Adj. || que serve para indicar um Indivíduo, um lugar ou um objeto indeterminado e equivale a um ou outro, uma ou outra, este ou aquele, esta ou aquela: O peito feminil que levemente muda quaisquer propósitos tomados. (Camões.) Por esta ou por qualquer outra via (Idem.) || Algum, alguma: Também sabem quanto estimo mais o canto da minha cela que qualquer outro lugar. (Vieira.) Têm mostrado esforço e manha em quaisquer outras guerras. (Camões.) Qualquer revolucionário pode compor uma Arte de mentir. (J. A. de: Macedo.) || Qualquer outro, quem quer que seja. seja quem for, seja qual for, um outro, falando indeterminadamente. || Qualquer que 1. como quer que, seja este ou esta, sela aquele ou aquela, etc. fl (Flex.) Pl.: Quaisquer.
F. Qual+quer.
ser (neutro e adj.);guardar neutralidade,abster-se,não ficar com Deus nem com o diabo,deixar de votar,não comparecer às urnas,refrear-se,contemporizar,deitar-se de fora,ver de palanque,deixar correr o marfim,acender uma vela a Deus e outra ao diabo,ser mero espectador,não se envolver em,equilibrar-se,empatar,sopear-se,suspender-se,cruzar os braços;navegar entre duas águas,não se pronunciar por;entrescolher,meter-se nas encolhas,comprar grado e mangrado,comprar nabos em saco,fazer da necessidade uma virtude.
geralmente,genericamente,coletivamente,latamente,amplamente,irrestritamente,predominantemente,comumente.;qualquer que,todos que,em geral,geralmente falando,de modo geral,seja quem for;seja este, seja aquele;sem referência pessoal,sem declinar nome,por via de regra,em termos gerais,de modo genérico,sem individualizar,sem exceção,sem restrição,falando em tese;para todos os casos,na generalidade.
acontecer;ocorrer casualmente,adergar ou adregar,dar-se a alguém a sorte,caber a alguém a sorte,ser o destino de;estar destinado a alguém,acertar casualmente,propiciar a sorte a alguém,aventurar,arriscar,encontrar,deparar-se a alguém,topar,dar de rosto,sair a alguém o prêmio;tocar a alguém,cair a alguém,caber a alguém;vir a talho de foice,ser surpreendido,cair para trás,ser uma surpresa.
Advérbio
casualmente & adj.;por acaso,por encontro,por acontecimento,ao acaso,à sorte,a esmo,a monte,ao montão,ao léu,à toa,à aventura,à faca,às cegas,às tontas,ao Deus dará,a Deus e à ventura,por milagre,Deum virtute,com a ajuda dos deuses.
ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.
Advérbio
incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.
Provérbio
Interjeição
Frase
Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.