adj. || compreendido, encerrado; sustado: Logo as águas retiveram-se, como contidas por uma comporta. ( Coelho Neto , Fabulário , p. 177, ed. 1907.) || (Fig.) Reprimido, coibido.
F. Conter.
ser (equilibrado e adj.);ter o juízo no lugar;estar no seu juízo,estar na posse integral,estar em pleno uso de suas faculdades mentais;conjurar a loucura,melhorar o estado mental,julgar restituído o lume da razão a alguém;recobrar a razão,recobrar o juízo;desenlouquecer,desensandecer,desendoidecer,desenfurecer.
ser (modesto e adj.);meter-se na cama,encolher-se,retrair-se,encouchar-se,não saber onde meter as mãos,fazer com a mão direita de sorte que a esquerda o não veja,despojar-se da vaidade;gostar de ficar na sombra;amar a obscuridade;negar-se de sábio;aconchar-se,retrair-se,atarantar-se,atrapalhar-se,sentir o rosto em brasa,baixar os olhos,arder o pejo nas faces pudibundas,envergonhar-se,corar;erubescer-se,perturbar-se,rosar-se,ficar cor de pimentão,atomatar-se,cair com as faces no chão;desprezar a popularidade,obrar e não falar.
Advérbio
modestamente e adj.;sem cerimônia,sem toque de trombeta,à capucha,sem mais aquela,particularmente,sem estudadas negaças,à ligeira,sem aparato,sem vaidades de língua.
ser (sóbrio e adj.);abster-se,refrear-se;conter-se,dominar-se,comedir-se,regrar-se,governar-se,controlar-se,reportar-se,usar de alguma coisa com moderação;lambiscar,debicar,pastinhar,paparicar,lambujar,tasquinhar,apeguilhar,guardar-se,resguardar-se,ficar dentro das marcas,ater-se à conveniência,pautar-se;manter-se casto,manter-se celibatário;ter resguardo,ter dieta;desembriagar.
Advérbio
sobriamente e adj.;com conta,peso e medida;prudentemente.
mortificar-se,macerar-se;castificar-se,viver em observância,mortificar o fogo dos instintos,ciliciar-se,flagelar-se,autoflagelar-se,votar-se a uma pobreza voluntária;fazer voto de pobreza.