diplomtico1
adj. || que pertence ou se refere à diplomacia: Documento diplomático. || Corpo diplomático 1. o conjunto dos diplomatas acreditados perante um governo. || (Fam.) Circunspeto, meticuloso em atos de cortesia; elegante e grave: Modos ou palavras diplomáticas; vestuário diplomático. Em política era reacionário, mas enluvado em maneiras diplomáticas. ( Xav. Marques , Voltas da Estrada , p. 17, ed. 1930.)
F. Diplomata.
diplomtico2
s. m. || aquele que é versado em diplomática.
F. Diploma.
ser (astuto e adj.);ser de estrela e beta,ser da breca,ser das pontinhas,ter arte,ter muitos entresseios,ter lábia,ter palavreado,manobrar,astuciar,raposinhar,alcovitar,enredar,mexericar,planear;usar de rodeios,usar de manha;contemporizar,adotar a tática fabiana,reculer pour mieux sauter;dar o gambito,beber azeite,enganar;trambicar,chicanar,empalmar,escamotear,dar golpe,passar a perna,meter das gordas a alguém;tocar os pauzinhos,meter os pauzinhos;dissimular,velhaquear,jogar com pau de dois bicos,saber mais do que as cobras,defender com igual denodo pró e contra,andar com pezinhos de lã;usar de treta,urdir a intriga,intrigar,ter o talento solerte dos velhacos,maquiavelizar,fazer-se saloio,fazer as coisas pela calada,arraposar-se,envelhacar-se,fazer seu jogo,dançar de urso,trabalhar disfarçadamente,fazer jogo com alguém,encandear,colher de emboscada,surpreender;não deixar meter o dedo na boca,ambiguas in vulgum spargere voces,meter os cães na moita e assobiar-lhes de fora,ficar com o santo e a esmola,jogar lanças falsas contra alguém,minar,boicotar,solapar,socavar,mexericar,politicar,enredar,andar à orelha de alguém;meter os cães à nora,meter os cães na vinha,tirar sardinha com a mão do gato,saber de que pé coxeia,saber as linhas com que se cose.
Advérbio
velhacamente e adj.;sorrateiramente,debaixo dos panos,com a mão de gato,à gatesga,de sorrate,com pés de lã,à sorrelfa,pela sonsa,à calada,com refinada sagacidade,com pezinhos de lã,debaixo de mão,por tralhas-malhas = por tralhas ou malhas.
Provérbio
Interjeição
Frase
Confiar, desconfiando;Mettere la coda dove non va il capo.
ser cauteloso e adj.;tomar cuidado,prestar atenção,medir as consequências,ficar vigilante;ficar de sobreaviso,trazer a barba sobre o ombro,pôr as barbas de molho,levar as precauções ao extremo,encomendar de antemão;fazer tudo com segurança,pensar duas vezes,medir a extensão do salto,olhar por si,examinar o reverso da medalha,olhar para o dia de amanhã,não pôr o pé em ramo verde,ter conta em si,cortar o casaco conforme o pano,quitar questões,armar-se de prudência,reparar;tomar tento,ter cautela;reservar,usar de cautela,andar com o prumo na mão,jogar seguro,proceder ajuizadamente,tomar o pulso;apalpar o terreno,sondar o terreno;acautelar-se,cavidar-se (ant.),atalaiar-se,caucionar-se,ponderar,refletir,sangrar-se em saúde,precaver-se,precatar-se,recatar-se,precaucionar-se,precautelar-se,premunir-se,acastelar-se,preparar-se,preservar-se,prevenir-se,segurar-se,armar-se,apetrechar-se,refrear a língua,comedir as palavras,retrair-se,abster-se de,não se comprometer,aguardar a marcha dos acontecimentos,sofrear,assentar (a cabeça),reavisar-se,amadurar-se,apropositar-se,tomar propósito,resguardar-se,recatar-se,perceber-se,aperceber-se,prover,prevenir,remediar,suprir,comedir-se;considerar,pesar os prós e os contras,tornar-se prudente e adj.;maturar-se.
Advérbio
cautelosamente e adj.;à cautela,de previsto,atentadamente,a furta-passo,com pés de lã,pisando em ovos.
Provérbio
Interjeição
cuidado!.
Frase
Timeo Danaos;Antes que cases, vê o que fazes;O seguro morreu de velho.