Sua língua na Internet

 

(si.nal)

sm.

1. Vestígio, marca que se inscreve em alguém ou em algo (concreto ou abstrato), simbolizando alguma coisa: Aquelas ruínas eram sinais da guerra: Não conseguia apagar de seu rosto os sinais do tempo [NOTA:Nesta acp., mais us. no pl.]

2. Mancha, cicatriz, pinta: Tinha um sinal na face direita

3. Gesto que permite reconhecer ou prever algo: Fez um sinal para que o pedestre passasse

4. Recurso (visual, sonoro etc.) que se usa para transmitir avisos, ordens etc: Ouvimos o sinal de alerta

5. Prenúncio, presságio: Era um sinal de que as coisas não iam bem

6. Importância que se adianta numa negociação: Deu um sinal de cinco mil na compra do carro

7. Fig. Ato ou gesto que serve como demonstração clara de algum sentimento; PROVA: Ofereceu-lhe flores como sinal de carinho: Não dava sinal de arrependimento

8. Mat. Símbolo de operação matemática

9. Med. Sintoma de uma doença: O doente apresentava sinais de diabetes [NOTA:Cf.: sintoma.]

10. Telc. Ruído próprio dos aparelhos de telecomunicação, indicativo de que estão prontos para uso: Depois do sinal deixe o seu recado: O telefone custou a dar sinal

11. Nos colégios, som da sineta ou sirene que anuncia o início ou o fim de alguma atividade: Tocou o sinal do final do recreio

12. Representação gráfica que tem um sentido convencional (sinais fonéticos; sinais algébricos)

13. O que se escreve sobre uma etiqueta, placa; RÓTULO; MARCA; LETREIRO

14. Jur. Assinatura ou rubrica firmada em tabelião

15. Elet. Num circuito, impulso elétrico que entra ou sai

16. Ling. Objeto, forma ou fenômeno que se associa a algo diferente de si mesmo, passando a substituí-lo em determinadas situações; SIGNO

17. Radt. Oscilação de uma onda modulada que modula outra

18. Comun. Suporte físico da mensagem (gesto, fonema, bit, caráter tipográfico, impulso elétrico etc.)

19. Bras. Sinal de trânsito; SINALEIRA

20. Bras. Ponto de parada de transportes coletivos

21. S. Corte de diversas formas feito na orelha dos animais para marcá-los


[Pl.: -nais.]

[F.: Do lat. signalis -e. Hom./Par.: senal (a2g. sm.). Ideia de 'sinal': sem (a /i) (semáforo, semântica); sign - (signatário, significado, signo); -semia (poliessemia).]


Sinal aberto
1 Ver Sinal verde.


Sinal amarelo
1 Indicação de alerta, ou seja, de que é iminente a passagem de sinal de trânsito (ou farol, ou semáforo, ou sinaleira) de verde para vermelho, ao se acender nele a luz amarela.
2 P.ext. Fig. Indicação de um estado de alerta em relação ao desenvolvimento de uma situação: O último relatório de vendas já foi um sinal amarelo a empresa.


Sinal de adição
1 Arit. Sinal (+) da operação de soma.


Sinal de Babinski
1 Fisl. Reflexo anômalo do músculo da planta do pé ao ser estimulado, que se estende ao invés de contrair-se, como indicação de lesão no sistema nervoso central.


Sinal de divisão
1 Arit. Sinal (¸) da operação de divisão.


Sinal de excitação
1 Eletrôn. Tensão aplicada aos terminais de entrada de um circuito ou de um dispositivo.


Sinal de multiplicação
1 Arit. Sinal (') da operação de multiplicação.


Sinal de pontuação
1 Gram. Ling. Cada um dos sinais que formam um sistema de pontuação. [No português, vírgula (,), ponto-e-vírgula (;), dois-pontos (:) e ponto (.) relacionam elementos do texto. O ponto de interrogação (?)marca o encerramento de uma pergunta; o ponto de exclamação ou de admiração (!), o de uma exclamação. As reticências (...) sinalizam a suspensão da sentença; os parênteses [(....)] interrompem o desenrolar da sentença para intercalar comentário; os colchetes ([....]) servem para introduzir digressões ao curso das ideias, ou para evitar que parênteses se abram dentro de parênteses. O travessão (-) precede a fala de um locutor.]


Sinal de revisão
1 Art.gr. Sinal us. por revisores de texto, convencionado para representar determinada ação de emenda, a ser seguida pelos operadores do texto.


