s. m. || (mec.) estado de um corpo solicitado por duas ou mais forças que se anulam entre si. [O equilíbrio diz-se estável, se o corpo, desviado momentaneamente da sua posição por qualquer acidente, volta necessariamente a ela, depois de algumas oscilações; instável, se desviado da posição primitiva passa logo a tomar outra posição; indiferente, quando o corpo fica sempre e definitivamente em equilíbrio, qualquer que seja a posição em que o coloquem.] || Estado de um corpo que se sustém sobre um apoio, sem se desviar da posição normal: Está em equilíbrio. || Perder o equilíbrio, desviar-se da posição em que o equilíbrio se mantém e cair. || Igualdade (entre duas forças) (no próp. e fig.): O equilíbrio das forças militares. || Equilíbrio do ânimo 1. juízo imparcial. || (Fig.) Harmonia, proporção, justeza: O equilíbrio de um conjunto arquitetônico, de uma obra literária. O justo equilíbrio das ideias, a harmoniosa conformidade dos sentimentos, é o traço essencial. ( Mário Barreto , Cartas Persas , Introd. p. X, ed. 1923.) || (Pint.) Equilíbrio de uma composição, a distribuição igual e harmônica das massas num quadro. || (Pol.) Situação dos poderes públicos, que mutuamente se auxiliam e mutuamente se reprimem, sem que um deles predomine e possa anular os outros. || Equilíbrio dos Estados, diz-se quando nenhum dos Estados pode ter preponderância tal, que ponha os outros em perigo.
F. lat. Equilibrium.
igualmente,igualmente & adj.;pari passu,ad eundem,coeteris parubus;em equilíbrio,nem mais nem menos,sem tirar nem pôr,tal e qual;aná,em partes iguais,tanto por tanto.
mas,porém,todavia,contudo,não obstante,ao menos,pelo menos,entretanto,entrementes,ainda que,posto que,ainda quando,senão,mesmo ainda,mesmo assim,assim mesmo,em todo caso,de qualquer modo,por outro lado,conquanto,mau grado a,mau grado de,nem que,bem que,se bem que,sem embargo de,a despeito de,embora,mesmo no caso de,em que pese a;em contrário de,no entanto.
ser (equilibrado e adj.);ter o juízo no lugar;estar no seu juízo,estar na posse integral,estar em pleno uso de suas faculdades mentais;conjurar a loucura,melhorar o estado mental,julgar restituído o lume da razão a alguém;recobrar a razão,recobrar o juízo;desenlouquecer,desensandecer,desendoidecer,desenfurecer.
tergiversar,ser (versátil e adj.);mudar de ideia,mudar de intenção,cambiar,dobrar de resolução = tergiversar,ladear,obliquar,ter fases como a Lua,borboletar,flautear,trastejar,retratar,cantar a palinódia,abjurar,desdizer-se,perjurar,apostatar,arrenegar,renegar,recantar,quebrar a fé,arrepiar caminho,arrepiar carreira,desertar,apartar-se de,transfugir;ceder,pactuar,transigir,recuar,capitular,voltar atrás,espreitar as ocasiões = insidiari temporibus,estar por tudo,meter-se na encóspias,mudar-se com as circunstâncias,navegar com todos os ventos;ficar em cima do muro;acomodar-se ao tempo,acomodar-se aos ares;evoluir,evolver,evolucionar,modificar-se,arrepender-se;reformar o seu juízo;retirar a expressão,retirar a sua palavra;ceder,pactuar com,capitular,voltar com a palavra atrás,trair,vender a consciência (improbidade);aderir;mudar de partido,mudar de casaca,mudar de religião;virar casaca,desdizer-se de sua opinião,acender uma vela a Deus e outra ao diabo,retrair a promessa,virar de bordo,ir para onde sopram as conveniências,ter o dom de adaptação e de mutação,inclinar-se ao favor contrário,defender o pró e o contra,renunciar à vida monacal,desligar-se de,bater em retirada,despir a pele,descer-se da burra,desamarrar-se de sua opinião,desmaiar de sua resolução,despersuadir-se,descapacitar-se,dar o dito por não dito,assentar praça nas fileiras adversas,filiar-se no partido adverso,passar com armas e bagagens para,jogar com pau de dois bicos,reconsiderar,equilibrar-se,voltear na maroma,sopesar-se (neutralidade);não ter direito nem avesso,fazer pirueta,fazer diferentes caras e figuras;ser como uma folha de álamo,ser como grimpa;não ser nem peixe nem carne.
ser cauteloso e adj.;tomar cuidado,prestar atenção,medir as consequências,ficar vigilante;ficar de sobreaviso,trazer a barba sobre o ombro,pôr as barbas de molho,levar as precauções ao extremo,encomendar de antemão;fazer tudo com segurança,pensar duas vezes,medir a extensão do salto,olhar por si,examinar o reverso da medalha,olhar para o dia de amanhã,não pôr o pé em ramo verde,ter conta em si,cortar o casaco conforme o pano,quitar questões,armar-se de prudência,reparar;tomar tento,ter cautela;reservar,usar de cautela,andar com o prumo na mão,jogar seguro,proceder ajuizadamente,tomar o pulso;apalpar o terreno,sondar o terreno;acautelar-se,cavidar-se (ant.),atalaiar-se,caucionar-se,ponderar,refletir,sangrar-se em saúde,precaver-se,precatar-se,recatar-se,precaucionar-se,precautelar-se,premunir-se,acastelar-se,preparar-se,preservar-se,prevenir-se,segurar-se,armar-se,apetrechar-se,refrear a língua,comedir as palavras,retrair-se,abster-se de,não se comprometer,aguardar a marcha dos acontecimentos,sofrear,assentar (a cabeça),reavisar-se,amadurar-se,apropositar-se,tomar propósito,resguardar-se,recatar-se,perceber-se,aperceber-se,prover,prevenir,remediar,suprir,comedir-se;considerar,pesar os prós e os contras,tornar-se prudente e adj.;maturar-se.
Advérbio
cautelosamente e adj.;à cautela,de previsto,atentadamente,a furta-passo,com pés de lã,pisando em ovos.
Provérbio
Interjeição
cuidado!.
Frase
Timeo Danaos;Antes que cases, vê o que fazes;O seguro morreu de velho.