s. m. || imperfeição (física ou moral); vício; deformidade; balda; labéu: Tinha descoberto por acaso o sapateiro... pensou que ele pudesse disfarçar o defeito da prima. ( José de Alencar , Pata da Gazela , c. 18, p. 198.) Oh! não! é defeito que já não tenho; a filosofia é bom remédio. (Mach. Assis, Págs. Recolhidas, p. 145.) || (Ant.) Falta; carência. || (Na linguagem popular das províncias do Norte de Portugal) Obstáculo, embaraço, inconveniente: Como era baixo, embora estivesse diante do outro, não lhe fazia defeito à vista. || (Hip.) Tara da besta (em geral).
F. lat. Defectus.
ser (imperfeito e adj.);ter muitas falhas,ressentir-se,não estar muito católico,oferecer faltas e lacunas,rarear,ter uma sombra que o enturva,coxear,deixar (muito) a desejar,ter suas desvantagens,apresentar muitos senões,macular,deformar a pureza de suas linhas,sombrear,desprimorar,imperfeiçoar.
Advérbio
imperfeitamente e mal;quase,um tanto,um quê de,proximamente,pouco menos,como se,dentro de determinados limites,apenas,regularmente,sofrivelmente,assim assim;imperfeitamente e adj.;com pouco esmero,de empreitada.
Provérbio
Interjeição
Frase
Surgit amari aliquid;Todos têm o seu pé de pavão;Macaco, olha o seu rabo.
ser (viciado e adj.);ser escravo das suas paixões,praticar ações pouco dignas;comer da banda podre,ser da banda podre (pop.);ser um anjo caído (fig.);pagar tributo às contingências humanas,pagar tributo à natureza;proceder mal,escandalizar,dar escândalo,faltar aos seus deveres,trilhar a vereda da desonra,não fazer carreira,dar-se a toda a sorte de vícios,apartar-se da senda da virtude,criar-se no vício,ir por um plano inclinado,escorregar na ladeira do crime,estar incuravelmente caído no caminho do vício,tripudiar,despersonalizar-se,ser boa pinga,ser má forma,estar cariado até a medula dos ossos,arredar-se das boas práticas,não respeitar as conveniências;ser boa bisca (depr.);esquecer-se dos seus deveres,desviar-se da virtude,errar,dar falhas,claudicar,encher-se de mazelas,mazelar-se,desbriar-se,desvairar-se,desgarrar-se,escorregar,tomar um caminho tortuoso e resvaladiço,fechar a porta aos bons exemplos,desatremar,fazer do sambenito gala,descarrilar-se,transviar-se,desafogar as paixões,render-se aos apetites,descair no vício,vergar-se ao sopro pestilento do vício,meter a alma no inferno,tropeçar;esquecer-se de si,esquecer-se de quem é = faltar à dignidade própria;resvalar em erro,resvalar o pé a alguém,desregrar-se,desgovernar-se;pecar,perder-se,profligar-se;renovar-se no vício,afundar-se no vício,perseverar no vício,cevar-se no vício,encharcar-se no vício,atascar-se no vício,ingurgitar-se no vício,atolar-se no vício,enfrascar-se no vício;apodrecer-se na miséria,despedir de si a virtude,engafecer-se,vilificar-se,gafar-se,infistular-se,capitular com a voz da consciência,desprezar escrúpulos justificados,degenerar dos seus antepassados = deserdar-se em vida,cair na tentação = ilaquear;entregar-se ao jogo,entregar-se ao vício;perder a dignidade,ofender a Deus,divorciar-se dos bons costumes,encanalhar-se,envilecer-se,enxovalhar-se,tornar (viciado e adj.);viciar,corromper,apestar,empestar;inficionar os costumes,depravaros costumes,envenenar os costumes;perverter,transviar,esgarrar,brutalizar,brutificar,desmoralizar,rebalsar,desedificar.
Advérbio
viciosamente e adj.;obliquamente,por caminhos tortuosos,por processos condenáveis.
Provérbio
Interjeição
O tempora! O mores! = Oh tempos! Oh costumes!.
Frase
Abyssus abyssum invocat;o abismo chama o abismo,o inferno chama pelo inferno.