Sinal de supressão
1 Art.gr. Sinal de revisão que significa que o texto marcado deve ser eliminado; deleatur.


Sinal de trânsito
1 Aparelho instalado em ruas (ger. em cruzamentos) ou estradas, destinado a sinalizar aos motoristas se podem seguir ou se devem parar, permitindo a passagem de outros veículos no cruzamento; farol; semáforo; sinaleira. [Consiste, ger. de três luzes coloridas que se alternam: a verde (embaixo se a disposição for vertical e à esquerda se for horizontal) libera a passagem; a vermelha (em cima ou à direita) sinaliza a parada obrigatória; a amarela (entre as duas) sinaliza atenção à mudança iminente da luz verde para a vermelha.]


Sinal de vídeo
1 Eletrôn. Telv. Sinal ou conjunto de sinais que portam, em forma de ondas, informações (cor, luminância, sincronismo etc.) sobre a imagem que está sendo transmitida para que sejam decodificadas no aparelho receptor e retransformadas em imagem na tela.


Sinal diacrítico
1 Art.gr. Sinal que se apõe a uma letra ou a um símbolo fonético para modificar-lhe o som, indicar sua duração etc. [Ex.: cedilha, acento agudo, acento circunflexo, til, macro etc. Tb. apenas diacrítico.]


Sinal fechado
1 Ver Sinal vermelho.


Sinal luminoso
1 Ver Sinal de trânsito.


Sinal modulador
1 Eletrôn. Sinal (17), ger. de audiofrequência, interfere numa onda portadora de alta frequência, modificando-lhe amplitude, ou frequência, de modo que esta reproduz o perfil daquela, que vai ser reconhecido no aparelho receptor.


Sinal negativo
1 Mat. O que indica número ou grandeza negativos. [-]


Sinal patognômico
1 Med. Sintoma típico de uma doença, cuja presença é suficiente para fazer o diagnóstico.


Sinal positivo
1 Mat. O que indica número ou grandeza positivos.


Sinal verde
1 Permissão de prosseguir indicada por sinal luminoso de trânsito (ou farol, ou semáforo, ou sinaleira), ao nele se acender a luz verde; sinal verde; sinal aberto; luz verde.
2 P.ext. Fig. Permissão, ou situação favorável para o prosseguimento de algo, ou início de algo: Está tudo preparado, sinal verde para dar início ao projeto.
3 Aut. Conjunto das luzes verdes que, ao se acenderam todas sequencialmente, autoriza a partida dos carros numa corrida de automóveis.


Sinal vermelho
1 Indicação de que não é permitida a passagem (em rua, estrada etc.), esp. em sinal de trânsito, ao nele se acender luz vermelha; sinal fechado.
2 P.ext. Fig. Indicação de que não se deve começar ou prosseguir com algo, ou situação desfavorável para que se comece ou se prossiga com algo; sinal fechado; luz vermelha: A inflação alta do mês foi um sinal vermelho para os planos de expansão da firma.


Abrir o sinal
1 Passar (sinal de trânsito) de vermelho a verde.


Avançar o sinal
1 Bras. Não obedecer ao sinal de parar o veículo (esp. o sinal luminoso vermelho).
2 Fig. Não respeitar determinada convenção ou regra, passando do limite daquilo que é permitido ou considerado aceitável; esp. intervir em esfera que não é da sua competência ou atribuição
3 Fig. Comportar-se de modo abusivo ou ousado, atrevido; esp. forçar situação de intimidade ou exceder-se nas carícias sexuais.
4 Restr. Ter relações sexuais antes do casamento (us. esp. em relação ao casal).


Dar sinal de si/de vida
1 Depois de um tempo de ausência, dar (alguém) notícias de si, ou fazer contato, ou finalmente aparecer.


