adj. || que não é certo; duvidoso. Variável, pouco seguro: O vento está incerto. || Diz-se da coisa ou do fato que se não sabe bem quando há de realizar-se: A hora da morte é incerta. Sem cuidados de incerto-futuro. (Gonç. Dias.) || Contingente, precário. || Vago, confuso. || Mal acentuado, mal definido, indistinto: Os olhos são cor da noite, da noite em seu começar, quando inda jovem, incerta, e o dia vem de acabar. (Garrett.) || Indeterminado, irresoluto. || Que não tem certeza; duvidoso, hesitante: Estou ainda incerto do rumo que hei de tomar. || Distraído, que se não fixa com atenção, movediço; variável: Os que a estavam mirando com vaga luneta incerta... (Garrett.) || Indeciso, que hesita: As fortes palavras que voavam a animar os incertos companheiros. (Camões.) || Vacilante, não firme: Com passos vagarosos e incertos como de homem embriagado. (Herc.); Os seus olhos revolvendo-se-lhe nas órbitas incertas e espantadas. (Idem.) || Oscilante: És pura como uma estrela que treme incerta no mar. (Gonç. Dias.) || Contingente, arriscado: Êxito incerto. || -, s. m, o que é duvidoso, o que não é certo: Preferir o certo ao incerto.
F. lat. Incertos.
geralmente,genericamente,coletivamente,latamente,amplamente,irrestritamente,predominantemente,comumente.;qualquer que,todos que,em geral,geralmente falando,de modo geral,seja quem for;seja este, seja aquele;sem referência pessoal,sem declinar nome,por via de regra,em termos gerais,de modo genérico,sem individualizar,sem exceção,sem restrição,falando em tese;para todos os casos,na generalidade.
olhar para o futuro,antecipar;prever;pressagiar,profetizar,augurar,vaticinar,prenunciar,mergulhar o olhar no futuro,madrugar;estar iminente,bater à porta,sobrestar,chegar,descortinar-se,aproximar-se,beirar,avizinhar-se,tocar,caminhar para,rasgar-se,apresentar-se,impender,pender,estar em vésperas,estar na bica,estar no gume de,estar em risco de,estar à ponta de,estar para dar a hora,estar à bica,estarpara cada hora,estarpara toda a hora,estar por horas,estar em oratório.
Advérbio
futuramente,depois,para o futuro,em futuro,doravante,daqui por diante,daqui em diante,daqui avante,de hoje em diante,a partir de,a contar de,a datar de,desde já,em breve;mais hoje ou mais amanhã;o mais tardar até,daqui a pouco,logo,dentro em pouco,um dia destes,paulo post futurum,adiante.
acontecer;ocorrer casualmente,adergar ou adregar,dar-se a alguém a sorte,caber a alguém a sorte,ser o destino de;estar destinado a alguém,acertar casualmente,propiciar a sorte a alguém,aventurar,arriscar,encontrar,deparar-se a alguém,topar,dar de rosto,sair a alguém o prêmio;tocar a alguém,cair a alguém,caber a alguém;vir a talho de foice,ser surpreendido,cair para trás,ser uma surpresa.
Advérbio
casualmente & adj.;por acaso,por encontro,por acontecimento,ao acaso,à sorte,a esmo,a monte,ao montão,ao léu,à toa,à aventura,à faca,às cegas,às tontas,ao Deus dará,a Deus e à ventura,por milagre,Deum virtute,com a ajuda dos deuses.
ser invisível,estar abaixo do horizonte,estar oculto,jazer oculto,escapar à observação,negar-se,não aparecer,eclipsar-se,apagar-se,passar despercebido;não dar fé;tornar (invisível e adj.);ocultar,camuflar,encobrir,encerrar,tirar da vista,não ver (ser cego),perder de vista,desavistar.
Advérbio
invisivelmente e adj.;abaixo do horizonte;in occulto = às escondidas.
ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.
Advérbio
incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.
Provérbio
Interjeição
Frase
Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.
ser (incompreensível e adj.);falar como o apocalipse,greguejar (fam.),algaraviar;exigir,reclamar,desafiar explicação;ser de telhas acima;não ter solução;comportar significações múltiplas,escapar à compreensão,não entrar nos cascos a alguém,sobre-exceder à medida do espírito,ultrapassar o entendimento,ver tudo na escuridão,ser impotente para explicar;ser grego,inacessível a qualquer engenho;tornar (ininteligível e adj.);intricar ou intrincar,complicar,confundir;embaralhar,escurecer,turvar,arrevezar;problematizar,enigmar,toldar,obscurecer;enlear,desorientar;embasbacar,embatucar,intrigar,ficar em branco,não compreender;não perceber nada,desentender,não captar,boiar (pop.);ficar intrigado,ficar em jejum;ser jejuno em,falhar,errar,não saber o que fazer,coçar a cabeça,ver-se em palpos de aranha,não atinar com a solução,ver-se gago,não dar com o busílis,ter peneira nos olhos,ver através de vidro opaco (ignorância);não encontrar a chave do enigma,não encontrar a solução do enigma;não penetrar no mistério;ficar in albis,estar in albis;obscurecer-se a razão a alguém.
ser (irresoluto e adj.);estar (indeciso e adj.),estar entre ambas-las-águas,deixar ad referendum,não dizer se é peixe nem carne,não saber o que quer,não se determinar por coisa alguma,não saber em que pé há de dançar,não saber que partido há de tomar,ziguezaguear,tremular,ter seus momentos de vacilações,nutar,flutuar,vacilar,vanguejar,não se pronunciar de pronto,amolecer,não saber para que lado se há de voltar,non dum in scirpo quærere = buscar dificuldades onde não as há,não saber para onde se voltar,ficar (perplexo e adj.);ir a esmo,saltitar = mostrar-se inconstante,trepidar,tropeçar,fraquejar,hesitar,vacilar,boiar,pejar,recear,ficar neutro,ficar entre as dez e as onze,não dizer sim nem não,titerear,enlear-se,embaraçar-se,prender-se em teias de aranha,e rivo flumina magna facere = de um córrego fazer um grande rio,afogar-se em um copo d’água,ficar engasgado,pairar entre duas opiniões,trastejar,oscilar;balançar,balancear,balouçar,bambear,voltear,voltejar,ranguejar;transigir,pactuar,prender-se com bagatelas,fazer bicho de sete cabeças,titubear,tergiversar,embasbacar,tataranhar,contemporizar,empurrar com a barriga,mover-se a todos os ventos,postergar,remeter tudo para o dia seguinte,ir com o tempo,navegar com todos os ventos,condescender,ficar com as mãos atadas,atalhar-se,atar-se,desorientar-se,desnortear-se,escrupular-se,escrupulejar-se,escrupulizar-se,entibiar-se,querer e não querer,avançar e recuar,mudar.