adj. || contrário às regras gerais do direito ou da moral; ilegal, Injusto, imoral: Atos irregulares; comportamento irregular. || Feito contra as regras da arte: Verso irregular; edifício irregular. || Desarmônico, falto de simetria, dissonante. || Que não obedece às leis da plástica, da harmonia ou do bom gosto: Feições irregulares. || Que se não sujeita a regras; inconstante, vário, desigual: Caráter irregular. || (Gram.) Verbo irregular ou anômalo, o que não segue as regras gerais da conjugação. || (Med.) Pulso irregular, que não apresenta uniformidade na intensidade das pulsações nem nos intervalos que as separam. || Tropas irregulares 1. (Mil.) as que não pertencem ao exército de linha. || -, adj. e s. m. e. f. (dir. can.) que incorreu em irregularidade, que não pode receber ou exercer as ordens.
F. Ir... 1+regular1.
ser diverso,diversificar,mudar de aspecto,desconfigurar-se,cambiar;quebrar a harmonia,não manter a mesma jurisprudência,variar,enrugar,encrespar,acidentar-se,apresentar-se sob aspectos vários,desassimilar-se.
desordenar,estar em desordem,ficar em desordem,ababelar;andar tudo desorganizado,estar tudo desorganizado;estar às avessas,estar de pernas para cima;desorganizar;bagunçar;não haver regra.
descontinuadamente,entrecortadamente,interruptamente,interpoladamente,salteadamente,fragmentariamente.;por intervalos,por sofreadas,por saltos,por acessos,a prestações,per saltum,a longo intervalo,com solução de continuidade,às vezes,de quando em quando;ora sim, ora não;com intermitência.
ofender a lei,violar a lei,infringir a lei,quebrantar a lei,desrespeitar a lei,desprezar a lei,defraudar a lei,calcar aos pés a lei,tripudiar sobre a lei = committere in legem;contravir,fazer letra morta da lei,despir-se na rua de todas as leis,manifestar pelas normas jurídicas repugnância invencível,transgredir,desobedecer;desprezar;desrespeitar;não observar;desmandar-se,exorbitar,aborbitar,exceder-se,passar das marcas,descomedir-se;abusar;rescindir;praticar excessos,praticar abusos;forçar a espada da justiça,satisfazer-se com as suas próprias mãos,arvorar-se,proclamar-se,exorbitar de sua competência,aberrar de sua esfera de ação,levar tudo a fio de espada,reincidir na transgressão,ser (ilegal e adj.);não ter as condições legais,contrabandear.
Advérbio
ilegalmente e adj.;manu militari = por força das armas,à cabralina,à ponta de espada,violentamente,com emprego de violência,com preterição das formalidades legais,à valentona,à força,à viva força,sem a mínima sombra de pretexto para lhe cobrir o abuso,discricionariamente,sumariamente,de plano,de contrabando = entrelopo.
Provérbio
Interjeição
Frase
Hoc volo, sic jubeo, sit pro ratione voluntas;quero-o, ordeno-o, que a minha vontade substitua a razão (Juvenal).
ser (injusto e adj.);ser todo injustiça,ter uma maneira sui generis de praticar a justiça,ter o espírito torto,confundir o justo com o injusto,fugir aos ditames da justiça,ter maneira toda especial de compreender e praticar a justiça,não guardar a serenidade que lhe impõe o cargo;não ter uma sombra de justiça,não ter um traço de humanidade,não ter um resto de siso;imolar a justiça às conveniências,demitir de si a justiça;desrespeitar direitos,calcar aos pés direitos,violar direitos;praticar desatinos,desatinar,denegar a justiça,vesguear;fazer justiça pelas próprias mãos (depr.);não ter cabimento,descaber,não encontrar justificativa,inspirar desconfiança,não ter mínima justificativa à luz de,não ser bem que,destoar dos princípios adotados em todas as nações civilizadas,atentar contra os mais sagrados e elementares princípios de justiça,bradar ao céu,não corresponder aos mais elevados sentimentos de justiça,vingar o empenho,triunfar o favoritismo,vencer a iniquidade;aures habent et non audient = ter ouvidos e não ouvir. Adj. injusto,injustiçoso,injusticeiro,parcial,infundado,esconso,bandeiro,iníquo,suspeito,suspicaz,que não inspira confiança,desabusado,caprichoso,prevaricador,venal (ímprobo);malcontentadiço,inclinado ao favoritismo,maldoso,dócil e maleável aos empenhos,imerecido,imérito,injustificável,injustificado,inatendível,imoral;liberal e amplo para uns,restrito e apertado para outros;descabido,indecente,que não encontra justificativa,clamoroso,faccioso,prevenido,desigual,censurável,irregular;odioso,afrontoso,coxo,manco,torto,vesgo,acanhado,desarrazoado,desarrazoável,improcedente,ilegal;absurdo;impróprio,escandoloso,descabido,inaceitável,malfeito.
Advérbio
injustamente e adj.;com afronta de toda a justiça,em detrimento da justiça.
Provérbio
Interjeição
Frase
Papagaio come milho, periquito leva a fama. Uns comem figos, a outros arrebenta a boca;Todos os pássaros comem trigo e quem paga é o pardal;Preso por ter cão e preso por não ter;Sic vos non vobis,assim vós, não para vós (palavras iniciais de quatro versos de poema escrito por Virgílio para reivindicar a autoria de alguns versos dos quais Batili havia se apropriado).