s. f. || (jur.) ação ou efeito de aceder, de consentir: Acessão a um tratado. || Direito do proprietário sobre o que produz a sua propriedade, ou sobre o que se lhe une e se lhe incorpora; o fato de se unir ou incorporar à propriedade alguma coisa; a mesma coisa assim incorporada: Pôs em prática o seu direito de acessão. || Aumento, acrescentamento: Agora com a acessão de tantas conquistas. ( Monarq. Lusitana , V, 16, 27.) || Chegada, aproximação; elevação ou promoção a uma; dignidade ou posto superior: Depois da sua acessão ao trono. || (Med.) Acesso.
F. lat. Accessio.
em aditamento,mais,inclusive,plus,extra,também,outrossim,semelhantemente,da mesma forma,do mesmo modo,afora,além disso,não excluindo,além de que,ademais de,demais,et ejusdem furfuris,et reliqua,e quejandos;e assim por diante,assim como,bem como,cum multis aliis,bem assim,conjuntamente com,igualmente,parelhamente (ant.),de envolta com,juntamente com,para mais,ainda em cima,além de,sobre (seguido de verbo no infinito).
aproximar-se,acercar-se,abeirar-se,avizinhar-se,dirigir-se,enveredar-se,achegar-se,chegar-se,acolher-se a,abordar,ir ao encontro de,acercar-se de,apropinquar-se,ir malhar com os olhos em,afluir,acorrer,ameaçar (estar iminente),ir a caminho de,tender,locomover-se,aproar,gravitar,convergir,confluir,procurar,buscar,ir ao encalço de,refluir,impender,pisar os calcanhares de,talhar derrota para.
concordantemente e adj.asim,certo que sim,pulchre,beni recte,bem,muito bem,apoiado,verdadeiramente,sem dúvida,certamente,exatamente,tal qual,de certo,à fé,pois não,ex concesso,inquestionavelmente,seja assim,assim seja,amém,de boa vontade;afirmativamente,na afirmativa;unanimemente e adj.;por unanimidade,de concerto,una voce,de comum acordo,de mão comum,de mãos dadas,em peso,uníssono,em globo,em massa,em coro,como um só homem,numa comunhão de ideias,sem uma voz dissonante a quebrar a unanimidade,a frouxo,nemine discrepante,nemine dissentiente,ad unum omnes = todos absolutamente.
Provérbio
Interjeição
apoiado!,isto!,isto sim!,lá isso é!,olé!,olá!,passe!,estou de acordo!,seja!,convenho!,perfeitamente!,sempre ao seu lado!.
autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.
Advérbio
autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.