Por sinal
1 A propósito; aliás

Explore seu vocabulário com o Aulete

Pouquidão

Substantivo

pouquidade,exiguidade,pequenez,pequenez em tamanho;tenuidade,modicidade,mediocridade,um pouco,um tanto,um quê,pouco;poucochinho,pouquinho,insignificância,irrelevância,modéstia,parcimônia,escassez,carência,penúria,inópia,angústia,estreiteza;moderação,pobreza,miséria;zinho;quantidade diminuta,mínimo,ponto,partícula,corpúsculo,sinal,pinta,mancha,nódoa,tantito,vislumbre,verniz,centelha,faísca,pedacinho,minutiae,minúcias,pontinha,pelotilha,detalhes (fam.),sombra,alguma coisa,talisca,grão,grânulo,glóbulo,pastilha,miúça,mínimo,sorvo,pitada,tinta,gota,baga,bago,pingo,pinga,borrifo,lambisco,salpicadura,dedada,cigalho,migalha,miséria,mica,negalho,lambuzada,lambuzadela,tintura,pacotilho,polegada,úncia,remendo,semente,semínula,nadinho,bocado,lambujem,fragmento,mealha,esgarço,retalho,nesga,estilhaço,lasca,farrapo,trapo,vintém,resquício,vestígio,salpicos,fatia,dedal,quinhão,parcela,aparas,cabelo,pepita,torrão,colher,casca de noz,punhado,fração,gota d’água no oceano,animálculo;bagatela;ninharia,nonada,sombra de outra sombra,tudo-nada,és não és,dose homeopática,quantidade finita,átimo,raio,aparência.

Adjetivo

pouco,escasso,parco,parcíssimo,mínimo,exíguo,insuficiente,irrisório,minguado,modesto,módico,diminuto,diminutivo,pequeno;apoucado,restrito,miúdo,insignificante;tantito,pequenito,desprezível,vil,baixo,tênue,débil,frágil;delgado,leve,limitado,magro;insuficiente,inconsiderável,inapreciável;algum,assim assim,medíocre,sofrível,tolerável,abaixo do par,meão,vazante,moderado,ínfimo,infinitésimo,infinitesimal,sutil,lançadiço,mísero,miserável,homeopático,mero;simples.

Verbo

ser (pouco,ser de dimensões acanhadas & adj.);caber numa casca de noz,diminuir;contrair;escassear,carecer.

Advérbio

escassamente,escassamente & adj.;em pequena escala,em pequena extensão,mal,pouco,às migalhas;imperceptivelmente,miseravelmente,insuficientemente,escassamente,imperfeitamente,parcimoniosamente,debilmente;sofrivelmente,sofrivelmente bem;em parte,tão só,em certo grau,alguma coisa,um tanto,um quê,a desejar,no menos,no máximo,a pouco e pouco,pouco mais ou menos,quando muito,quando menos,ao menos,sequer,pelo menos,quase,vai não vai,por um triz,por um cabelo,apenas,mal,ainda não,parcialmente,restritamente,pura e simplesmente;(ant.),cerca de,perto de,obra de,coisa de,aproximadamente;de modo algum,absolutamente,não,nem por sombra,nem para lá vai,nem assim,nem assado,nada disso,nanja,por forma alguma,de forma alguma,nem pensar,nem por pensamento,em hipótese alguma,nenhumamente,por nenhuma condição,nem à mão de Deus.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Memória

Substantivo

notícia,cachimônia,canhenho,lembrança,memoração,monumento,recordo,recordação,evocação,retenção,retentiva,tenacidade,veteris vestigia flammæ,prontidão,presteza;reminiscência,reflexo,reconhecimento,anamnese,anamnesia,renovação,remembrança,rememoração,ressuscitação,retrospecto,retrospecção,recapitulação,sumário,restabelecimento da memória,lampejo,alvitre,sugestão (informação);raio de luz,estimulação,aviso,advertência,lembrete,memento,caderneta,lembrança,relíquia,verbete,memorando,memorandum;registro,livrinho de lembranças;álbum,sinal,canhenho,carteira,apontamento,nota,verba,cédula,memorial (registro);consagração (comemoração);carteira de lembranças,ementa,ementário,anamnésticos,fosfatos,coisas para serem lembradas,memorabilia;memória artificial,memória técnica,mnemônica;mnemotécnica,Mnemosina;mnemotecnia,memorião,lembradiço;arquivo,memória pronta,memória tenaz,memória feliz,memória retentiva,memória firme,memória fotográfica,memória obediente ao apelo,memória privilegiada,memória excelente,memória fiel;memória que não trai.

Adjetivo

recordador,recordativo,recordatório,remêmoro,rememorativo,lembrador,evocador,evocativo,contemplativo,evocatório,anamnéstico,memorial,memorativo,memorando,lembradiço,alvitreiro,sugestivo,recognitivo,recente,fresco;inesquecível,memoroso,inapagável,indestrutível,indelével,inolvidável,perene = eternífluo,duradouro,eterno,memorável;inextirpável da memória,inextinguível da memória;inescurecível,mnemônico,mnemotécnico,lembrado e v.

