Adj. || que se move depressa, com muita velocidade, que em pouco tempo percorre grande extensão; que faz ou diz muitas coisas em pouco tempo; ligeiro, veloz, apressado: A frouxa luz da lâmpada viam-se oscilar rápidas as veias frontais do desgraçado mancebo. ( Herc. ) Deu a voar, e segue pelos ares o jovem par no rápido galope. (Garrett.) O silêncio... só era interrompido por algumas palavras rápidas. (Herc.) || Momentâneo, Instantâneo: Nos curtos lábios da feliz mendiga passava rápido um sorriso às vezes. ( Gonç. Dias. ) || -, s. m. trem especial que anda com velocidade superior a ordinária. || Declive, no leito de um rio. Cachoeira; corredeira; corrente Impetuosa. | || | Cachoeira; do cavalo que executa piruetas e tem saídas com extrema velocidade. || (Bras.) Próprio de certas agências que se encarregam de levar cartas, embrulhos, recados; a mesma agénela; o mensageiro que nela trabalha. || Num rápido 1. num pronto, num momento, num instante.
F. lat. Rapidus.
instantaneamente,imediatamente,repentinamente,momentaneamente,subitamente,rapidamente,fulminantemente,ab-ruptamente,bruscamente,em menos de um minuto,presto,subito,instanter,de um golpe,de um fato,de supetão,como um tiro;de uma cajadada,num abrir e fechar de olhos,num simples volver de olho;num relance de olhos,num rápido lance de vista,de um salto,uno saltu,de um rasgo,imediatamente,logo,de pronto,em um instante,da noite para o dia,a lume de palha,sem tirte nem guarte,num pronto;de pronto,sem aviso;sem dizer: água vai,sem perda de tempo,às duas por três,num ápice,num triz,num átimo,num santiâmen (vulg.),como por encanto,vai senão quando,eis senão quando,num momento,de improviso,numa volantina,de esfusiote,quebradamente,de repente,de chofre,de peso,de chapuz,num ai,sacudidamente,de afogadilho,de arrancada,de arrebate (ant.),num átimo de tempo,num vai não vai,no mesmo instante,de impensado,em uma volta de mão;de passagem,de uma assentada,de salto,ab abrupto,à queima-roupa,à mão tenente,ato contínuo,à queima bucha,na bucha;sem prestanejar.
tempestivamente,prestamente,agilmente,lepidamente,tempestivamente,prontamente.;cedo,em breve,às duas por três,a breve trecho,dentro de pouco tempo,logo,não tarde,sem tardança,a trouxe-mouxe,em breve tempo,pontualmente.;a tempo,no tempo preciso,de antemão,antecipadamente,prematuramente,antoras (p. us.),de supetão;precipitadamente,inesperadamente,de chofre,de uma cajadada,imprevistamente,sem mais tardar,sem mais tardança,quanto antes,mais depressa que a palavra,dicto citius,no mesmo instante,de pronto,de plano,de imediato,ato contínuo,sem demora,sem detença,sem hesitar,haud cunctanter,prestes,com presteza,à primeira enxadada,para logo,seguintemente,de uma só vez,de pancada,sumariamente,velozmente,na primeira oportunidade,ao primeiro relancear d’olhos,à vue d’œil,sem mais preâmbulo,de jato,de uma assentada,uno spiritu,de uma penada,sem pestanejar,sem desfalecimento.
Provérbio
Interjeição
Frase
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje;Dito e feito.
ser (veloz e adj.);mover-se rapidamente,correr,disparar,voar,arremeter,abalar-se,correr com o vento em popa,chispar,zunir,navegar a todo o pano,andar a passos largos;correr como um doido,correr como um galgo;fazer uma corrida,correr até perder o fôlego;atropelar,devorar chão,caminho;estender a perna,fugir,safar-se,saltar,pular,sorver terras,correr a bom correr,ir de batida,andar à vela,estrotejar,trotar,galopar,partir como uma bala,ganhar terreno,meter pernas ao cavalo,dar às canelas;ir a catrapós,vir a catrapós;desembestar,correr a toda a brida,correr como uma xara,ir de escantilhão,adiantar-se,tomar o passo a alguém,dar grandes passadas,ferir lume,passar adiante;forçar os mastros,forçar a marcha;alargar o passo,avivar o passo;apertar o galope,levar grande velocidade,dar à perna,arrancar a trote,dobrar o passo,abrir grande vantagem,levar grande avanço a alguém;acelerar,animar a velocidade de;apressar,aligeirar,precipitar;avivar o passo,estugar o passo;esporear,fazer força de vela.
