s. m. || falta de apreço ou de estima; desconsideração por alguém ou por alguma coisa; desdém: Estou mais que farto de insultos e desprezo. ( Castilho. ) O homem com desprezo o bicho olhou, nem sequer nome para dar-lhe achou. (Garrett.) || Votar ao desprezo 1. desprezar; não fazer caso; abandonar. || Dar-se ao desprezo 1. tornar-se digno de desprezo, aviltar-se. || Ser o desprezo 1. ser o objeto de desprezo:
F. é um cobarde, é o desprezo dos militares. || F. Desprezar.
ser (inimigo e adj.);ter inimizade,ter malquerença,malquerer,rivalizar,ser como o cão com o gato,serem como cão e gato,serem como gato e rato,estar de candeias às avessas com alguém,andar nas pontinhas com alguém,não ir nada com alguém,ter alguém pela proa,estar às más com alguém;estar a ferro e fogo contra,estar de fogo e sangue contra;ter quizília a alguém,não estar compadre de,descompadrar-se,estar separado de alguém por motivos de ordem pessoal,não querer negócio com,não se ligarem duas pessoas,não fazerem boa farinha,desabrir-se com alguém,romper as hostilidades,hostilizar,incompatibilizar-se,desavir-se,aborrecer-se com,desentender-se com,desabrir-se,cortar as relações,romper com alguém,malquistar-se,malsinar,inimizar,alienar o ânimo,retirar a confiança a alguém,interromper as relações com,romper (relações com);decair da graça de alguém,perder a graça de alguém;arrefecer a amizade,atravessar-se,provocar,inimistar,pôr-se mal com alguém,descoser a amizade,desestimar,desafeiçoar,desapegar(-se),indispor(-se),antipatizar,desamigar,desamistar;rejeitar;antagonista,inimigo,adversário,desafeto,rival.
Advérbio
hostilmente e adj.;em atitude provocadora,em atitude agressiva.
ofender a lei,violar a lei,infringir a lei,quebrantar a lei,desrespeitar a lei,desprezar a lei,defraudar a lei,calcar aos pés a lei,tripudiar sobre a lei = committere in legem;contravir,fazer letra morta da lei,despir-se na rua de todas as leis,manifestar pelas normas jurídicas repugnância invencível,transgredir,desobedecer;desprezar;desrespeitar;não observar;desmandar-se,exorbitar,aborbitar,exceder-se,passar das marcas,descomedir-se;abusar;rescindir;praticar excessos,praticar abusos;forçar a espada da justiça,satisfazer-se com as suas próprias mãos,arvorar-se,proclamar-se,exorbitar de sua competência,aberrar de sua esfera de ação,levar tudo a fio de espada,reincidir na transgressão,ser (ilegal e adj.);não ter as condições legais,contrabandear.
Advérbio
ilegalmente e adj.;manu militari = por força das armas,à cabralina,à ponta de espada,violentamente,com emprego de violência,com preterição das formalidades legais,à valentona,à força,à viva força,sem a mínima sombra de pretexto para lhe cobrir o abuso,discricionariamente,sumariamente,de plano,de contrabando = entrelopo.
Provérbio
Interjeição
Frase
Hoc volo, sic jubeo, sit pro ratione voluntas;quero-o, ordeno-o, que a minha vontade substitua a razão (Juvenal).
desprezar,abasmar (ant.),abandonar,renegar,desdenhar,menoscabar,atropelar,mascabar;olhar com desprezo,tratar com desprezo;escorraçar,escornar,escornear,escornichar;fazer caso de alguma coisa como da lama da rua;não fazer caso se,transcurar,descurar,deszelar,esquecer-se de,não fazer caso nem cabedal de,espezinhar,conculcar,ter em pouca ou nenhuma conta,desadorar,não levar em conta,zingrar;tratar com indiferença,tratar com frieza;não dar importância,não ligar importância;olhar de lado,olhar de soslaio;pisar com indiferença,engolir,sopear,calcar aos pés,acalcanhar,apisoar,depreciar,atropelar,mofar,renegar,sobpor,pospor,sotopor,perpassar = postergar,preterir,pretermitir,desatender;pôr de banda,pôr de lado,pôr de parte;pôr para escanteio;deixar cair no chão,deixar cair no esquecimento;votar ao desprezo,votar ao abandono;relegar ao plano das coisas inúteis,deixar rolar no resvaladouro da indiferença,tripudiar sobre,vilipendiar,passar por alguma coisa como sem importância,atirar ao limbo;levar ao ostracismo,deixar no ostracismo;tratar sem respeito nem consideração,repulsar,torcer o rosto,torcer o nariz;virar a cara para alguém,voltar as costas,virar as costas;cortar pela honra,deprimir,passar por cima de (negligenciar);dar de rosto a alguém,deitar para um canto,refugar,depreciar;descontar,prescindir de,sacrificar;tratar com desprezo,olhar alguém por cima dos ombros;estimar em nada,ter em nada;sacudir o pó do sapato ao pé de alguém,sacudir os ombros,rasgar,atirar aos ventos;mandar à fava,mandar à tábua;mandar bugiar,mandar catar coquinho,não dar importância,fazer gato sapato de,meter na roda,enjeitar;ser (desprezado e adj.);ficar para um canto,pregar no deserto,baixar de importância,perder o valimento;cair no ostracismo (fig.).
Advérbio
desdenhosamente e adj.
Provérbio
Interjeição
vá à fava!,vá bugiar!,vá à tabua!,uxte!,chiça!,fu!,cebolório!,irra!,passa fora! xô! vá catar coquinho! vá à merda (chulo!)! vá se ferrar! dane-se!.