Verbo

lembrar(-se),recordar-se,ter diante dos olhos,ter presente,ter na memória;ter no pensamento,conservar no pensamento,reter no pensamento,entesourar no pensamento,armazenar no pensamento,gravar no pensamento,registrar no pensamento,arquivar no pensamento,meter no pensamento;ter na memória,conservar na memória,reter na memória,entesourar na memória,armazenar na memória,gravar na memória,registrar na memória,arquivar na memória,meter na memória;ter na mente,conservar na mente,reter na mente,entesourar na mente,armazenar na mente,gravar na mente,registrar na mente,arquivar na mente,meter na mente;ter na ideia,conservar na ideia,reter na ideia,entesourar na ideia,armazenar na ideia,gravar na ideia,registrar na ideia,arquivar na ideia,meter na ideia;ter na lembrança,conservar na lembrança,reter na lembrança,entesourar na lembrança,armazenar na lembrança,gravar na lembrança,registrar na lembrança,arquivar na lembrança,meter na lembrança;agasalhar uma ideia;estar na memória,viver na memória,ficar na memória,morar na memória,ocupar um lugar na memória;ficar na cabeça,ter memória fiel = vigere memoria,renovar na memória;meter-se na ideia,não poder banir do pensamento,remembrar,relembrar,rememorar,surgir à mente,ficar sensivelmente impressionado,escrever no bronze,viver obcecado por uma ideia;acudir à mente,vir à balha,vir à baila,passar pela memória,relampejar na memória,ocorrer à memória,sugerir à memória;oferecer à memória,vir à memória;reconhecer,recorrer à memória,passar em revista,reunir ideias,concatenar reminiscências,surgir a memória do letargo;evocar à memória,trazer à memória,chamar à memória;rever o passado,recolher-se,reconcentrar-se,concentrar-se em recordação,remontar,amentar,ementar,fazer exame de consciência;despertar a memória,fazer apelo à memória,escarafunchar a memória,recapitular,recordar,evocar,fazer lembrar,falar de,memorar;renovar,esfregar,espevitar,avivar a memória;sugerir;alvitrar,insinuar,lembrar,trazer à lembrança,dar um alamiré,despertar recordações,dar rebate de,memorar,rememorar,guardar no cérebro,confiar ao cérebro,abanar as cinzas,renovar,infandum renovare dolorem;sobrecarregar a memória,encher a memória;abusar da memória,decorar;mandar à memória,consignar à memória,encomendar à memória;reter de memória;aprender de cor,saber de cor,guardar de cor,repetir de cor,enunciar de cor;apanhar a dente;saber na ponta dos dedos,saber na ponta da língua;fixar na memória,burilar na memória,gravar na memória,imprimir na memória,estampar na memória,engarrafar na memória,encaixotar na memória,enrelicar na memória,enredomar na memória,embalsamar na memória;memorizar,encerebrar,escrever em caracteres rútilos de fogo;salvar do olvido,alvar do naufrágio;ressuscitar,tangere ulcus = mexer na ferida,reverdecer,comemorar;tomar nota de;sobrenadar ao naufrágio;resgatar do esquecimento,salvar do esquecimento;ter saudade de,levar no espírito recordações.

Advérbio

recordativamente e adj.;de cor,de coração,de cor e salteado,sem livro,memoriter,de memória,em memória de,in memoriam,ad perpetuam rei memoriam.

Provérbio

Interjeição

tatá!.

Frase

Manet alta mente repostum;forsam et hœc olim meminisse juvabit.

Conjunção

Manifestação

Substantivo

franqueza,sinceridade,transparência,evidência,comunicabilidade,comunicação,linguagem franca,amostra,expressão,atestado,exposição,demonstração,desnudação,exibição,produção,apresentação,ostentação,aparato,abertura,assomos,rasgos,voos,surto,lampejo,sinal;indicação (chamada de atenção);publicidade;revelação;veracidade;candura;expansão,efusão,desabafo,epanchement,desvendamento.

Adjetivo

manifesto,exposto,aparente,evidente,patente,presente,óbvio,público,natural,saliente,onipatente,impressionante,demonstrativo,proeminente,notável,onipresente;flagrante,indubitável e indubitado,notório (público);insigne,rematado,chapado,refinado,consumado,completo,requintado,redondo,pronunciado,acentuado,descarado,definido,definito,distinto,claro,luminoso,bem visível,discriminável à vista,conspícuo;vidente,inquestionável,intuitivo,da maior evidência,limpo,preciso,cabal,formal,iniludível,indisfarçável,palpável,nítido,tangível,não velado,compreensível;claro como o dia,claro como a água,claro como o sol,claro como a própria evidência;pátulo (poét.);ostensivo,convicto,confesso,ostentoso,expresso,explícito,nu,descoberto,literal,exotérico,indisfarçado,desrebuçado,desvelado,franco,aberto (despido de artifício);singelo.

