|| v. tr. ter precisão ou necessidade de: Não precisava atanazar-nos tanto; não nos deixa respirar. (R. da Silva.) Preciso que me chorem. (Camilo.) Guapa receita; ê curativo grátis, sem precisar doutor ou feiticeira. (Castilho.) || Determinar, indicar, calcular de um modo preciso, com exatidão: Precisar os fatos; precisar datas. || Citar ou dizer com a máxima exatidão e especificação, fazer menção especial de; especializar, particularizar: Precisou a pessoa citada, a obra lida. || Não poder passar sem, não poder prescindir de: O que preciso e quero atordoa-me. (Castilho.) || -, v. intr. ter precisão de dinheiro e de tudo quanto é essencial à vida; ser pobre: Coitado! se mendiga é porque precisa. || Carecer: Preciso de mil cruzeiros; precisavam dele por chefe.
F. Preciso.
permanentemente,perenemente,eternamente,duravelmente;sempre,durante,no correr do tempo,dia por dia,no tempo de,quando,então,no entanto,no entrementes,nesse entrementes,nesse comenos,nesse entremeio,nesse ínterim,ad interim,nesta mesma ocasião,pendente lite,de dia,in diem,de dia a dia,de die in diem,de hora a hora,todas as horas,sempre,até,todo o tempo,todo o santíssimo dia,todo o decurso do ano,a cada hora,de sol a sol,entre dois sóis,para sempre;ano do mundo,anno Domini,a.D;anno ante Christum,a.C,anno urbis canditae,A.U.C,anno regni,hégira,sob,sob o reinado de,era um dia;era uma vez,numa bela manhã.
ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.
Advérbio
certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.
Provérbio
Interjeição
Frase
Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
ser (verdadeiro e adj.);ser verdade,ser a questão,resistir a toda prova,desafiar contestação,inspirar confiança,não temer contradita;não admitir ilusões,não comportar ilusões;fazer fé,ser (genuíno e adj.);ir com o compasso na mão,ter muita sensibilidade;tornar verdadeiro,provar verdadeiro;tirar a prova dos noves,verificar com a maior minuciosidade,desfabular,exatificar,precisar,minuciar,substanciar;rebulir,retocar,corrigir,chegar à verdade (descobrir);obter resultado rigorosamente exato;tornar exato,corrigir,dar quinau,retificar.
Advérbio
realmente e adj.;verdadeiramente,bofé (ant.),na realidade,em carne e osso,deveras,com todas as veras,com toda a verdade (veracidade);certamente;atualmente,exatamente,ao justo,ad amussim,regularmente,perfeitamente,sem requinte de sofisma,de traço em traço,verbatim,varbatim et litteratim;totidem verbis;sic,à letra,ao pé da letra = verbum pro verbo,literalmente,ipsimis verbis;ad unguem,na íntegra,sem discrepar uma coma,ad verbum = sem mudar uma palavra,sem pospor ou antepor uma vírgula,com todos os ff e rr,tim-tim por tim-tim,ponto por ponto,p a pá,santa Justa,miudamente,com todo o rigor,no seu justo valor,sem refolhos,com toda a exatidão,a compasso = com exatidão rigorosa,propriamente dito;sem tirar nem pôr,em suas verdadeiras cores,sob todos os aspectos,sob qualquer prisma que se encare,em todo o caso,de qualquer maneira,à risca,à toda prova,rigorosamente falando,realmente,de fato,com efeito,a bem dizer,para bem dizer,por bem dizer;em boa,em sã consciência;resvés,à média,à justa,na conta,a ouro e fio.
exigir,requisitar,clamar,reclamar,berrar por,chamar por,requerer,impor;carecer,precisar,demandar,levar,ter precisão,ter que,ter de,dever,não poder prescindir de,não poder dispensar,não poder passar sem;tornar (necessário e adj.);necessitar,criar uma necessidade para,ser necessário,ser uma necessidade,ser de mister,relevar,corresponder a uma necessidade,ser sua seiva,ser sua vida íntima,ser o princípio,ser o meio e o fim,ser a sua viva essência,absorver,tornar-se para alguém o próprio ar e o sopro vital,dar vida e alento a,urgir,instar,não admitir demora,desejar;ter falta de.
Advérbio
necessariamente e adj.;na falta de,ex necessitate rei;por necessidade,por precisão.
Provérbio
A necessidade carece de lei;A necessidade mete a velha a caminho.
Interjeição
Frase
:É força que.;O que cumpre fazer é..;Quando seja mister que.
insuficientemente e adj.;a falta de,na falta de,em falta de,por falta de;à míngua de;na ausência de,em vez de,ao invés de,às polegadas,caso haja mister,em lugar de,em substituição de,em substituição a.
ser pobre,precisar,ter falta de,viver em apuros,passar necessidade,ter poucos recursos,ter escassos meios de subsistência,viver sob o constrangimento de tremendas aperturas,ter a bolsa chata,ter conhecido dias melhores (adversidade);viver na pindaíba,viver no sufoco,estar sempre no vermelho,viver abaixo da linha da probreza,não ter real,não ter onde cair morto,não ter eira nem beira,não ter nem ramo de figueira,não ter nem cheta,não ter panos para manga,não ter soca,não ter senão cotão na algibeira,não ter meios de subsistência;estar baldo ao naipe,estar à dependura,estar no bagaço,estar com a corda no pescoço,estar à paz de pirolo ou de parolim (pop.),estar sujeito a uma penhora,estar no espinhaço,estar na pindaíba,estar aos paus,estar na indigência;andar à onça,levar vida de cão,ir remediando-se com o pouco que tem;viver da graça de Deus,viver das mãos de Deus,viver da sua indústria,viver como Deus é servido;ir remediando-se com o pouco que ganha;viver aos dias,viver de sua agência;andar arrastado,andar caindo de lazeira,andar à piranga,andar ao lambisco;remar o seu remo = levar vida difícil e laboriosa;riscar a cama no chão com giz,arruinar-se,falir,quebrar,ficar a zero,ficar a nenhum,ficar a pedir misericórdia,ser pesado a alguém;comer-se de piolho,comer-se de miséria;estar reduzido à expressão mais simples,decair,cair em pobreza,ficar com as algibeiras despejadas,ver-se nas garras da miséria,pingar miséria,carecer de tudo,padecer de extrema inópia;viver-se na lama,viver-se em continuadas privações;rarear o dinheiro na bolsa de alguém,minguar a alguém o pão;ficar à ucha,ficar a pedir chuva;viver às sopas da caridade,mendigar,passar fome,morrer de fome;ficar pobre,ficar limpo,ficar fresco,ficar à pá (pop.);estarem os tempos bicudos;tornar pobre e adj.;empobrecer,tosquiar,tonsar (ant.),arruinar,depauperar,desenriquecer,despecuniar,desopulentar,comer as unhas de alguém,pôr alguém no estaleiro = reduzir à mendicidade;reduzir à pobreza,reduzir à miséria;tirar a camisa a alguém,descamisar,desencamisar,afaimar,pelintrar.
Advérbio
in forma pauperis,com uma mão atrás e outra adiante,em talas,pobremente e adj.;à míngua,a zero,a nenhum,em penúria extrema,de rastos,à divina,sem um centavo,em dolorosa situação econômica,na capacidade de suas posses e forças.
Provérbio
Pobreza não é vileza;Rareia-lhe o dinheiro no bolso.