contrafeito1
s. m. || (arquit.) capa de tábuas grossas, sobre a qual vai uma camada de tijolos secos ou argamassados por cima da curva da cambota para se apoiarem as aduelas do arco. || Papagaio cujas penas têm um colorido muito vivo, obtido artificiosamente.
F. Contrafazer.
contrafeito2
adj. || imitado por contrafação, falsificado. || (Fig.) Forçado: Riso contrafeito. Tinha as pernas dormentes, pensava em estendê-Ias, tirando-as daquela posição contrafeita. ( Coelho Neto , Água de Juventa , p. 217, ed. 1921.) || Que não está à vontade; incomodado: Naquela situação o rapaz estava contrafeito.
F. Contrafazer.
ficar (desapontado e adj.);ficar com cara de bobo,ficar boquiaberto;ter o riso amarelo,aprender à sua custa,escarmentar-se,levar uma lição à custa própria;ficar corrido,ficar baço,ficar embatucado com um desengano,ficar com cara à banda,ficar com a cara ao lado,ficar de nariz torcido,ficar a ver navios,ficar com um palmo de cara,ficar aquém da água,ficar com cara de quem chupou limão,ficar com nariz de palmo e meio,ficar a chupar o dedo,ficar às domingas;perder as estribeiras,cair das nuvens,safar-se com o rabo entre as pernas,morder os beiços,dar com as ventas num sendeiro;ver por um canudo,ver por um óculo;pensar que se benze e quebrar o nariz,cair a alma de alguém aos pés,andar de orelhas caídas,ficar cheirando torcida;ficar pintado;ter uma decepção,sofrer uma decepção;desapontar,cortar o voo às esperanças,desesperançar,tirar a esperança de,desesperar,desenganar,desiludir,deixar com um palmo de nariz,desenlevar,frustrar,decepcionar,deixar às escuras,deixar às boas noites,causar desapontamento a,estalar a castanha na boca a alguém;destruir as esperanças de alguém,ceifar as esperanças de alguém,desmentir as esperanças de alguém,crestar as esperanças de alguém,esboroar as esperanças de alguém,derrotar as esperanças de alguém,derrotar a expectativa de alguém;desconcertar,desorientar;mentir,não corresponder às esperanças de;falhar,desfazer em triste desilusão,esmagar sob o peso da realidade.
Advérbio
desapontadamente e adj.
Provérbio
Interjeição
surriada!.
Frase
A montanha pariu um rato. Nascitur ridiculus mus. Parturient montes;Diis alitur visum. Stupor omnes difixit = o espanto deixou todos imóveis. Lá se foi tudo quanto Marta fiou. Saiu-lhe a porca mal capada.
ser feio e adj.;parecer desagradável;ofender a estética,chocar o gosto;impressionar mal,ser mal-encarado,ter mau focinho,não ter ar algum,não ter figura humana,desmaiar os encantos,ser repulsivo,deformar a pureza das linhas (deformar);desfigurar,destronar a beleza,desfear,afear,enfear,macular (sujar);desairar,abatatar.
ser (modesto e adj.);meter-se na cama,encolher-se,retrair-se,encouchar-se,não saber onde meter as mãos,fazer com a mão direita de sorte que a esquerda o não veja,despojar-se da vaidade;gostar de ficar na sombra;amar a obscuridade;negar-se de sábio;aconchar-se,retrair-se,atarantar-se,atrapalhar-se,sentir o rosto em brasa,baixar os olhos,arder o pejo nas faces pudibundas,envergonhar-se,corar;erubescer-se,perturbar-se,rosar-se,ficar cor de pimentão,atomatar-se,cair com as faces no chão;desprezar a popularidade,obrar e não falar.
Advérbio
modestamente e adj.;sem cerimônia,sem toque de trombeta,à capucha,sem mais aquela,particularmente,sem estudadas negaças,à ligeira,sem aparato,sem vaidades de língua.