Verbo

manifestar,tornar (manifesto e adj.);produzir,apresentar,aduzir,trazer;pôr em cena,pôr em evidência;aclarar,evidenciar,expor,revelar,abrir;expor à vista,expor à contemplação;abrir os olhos a alguém,pôr ante os olhos de;proclamar;pôr em foco,pôr em acentuado relevo;focalizar,trazer à luz,mostrar à evidência,transverberar,transparentar,deixar transparente,testemunhar,não fazer mistério,trair,deixar transparecer,deixar a descoberto,dar em espetáculo,provar,demonstrar em circunstâncias muito concludentes,atestar,patentear,ressaltar,ostentar,exibir,meter à cara de alguém,tirar do bucho,desembuchar,falar bem alto,botar à luz,correr a cortina a alguma coisa oculta,manifestar-se,dar sinal,falar,fazer ver,mostrar,dar provada demonstração de,falar rasgado,desnudar,desenrolar,desfraldar uma bandeira,descerrar;ser manifesto,brotar à luz,mostrar-se,antolhar-se,prefigurar-se,afigurar-se;revelar-se de modo brilhante,revelar-se com ostentação;dar nos olhos,resplandecer,irromper,assomar,manifestar-se com esplendor (ser visível);desenhar-se,parecer,transparecer;levantar a cabeça;dar sinal de,dar indicação de,dar indícios de;aflorar,ressumbrar,contar a sua própria história;indicar (chamar a atenção);revelar;desencadear-se;ressaltar a todos os espíritos,dar provada demonstração de.

Advérbio

manifestamente e adj.;abertamente,à luz do dia,escancaradamente,de praça,à barba de,face a face;cara a cara,à vista,à mostra,cartas na mesa,jogo franco,à luz do dia,em pleno dia,às claras,meridianamente,à vista de todos,diante de Deus e de todo o mundo,a peito descoberto,de coração aberto,à boca cheia,com desassombro,redondamente,pelo claro;sem disfarce,sem eufemismo,sem rodeios,na lata,sem circunlóquios,sem rebuço,sem refolhos,sem reserva,à fiveleta,em toda a luz,clara voce = em voz alta,sem mais cá nem mais lá,em circunstâncias mui concludentes,rasgadamente,desassombradamente,às escâncaras,coram populo,paladinamente,a olhos vistos,em português claro,em bom romance,à letra,ao pé da letra,de portas abertas e janelas escancaradas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Isto entra pelos olhos;Está na cara.,É o óbvio ululante.;Só não vê quem é cego.;Não é preciso o Espírito Santo para mostrar.,A significação está à tona.,Cela va sans dire,Ça va sans dire.,Sem comentários.,Res ipsa loquitur,Apparet id etiam ceco = um cego veria isso.

