s. m. || náusea, enjoo. || Repulsão, asco, repugnância que uma pessoa ou coisa inspira: Nós temos lá no inferno lagartixa de mais nojo e fedor que este maldito. ( Garrett. ) || Pesar, tristeza, funda mágoa: Encobrem no profundo peito a dor... e triste nojo de ver triunfar outrem de seu despojo. ( Camões. ) || Pesar: Estam com seu nojo, pola perda dos sete homens que lhe mataram. ( Azurara , Crôn. da Guiné , p. 239.) || Tédio, aborrecimento: Não me arreganhes a dentuça roaz! metes-me nojo. ( Castilho. ) || Dano: Eu não faço nojo a nenhuma pessoa. ( Livro de Esopo , p. 25.) || Objeto que inspira tédio ou asco: Em tais termos me deixastes que sou deste rancho o nojo. ( Tolentino. ) || Luto, dó: Tomar nojo; estar de nojo.
F. lat. Nausea ou ainda forma aferética de enojo.
sofrer,sentir,gemer,passar,padecer,experimentar;suportar,aguentar,gramar. tolerar,amargar;resistir às dores;ver estrelas ao meio-dia (dor física),sangrar,penar,ser vítima de,ser uma lerna de desventuras,ter o purgatório em vida;sofrer grandes danos;pagar caro,sorver o cálice da amargura,sentir-se tomado de amargura e sobressaltos,fazer penitência;enfrentar dias adversos (adversidade),sangrar de dor,padecer seu quinhão de dor,esgotar o cálice da amargura,penetrar-se de dor,pagar tributo a,beber trabalhos e desgostos;comer o pão que o diabo amassou;partir o coração a alguém,ter amargos de boca,passar pela fieira,passar mau quarto de hora,ter suores frios,passar maus bocados,beber desgostos,assentar-se sobre espinhos,andar em brasas,estar sobre espinhos e alfinetes,não estar num leito de rosas,trazer o inferno no coração,ter a morte no coração,recair na tristeza,infernar-se,chagar-se,afligir-se,agoniar-se,penalizar-se,incomodar-se,inquietar-se;consumir-se de cuidados,estar em grelhas;estar sobre grelhas,estar preocupado,pedir a morte como um descanso,pagar o pato,pagar caro,arder o pelo a alguém,queixar-se,atormentar-se,entristecer-se;cortar o coração (infligir sofrimento),ser martirizado;ter o coração inquieto a sangrar aberto numa ferida sem remédio.
Advérbio
infelizmente e adj.;para cúmulo de desgraça,por mal de nossos pecados,em mal,por desgraça,mal pecado,por mal de meus pecados;com o coração despedaçado,quebrado de dor,a sangrar de dor;para cúmulo de desgraça,ainda mal,em mal,na frágoa do padecer.
lamentar,deplorar,amesquinhar-se,chorar,choramingar,prantear,jeremiar,depenar-se,vagir,gemer,lamuriar,fazer lamúria,impar;lamentar-se,queixar-se;soluçar,dizer o último adeus;clamar,deprecar,desesperar-se,carpir,gritar;gaiar ou guaiar,querelar-se,arrancar um brado de dentro do peito,soltar ais e lamentos,arrancar os cabelos,arrepelar-se,descabelar-se,desgrenhar-se,espernear,endechar,monodiar,carpir a cabeça,lacerar as faces,rolar no chão,bater no peito,carpir dolorosamente,estar aos ais,soltar gritos descompassados = ulular,fazer caramunhas,caramunhar,aqueixar-se,desgraciar-se,enlutar-se;pôr burel,vestir burel,cobrir-se de burel;negrejar,cortar os ares,fazer má cara = fungar,soltar soluços,soluçar = singultar,clamar,fechar a cara,franzir o sobrolho,gemer,gemicar,suspirar;cobrir-se de luto,ficar de luto,estar de luto;enlutar-se,trazer o dó por alguém,entristecer-se,anuviar-se a tristeza,nublar-se,infandum jubes renovare dolorem (pesar);tarjar,acoitadar = dizer palavras comiserativas,associar-se a uma dor;doer-se de sua dor,afligir-se;chorar,prantear,efundir lágrimas,choramingar,saltarem as lágrimas aos olhos de,lacrimejar,lagrimar,correrem as lágrimas a alguém às bagadas,chorar pitanga,prorromper em choro,inundarem-se as faces a alguém de lágrimas,estilar uma lágrima,verter lágrimas amaríssimas,verter sentido pranto,chorar lágrimas de sangue,regar de lágrimas,romper em soluços,debulhar-se em lágrimas,assomarem as lágrimas aos olhos;prorromper em pranto;brotarem lágrimas nos olhos,desafogar-se em lágrimas,resvalarem lágrimas nas faces,correrem lágrimas pelas faces de;verter sentido pranto,derramar sentido pranto;desatar-se o pranto pela face;chorar torrentes de lágrimas,chorar rios de lágrimas;anuviar-se o rosto a alguém,anuviar a tristeza o semblante de alguém,pôr a bandeira a meio pau;dobrarem os sinos lugubremente,dobrarem os sinos a finados;tocar a bambão,prestar as derradeiras homenagens.
Advérbio
de profundis;les larmes aux yeux,com os olhos nadando em lágrimas,em seu fadário de gemer e chorar;com os olhos encarniçados de chorar,com os olhos vermelhos de chorar;com as mãos na cabeça.
Provérbio
Interjeição
ai!,triste de mim!,isto é de morrer!,sem ventura de mim!,infeliz de mim!,piedade!,pobre de...!,coitado de...!,guai de...!.
desgostar,não gostar de,desquerer,não se importar com;ter aversão,conceber aversão,alimentar aversão,votar aversão,nutrir aversão;relutar;rejeitar,repelir;preterir,recusar,refugar,repudiar,enjeitar,desprezar;sentir repugnância,sentir fastio;não ter ralé para,não haver paladar para,não poder tolerar,não suportar,embirrar com,antipatizar com,acolher com repugnância,desenamorar-se de,odiar,abominar,detestar,malquerer,arrevessar do coração,execrar,aborrecer-se de,desacolher;voltar a cara,voltar a face,voltar as costas;torcer o nariz,torcer a cara;não ter estômago para,estar farto de;rebotar-se = enfastiar-se,desengraçar com,indignar-se com,franzir o sobrolho,olhar de esguelha,fazer caretas,caretear;causar desgostos,provocar desgostos;afugentar,escorraçar,não fazer bom estômago a alguém,não fazer bom cabelo (desagradar);aborrecer,fazer mau estômago,demorar-se no estômago,fazer vir o estômago à boca,feder,enojar,agoniar = causar náuseas,embrulhar o estômago;causar tédio,causar nojo,inspirar pouca simpatia,chocar,causar repulsão,causar engulhos,repulsar,repugnar,entediar,enjoar,nausear,ansiar,enojar,engulhar.