v. tr. || instruir, doutrinar (as crianças); formar a inteligência, o coração e o espírito de; robustecer (os organismos) com o auxílio dos meios proporcionados pela arte: Educado na moral e na virtude, seus princípios foram os do homem honrado. ( Garrett. ) || Criar e adestrar (animais domésticos para os serviços que deles houvermos de exigir). || Criar e fazer multiplicar (animais por forma que se tire deles todo o proveito industrial), || Aclimar, plantar, cultivar empregando todos os recursos da arte ou da experiência para obter a maior soma possível de produtos ou de vantagens: Como o que educa flores vicejantes em triste sepultura... ( Gonç. Dias. ) || -, v. pr. instruir-se, cultivar o espírito, adquirir os dotes intelectuais e físicos necessários: Educou-se na douta Alemanha primeiro a sós com os livros e depois entre os sábios. ( R. da Silva. )
F. lat. Educare.
habitualmente e sempre;geralmente,diariamente,de cote,como de costume,como é praxe,ad usum,a uso de,à moda de,segundo o costume,instar omnium = como toda gente,à usança,de costume,por costume = de more;in morem,na maioria dos casos,por via de regra,geralmente,de regra,muitas vezes,quase sempre,as mais das vezes,cada vez que,sempre que,sistematicamente,por sistema,por formalidade,de profissão;segundo a regra,o costume,a lei de;more suo,more solito.
Provérbio
Interjeição
Frase
Cela s’entend;Isto é de regra;O regular é fazer;O costume faz lei;Quod fere fieri solet;o que acontece geralmente.
moral,o bem,moralidade,retidão moral,integridade (probidade);nobreza;nobreza,grandeza d’alma;heroísmo,hombridade,consciência da própria dignidade,firmeza de ânimo,caráter sem jaça,caráter sem mácula,inteireza de caráter,excelência moral,cavalheirismo;o cardume de virtudes nativas,sublimes e modestas;ética (dever);virtudes cardeais,virtudes teologais;mérito,valor,merecimento,crédito,domínio das paixões,força moral,benemerência,temperança;beneficência,gentileza = ação nobre e generosa;conduta exemplar,conduta ilibada,conduta impecável;cumprimento (austero) do dever,vida austera consagrada ao bem,castidade,pudicícia (inocência);obras meritórias,reformatório,a rigidez da virtude,a saúde d’alma,alma de ouro (homem bom).
ser (virtuoso e adj.);ser um santo,saber aliar qualidades raras e de primeira ordem;servir de modelo,servir de espelho,servir de chavão;ter um caráter augusto,ter a consciência limpa,possuir sentimentos de virtude,praticar a virtude,morrer ao pecado,fazer da virtude o pão de cada dia,renovar-se nas virtudes,possuir um grande fundo de virtude;palmilhar a vereda da perseverança,palmilhar a vereda do bem;viver na lei divina,dar boa conta de si,cumprir o seu dever;proceder impecavelmente,incentivar para o bem os estímulos da natureza moral,ser compêndio de todas as virtudes,subir na virtude;dominar as paixões,refrear as paixões (inexcitabilidade);impor silêncio às paixões;dar bom exemplo,edificar,morigerar,instruir nos princípios de boa e sã moral,fortalecer com o exemplo,educar,trilhar a vereda da virtude,tornar-se um exemplar de virtude,reabilitar-se,lavar-se,ilibar-se,renascer,rejuvenescer,mudar de vida,desembrenhar-se dos vícios,tomar caminho,endireitar-se,pôr-se bem com Deus,pôr-se bem com os homens,castificar-se,desatascar-se do vício,libertar-se do vício.