Conjunção

Indicação

Substantivo

representação,denotação e v.;coindicação,referência,simbolização,ícone,iconografia,simbolismo,semiologia,semiótica,semiografia,linguagem;metáfora,lineamento,feição,talhe,fisionomia,aspecto,linha,pinta,característica,sinais característicos,varinha adivinhatória,meios de reconhecimento,diagnose,diagnóstico,atributos;qualidades,sinal,fístula,cicatriz,cicatrícula,símbolo,indício,pista,evidência,viso,índex,índice,indicador,divisa,indículo,lembrança,cunho,prova,assomo,amostra,vestígio,mossa,expoente,nota,sintoma,eussemia,sinais coindicantes,presságio,pródromo;repertório,tipo,modelo,espécimen,exemplar,algarismo,emblema,insígnia,distintivo,epígrafe,título,cabeçalho,rubrica,deixa,moto,mote,legenda,lema,iniciais;cifrão,meneio,gesto,acionado,gesticulado,gesticulação,sinalização,tique;requebro,requebro de voz;requebro de olhos,mímica,aceno,trejeito,gatimanhas,pestanejo,piscadela,piscar de olhos,olhar,momice,negaça,fosca,fosquinha,inclinação de cabeça,encolhimento de ombros,cotovelada,puxão,dactiologia,dactilonomia,sinais maçônicos,sinais telegráficos,telégrafo semafórico,quirologia,pantomima,pantomina,alusão,vaga insinuação,meia palavra = dictum sapienti;advertência,sinal,semáforo,luz azul,foguete,torre de observação,almenara,fogueira;facho,marca,resenha,linha,ferra,trema,cimalha,diérese,ápice,risco,raia,guarda,cetras,asterisco,estrelinha,antígrafo,itálico,grifo,sopontadura,anotação,chamada,rabisca,garatuja,penada,óbelo,pingo,ponto,acento,sinal diacrítico,letra vermelha,cedilha,acento circunflexo,impressão,vestígio,estampa;ceráunio,(para identificação): sinal característico,linha-d'água,contraprova,contramarca,contrassenha,contrassinal,tergo,duplicata,entalhe,cartel,etiqueta,bilhete,carta,letra,contador,téssera,santo e senha,cartão,testemunha,fiador,abonador,pegada,rasto,encalço,estampa;marca da fábrica,assinatura,firma,cetras,chancela,endereço,sobrescrito,fecho,cartão de visita;credenciais,atestado,certificado,sinal manual,impressões digitais,sinalética,cifra,selo,sigilo (des.),sinete,contrasselo,carimbo,mutra (ant.),escrita,autógrafo,original,visto,reconhecimento de firma,inscrição,endosso,cunho,logotipo,logomarca,signo,timbre,papel timbrado,passa-palavra,shibboleth;abre sésamo,bandeira,bandeirola,miqueletes,vexilo,pavilhão,jack,estandarte,águia,guião,flâmula,alferena,pluma,galhardete,lábaro,auriflama,balsão,balsa (ant.),flâmula sagrada,pavilhão,signa,sina,pendão das quinas,as águias romanas,as águias francesas,manípulo,quadra,tougue,crescente,torniquete,heráldica,brasão,cimeira,armas,escudo,cota de armas,broquel,chaveirão,armorial,libré,uniforme,penacho,cocar,roseta,laço de fita,divisas,tope,bordados,galão,banda,dragonas,epaulette,grinalda,capela,véu,hábito,sotaina,aliança,medalha;venera,(de localidade): farol,fanal,facho,boia de luz,monte de pedras,cruz,marco,mastro,ponteiro,mão de relógio,seta;cata-vento,marco condutor,flecha,mão,pilares de Hércules,crista das montanhas,baliza,boia,estrela polar,estrela do norte,Pequena Ursa,bússola,guia,orientação,endereço,direção,denominação,latitude e longitude,coordenadas geográficas,tabuleta,placa;chapa;notificação (informação);anúncio;patognômica,voz de comando,chamada,toque de reunir,alarma,sino;grito;exposição (explicação);prova;modelo.

Adjetivo

indicador,indicatório,indicativo,designativo,simbólico,denotativo,conotativo,diacrítico,característico,especificativo,representativo,típico,modelar,exemplar,figural,figurativo,pantomímico,patognômico,sintomático,demonstrativo,diagnóstico,exponencial,monumental,emblemático,lemático,armorial,individual;reconhecido,apontado,indigitado,assinalado por;reconhecível por;denotável,indelével,autográfico,quirológico,itálico.

Verbo

indicar;ser o sinal,ser o símbolo de;denotar,conotar,significar,mostrar,provar,dar indício de,exprimir,sinalizar,dizer,falar,definir,indiciar,encaminhar,designar,inculcar,indigitar,cotar;representar,encarnar,aludir,personificar,simbolizar,ser a fotografia de,figurar,dar bem a medida de,tipificar,expressar,adumbrar,ser o expoente de,marcar,ferretear,gravar,carimbar,estampar,mutrar (Ásia),rotular,etiquetar,ferrar,pôr uma marca em,assinalar,sinalar,chapar,riscar,pingar,cedilhar,traçar,tracejar,acentuar,pontuar,aspar,virgular,selar,sigilar,contramarcar;delinear,gizar,imprimir,gravar,estampar,estereotipar,abrir,lavrar,exarar,apontar,mostrar;fazer um sinal,dar sinal a,acenar,gesticular,sacudir a cabeça,acotovelar,dar de olho a alguém,piscar a alguém o olho,trocar olhares com,piscar os olhos,falar à esconso,bracear,bracejar,acionar,pestanejar,sacudir os ombros;agitar uma bandeira,içar uma bandeira,desenrolar uma bandeira,desfraldar uma bandeira,implantar uma bandeira,alvorar uma bandeira;agitar um lenço,capear,dar aviso (informação);dar sinal de alarma,tocar a rebate,rufar o tambor;soarem os clarins,soarem as trombetas;soltar um grito de alarma;assinar,selar,reconhecer a firma,atestar;sublinhar (dar importância);chamar a atenção para;abular,referendar;chancelar,timbrar,tarjar.

