio domina todo o prédio. || Prevalecer, preponderar sobre ou em: Mas, com o gosto que então dominava a literatura, quase que foi fortuna abandonarem o teatro. (Garrett.) Ter autoridade, ascendente ou influência sobre: só com inspiração própria, espontânea que se domina a turba. ( Castilho. ) || Sobressair, distinguir-se entre. || Estar sobranceiro a: As colinas que dominam a planície. || -, v. intr. exercer autoridade, imperar, ter a primazia, preponderar: Hoje o mundo é uma vasta Barataria, em que domina el-rei Sancho. ( Garrett. ) || -, v. pr. vencer as próprias inclinações ou paixões, conter-se, reportar-se.
F. lat. Dominare.
ser (superior & adj.);superar,ser o príncipe de & subst.;exceder,deixar atrás,ser mais que,transcender,vencer,pujar,sobrepujar,transmontar,ultrapassar;disputar precedência,ganhar a todos,não temer concorrência,desafiar seus congêneres,dar codilho,codilhar,avantajar-se,aprimorar-se,ir além das medidas de,eclipsar,ofuscar,obumbrar,fazer sombra a,deixar na penumbra,deixar a perder de vista,levar primazia sobre,matar de inveja,preponderar,dar sota e ás,dar sota e basto,imperar,reinar,desbancar;levar as lampas,levar a palma;levar de vencida,levar decidida melhoria,valer por todos os mais,ser o campeão,prevalecer,exceler,sobre-exceler,sobre-exceder,suplantar,meter no chinelo,fazer raivar de inveja e ciúme,ganhar a palma,dominar;não ter par,primar,cobrir,figurar na primeira plana,pairar num nível elevado,liderar,sobressair,destacar-se,preluzir;(pop.),alçar o colo;ter precedência,primazia;sair além de,aumentar;expandir-se;lançar a barra mais longe que alguém,chaçar,levar vantagem,requintar,culminar,sobrelevar,prelevar,preterir,preferir,ter preferência,riscar por cima,levar a barra diante de alguém,lançar o malhão mais alto,abaixar a cabeça a alguém,andar adiante de alguém,dar arras a,bater o recorde,deter o campeonato de,não ter que invejar a,pedir meças,empanar,sobrepujar todas as normas da praxe;tornar superior & adj.;superiorizar,superlativar,fazer grande cabedal de,encarecer;privilegiar.
geralmente,genericamente,coletivamente,latamente,amplamente,irrestritamente,predominantemente,comumente.;qualquer que,todos que,em geral,geralmente falando,de modo geral,seja quem for;seja este, seja aquele;sem referência pessoal,sem declinar nome,por via de regra,em termos gerais,de modo genérico,sem individualizar,sem exceção,sem restrição,falando em tese;para todos os casos,na generalidade.
conhecer,ressaber,saber,ter noção de;saber de ciência própria,saber por dentro e por fora,escrutar,vir às mãos,ser sabedor de,trazer nas palmas da mão,ter consciência de,estar senhor de,estar a par de,ter saber à légua,possuir saber à légua;saber ao claro,saber de cor e salteado,saber de ciência certa;saber pela raiz,ler de cadeira;petiscar alguma coisa de,saber de auditu,saber de oitiva;capacitar-se,conceber,aprender,perceber,estudar,informar-se,fisgar,compreender,entender,pôr o dedo em cima,apreciar,sondar,devassar,penetrar,reconhecer,enfronhar-se em,discernir,apreender,depreender,senhorear,assenhorear,experimentar,inteirar-se de;chegar ao conhecimento de,vir ao conhecimento de;familiarizar-se com,dominar,penetrar o íntimo segredo de;estar ciente,estar farto de saber,estar ao fato de,andar ao corrente,descobrir;conhecer plenamente,>conhecer de perto,>conhecer como ninguém,conhecer >como aos próprios dedos,>conhecer muito de perto,>conhecer intimamente;ter perfeito conhecimento de,acompadrar-se,connaître le dessous des cartes,nadar de braçada,ter visão clara,chegar ao seu conhecimento;falar de cátedra,pontificar,ilustrar-se,enriquecer seus conhecimentos intelectuais,ser (erudito e adj.);ser um repertório de,ser um abismo de erudição,ser uma mina de saber,ser uma biblioteca viva;recomendar-se pela sua capacidade,ter capelo em,ser versado em,saber uma coisa ad unguem,ter suas provas feitas,ter um nome feito;revelar vasto cabedal de conhecimentos,revelar grande profundidade de conhecimentos;possuir uma vastidão de conhecimentos,ser muito inteligente em,ser um dos melhores conhecedores de,ser mestre;eruditar = mostrar erudição;ser o forte de,não ter segredos para,abalizar-se,ilustrar-se;filosofar.
autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.
Advérbio
autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.
submeter(-se) 725,estar sujeito e adj.;ser simples máquina,ser boneco de engonço,não ter vontade própria,estar à mercê de,estar nas mãos de,servir;obedecer;submeter-se;amansar,domar,reter,sujeitar,constrangir,compulsar,compelir,forçar,injungir,oprimir,refrear,subjugar,cangar,jugular,submeter,avassalar,enfeudar,tutelar,senhorear-se,tutorar,tutorear,controlar,assenhorear-se de,conquistar;mancornar,vincular,vencer,obrigar,reduzir à escravidão,atrelar ao carro do vencedor,escravizar,acorrentar,subalternizar = subalternar,agrilhoar,reduzir à condição de escravo,mergulhar no cativeiro,cativar;deitar grilhões,arrojar grilhões;reduzir à obediência,estender a sua influência,senhorear,coarctar a liberdade;dominar;conquistar braços hercúleos e baratos,montar no cachaço de alguém,conduzir alguém pelo nariz;ter alguém sob seu mando,ter alguém de mangas;dobrar a cerviz à escravidão,dar o pé à braga,comer pela mão de alguém,andar à corda,estar à obediência de alguém = estar às suas sopas,estar às suas atenças;deixar-se levar pelo nariz,deixar-se levar,deixar-se conduzir,deixar-se oprimir,viver numa jigajoga;morder o pó,curvar-se,ajoelhar-se.
Advérbio
submissamente e adj.;a ferros,sob as ordens de,sob o comando de;em poder de,nas mãos de,nas garras de,aos pés de,sujeito a;à mercê de,ao arbítrio de,sob o azorrague de.