s. m. || nação ou Estado governado por príncipe reinante. que tem o titulo de rei; monarquia. || (Hist. nat.) Cada uma das grandes divisões em que se agrupam todos os corpos que a natureza apresenta, os minerais, os vegetais e os animais: Reino mineral; reino vegetal; reino animal. || Conjunto de todos os seres que têm caracteres comuns. || (Relig.) o reino eterno ou dos céus, o reino de Deus, a glória eterna: Venha a nós o vosso reino. (Oraç. do Padre-Nosso.) || Ministro do reino 1. o ministro que num Estado, a que preside um rei, tem a seu cargo a direção dos negócios relativos à administração política e civil. [No regime republicano, chama-se ministro do interior. A instrução pública (em Port.) estava afeta ao ministério do mesmo nome.] || (Bras., Nordeste) (pop.) Mistura ordinária em que entram vinho e aguardente de cana.
F. lat. Regnum.
ser (superior & adj.);superar,ser o príncipe de & subst.;exceder,deixar atrás,ser mais que,transcender,vencer,pujar,sobrepujar,transmontar,ultrapassar;disputar precedência,ganhar a todos,não temer concorrência,desafiar seus congêneres,dar codilho,codilhar,avantajar-se,aprimorar-se,ir além das medidas de,eclipsar,ofuscar,obumbrar,fazer sombra a,deixar na penumbra,deixar a perder de vista,levar primazia sobre,matar de inveja,preponderar,dar sota e ás,dar sota e basto,imperar,reinar,desbancar;levar as lampas,levar a palma;levar de vencida,levar decidida melhoria,valer por todos os mais,ser o campeão,prevalecer,exceler,sobre-exceler,sobre-exceder,suplantar,meter no chinelo,fazer raivar de inveja e ciúme,ganhar a palma,dominar;não ter par,primar,cobrir,figurar na primeira plana,pairar num nível elevado,liderar,sobressair,destacar-se,preluzir;(pop.),alçar o colo;ter precedência,primazia;sair além de,aumentar;expandir-se;lançar a barra mais longe que alguém,chaçar,levar vantagem,requintar,culminar,sobrelevar,prelevar,preterir,preferir,ter preferência,riscar por cima,levar a barra diante de alguém,lançar o malhão mais alto,abaixar a cabeça a alguém,andar adiante de alguém,dar arras a,bater o recorde,deter o campeonato de,não ter que invejar a,pedir meças,empanar,sobrepujar todas as normas da praxe;tornar superior & adj.;superiorizar,superlativar,fazer grande cabedal de,encarecer;privilegiar.
autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.
Advérbio
autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.