Advérbio

em sinal de,com penhor de,simbolicamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ecce signum. Ex ungue leonem. Ex pede Herculem. Ex digito gigas: pelo dedo se conhece o gigante. Ab uno disce omnes.

Conjunção

,.

Registro

Substantivo

tombo,tombamento,traço,vestígio,reflexo,sinal,relíquia,restos,cicatriz,gilvaz,cicatrícula,pegada,peugada,treita,rasto,trauta (de caça),rastro,rabeiro,rabeira,marca,esteira;águas (de um navio),indício,pista,trilha;monumento,escudo,armorial,corágico,laje,pedra,placa,chapa,troféu,óbelo,obelisco,agulha,pilar,coluna,monólito = estela,marco miliário,cipo,memorial,memória histórica,memento (lembrança);testemunha,medalha,selo comemorativo,coluna histórica (comemoração);termo,marco,pilastra;registro,nota,apontamento,verbete,minuta,esboço,rascunho,rol (lista);relação,agenda,almagesto,canhenho,díptico,catálogo,livro de ouro,códice,cadastro,entrada,inscrição,lançamento,assentamento,fé de ofício,memória,memorando,relatório,enunciativa,(ant.),endosso,cópia,duplicata,rótulo,dístico,arquivo,letreiro,emblema,ramo (de taverna),tituleiro,documento (segurança);depoimento,dossiê,proces verbal affidavit,certificado;protocolo,ata,carteira,manual,formulário,pasta,coletânea,folclore,enxerto,analecto,extratos,seleta,cartalogia,catalecto,antologia,cartapácio,calhamaço,casier,papeleira,secretária,bulário,epistolário,epistoleiro,imprensa,gazeta,jornal,folha,revista,panfleto,magazine,almanaque,calendário,efeméride,roteiro,livro de derrota,livro de bordo,livro mestre,razão,diário,borrador,catálogo,arquivo,traça;documento oficial;livro azul,livro róseo,livro amarelo,livro negro;estatística,recenseamento,autobiografia,memórias;ata,compte rendu,autos,processo,crônica,cronicação,mote,legenda,exergo (de uma moeda),convenção,história,biografia;monumentos escritos,necrológio,hagiografia,hagiomeno,martirológio,sanctoral,hinário,cartório,cartorário,cartulário,arrolamento,inventariação,inventário,bençoairo (ant.),averbamento,cártula,cartela,assinatura;registrador;sinalética;anotação,assento,cota,nota,marca,cédula,chicha,sebenta.

Adjetivo

registrado e v.;figurado,arrolado,adscrito;obeliscal,hagiológico.

Verbo

registrar,dar a registro,encabeçar,tombar,fazer o tombamento de,arrolar,tomar por termo,ir ao livro,assentar,fazer o lançamento de,lançar,escrever,exarar,lançar em registro,escriturar,averbar,titular,empadroar,gravar,lavrar,tomar nota de,averbar,inscrever,anotar,notar,marginar,chancelar,protocolar,abrir folha,transcrever,marcar;assinar (atestar);aduanar;dar entrada,inventariar,atombar,arquivar,emaçar,matricular,incluir,alistar,relacionar,autuar,arrolar,catalogar.

Advérbio

sob registro.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Linguagem

Substantivo

locução,fala,expressão,palavra,Frase,Fraseologia;discurso;língua,idioma;língua-mãe,língua materna,língua nativa,língua vulgar,língua natural,língua original,vernáculo,calão,portuguesismo,lusitanismo,gíria,dialeto;língua de Camões,língua de Shakespeare,língua de Racine,língua de Horácio,língua de Dante;confusão das línguas,Babel,pasigrafia,escrita universal,pantomima (sinais);onomatopeia,mimologismo;línguas mortas: latim,sânscrito;signo,semântica,semiótica,símbolo,signo,semantema,léxico,lexicografia,dicionário,dicionário analógico,vocabulário,glossário,gramática;locução,expressão,código,sigla,sinal;gesto,semáfora,código morse,metáfora,eufemismo,figuras de linguagem,figuras de estilo,metonímia,catacrese,peeríFrase,sinestesia;linguística,filologia,glossologia,glotologia,glótica,crestomatia,paleologia,paleografia,glossografia,gramática comparativa,literatura,letras,belas letras,musas,quadrívio,humanidades,literæ humaniores,república das letras,Atenas,república literária,clássicos,quinhentistas,seiscentistas,erudição;poliglotismo,poliglota,dom das línguas,linguista (douto);plebeísmo.