Advérbio
velozmente,rapidamente e adj.;à espora fita,a bom correr,à disparada,desembestadamente,depressa,admisso equo = a toda a brida,à rédea solta,à rédea larga,ventre à terre,de entuviada,à desfilada,a sete pés,a mata cavalo,à unha de cavalo,a galope,a pés de cavalo,more fluentis aquæ,a todo vapor,a todo pano,velis plenis,de esfuziote,largo;a passos largos,a passos agigantados;à pas de géant,como um foguete,como um raio,à lufa-lufa,como doido,de corrida,num abrir e fechar de olhos,num piscar de olhos,de carreira,de foguete,com velocidade incomparável do raio,toste = depressa,a passo corrido,velis et remis,a toque de caixa,em corrida desenfreada,a marchas forçadas,de arrancada,de batida,de cavalo,de automóvel,de avião;como um turbilhão,como um raio;com a presteza vertiginosa dos expressos.
ser (ativo e adj.),estar (ativo e adj.);ter (atividade e subst.);ferrejar,ocupar-se,agitar-se,mover-se,manobrar,apressar-se,furar paredes,alargar o seu voo,desentorpecer-se,levantar poeira,fazer progressos;trabalhar;consagrar o melhor da sua atividade,esgarabulhar,revolver,persistir,perseverar;exacerbar,desdobrar ao infinito a sua atividade;agitar-se febrilmente,afobar-se,sair do letargo,mover-se,desembotar,desamodorrar,dar razão de si,arregalar os olhos,agir com energias novas,não dormir,ficar vigilante;matar dois coelhos de uma cajadada,fazer de um caminho dois mandados = de eadem fidelia duas pariete dealbare = andar depressa;fazer o possível,fazer prodígios,multiplicar-se,ter o dom da ubiquidade,estar atarefado,ter muito que fazer = não ter mãos a medir,estar sobrecarregado,andar na maromba,fazer diligências,não perder tempo,não ter uma hora de seu,não dispor de tempo,ter todas as horas tomadas,medir o tempo,entregar-se desenfreadamente a,não perder a oportunidade;não sobrar tempo a alguém,lidar,afanar-se,afadigar-se,barafustar,correr,labutar,suar,levar má vida,repartir-se,mal ter tempo de comer,não ter momento de descanso,não criar limo,deitar os bofes pela boca,fervilhar,ver uma bruxa;andar num corrupio,andar num sarilho,andar numa roda-viva,andar numa fona,andar numa lufa-lufa,estar em palpos de aranha;garavotear = mostrar azáfama,estar sempre com o dedo no gatilho,não ter paz nem trégua,não ter trégua nem folga;invocar meios divinos e humanos;fazer do trabalho um prazer,fazer do trabalho uma religião;ser workalchoolic;azougar-se,traquinar = trasguear,abelhar-se (desus.),dedicar-se afanosamente,fazer diligências;não medir sacrifícios,não regatear sacrifícios;vencer incômodos;acordar,despertar,espertar,espertinar,sacudir o sono,desadormecer,desadormentar,desamodorrar,matinar,amanhecer,madrugar,fazer serão,fazer da noite dia,fazer noitadas,tresnoitar,passar a noite em branco,não pregar o olho toda a noite,velar;levar a noite de vela,levar a noite de espertina;atarefar-se,azafamar-se,sobrecarregar-se de trabalho,lutar,insistir,recavar;intrometer-se,zarelhar,entremeter-se,imiscuir-se,bedelhar = meter o bedelho,intervir,meter sua colherada ou as mãos na massa,meter o nariz em tudo,meter o focinho em,meter a foice em seara alheia,meter o bedelho,meter-se em debuxos,meter-se a taralhão,fossar,ir aonde não foi chamado,ativar,desentorpecer,desengrunhir,desentolher,aguçar.
Advérbio
ativamente e adj.;in medio rebus.
Provérbio
Interjeição
olho vivo!,age quod agis!.
Frase
Carpe diem (oportunidade);Uma atividade febril devora a todos;Nulla dies sine linea;Nec mora nec requies;Dito e feito;Veni, vidi, vici;Fervet opus;Melhor é fazer debalde que estar debalde;A atividade elétrica de X. exacerba-se e chega ao auge.