Adjetivo

lingual,linguístico,dialético,vernacular,poliglótico,literário,glossológico,idiomático,pasigráfico,glótico;semântico,léxico;trilíngue,bilíngue.

Verbo

exprimir-se,falar a mesma língua.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fiança

Substantivo

fiadura,fiadoria,satisdação,garantia,abonação,abonamento,empenho,penhor,arras,segurança,garantia,aval,garantia de aval,obrigação,compromisso,debenture,hipoteca,sinal,seguro;depósito,caução,gage (ant.),refém,satisdação;promissória,crédito,ápoca;letra de câmbio,letra da terra;palavra (promessa);aceite,endosso,abono;fiador,responsável,garante,garantidor,abonador,respondente,avalista,caucionário,caucionante,segurador;fiador bastante,fiador idôneo;autenticação,verificação,autorização,certificado,registro;cópia autenticada,estampilha;recibo,quitação,resgate,liberação,ajuste de contas,amortizamento,liquidação,descarga;título,documento,instrumento,escritura,ato,papel,pergaminho,testamento,cédula de testamento,testamento de mão comum,codicilo,última vontade,fideicomisso;aluguel,arrendamento,aforamento,enfiteuse,anticrese.

Adjetivo

caucionado e v.;pignoratício,codicilar,fidejussório,fideicomissório,reversal.

Verbo

prestar fiança,dar fiador,satisdar,fazer caução,segurar,caucionar,penhorar,apenhorar,empenhorar,dar em penhor,pendurar,empenhar,pôr no prego,hipotecar;obrigar sua palavra,obrigar seu crédito;segurar com fiança,embuticar;deixar de seu penhor,depositar de seu penhor;segurar,servir de fiador,garantir,responder por,responsabilizar-se por,caucionar-se,fiar,penhorar,obrigar-se por;afiançar,uma dívida;endossar,aceitar,honrar;alugar,alquilar (ant.),subarrendar,arrendar,enfiteuticar,sublocar;tomar em arrendament,dar em arrendamento;aforar,afretar,emprestar sobre penhores;correr por conta de alguém.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Despesa

Substantivo

dinheiro que sai,custo,custa,custas,custeio,manutenção,desembolso,dispêndio,gasto,expensa,consumo,importe,sumpto,sustento,mão de obra,circulação,preço;pingadeira;saída,deve (p. op. a haver),débito (importância despendida): pagamento;paga (remuneração);peita;salário,soldada,diária,honorário,subsídio,ajuda de custo,achega,estipêndio,joia,propina,carceragem,tributo,contingente,quota,coleta,contribuição,donativo;acheganças,ordenado,vencimentos,pagamento adiantado,antecipação,adiantamento,abono,arras,sinal,luvas,penhor,depósito,prestação,foro,ônus,encargo,gravame,mantença,anuidade,anualidade,mensalidade,ordinária,dízimo,primícias,emprego de capital,compra;obrigação,taxa,tarifa,imposto,over-head.

Adjetivo

gastador e gasto e suntuário,suntuoso,caro,dispendioso.

Verbo

gastar,gualdir,despender,esbrizar,sacrificar,empatar,aplicar,empregar,pagar;desembolsar,consumir,abrir a bolsa,abrir os cordões da bolsa,adiantar,sangrar,sofrer uma sangria,sumir-se o dinheiro na voragem de,dar cabo de,empandeirar,remunerar;manter,sustentar,subscrever (dar);subsidiar,contribuir;investir,injetar recursos.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Prodígio

Substantivo

curiosidade,raridade,portento,enlevo,maravilha,espetáculo,alba avis,fenômeno,coisa nunca vista,oitava maravilha do mundo,milagreira,assombro,aborto,abismo,milagre,miráculo,grandeza,sublimidade,leão,espetáculo;sinal,monstro;odisseia,bomba,estouro de bomba,erupção vulcânica,meteoro,trovão,ribombar do trovão,corisco,raio,faísca elétrica,fogo do céu,as sete maravilhas do mundo,coisa do arco-da-velha,coisa de arromba,o que as palavras não descrevem,annuns mirabilis;dignus vindice modus.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Stupete, gentes.

Conjunção