s. f. || inchacão, itumescêcia. || (Fig.) Soberba, vaidade, presunção. || Aumento desproporcional e mais ou menos rápido dos meios de pagamento (dinheiro, crédito), relativamente ao volume dos negócios ou dos bens oferecidos ao consumo (produção), e que também se pode apresentar como fenômeno psicológico, decorrente do comportamento económico, político e social da coletividade; grande emissão de papel-moeda. [Diz-se inflação galopante (Pagou) quando este fenômeno atinge a sua fase crítica e os preços entram numa espiral ascendente.]
F. lat. Inflatio.
dilatar(-se),tornar-se mais (dilatado e adj.);alargar(-se),alastrar(-se),difundir(-se),espraiar(-se),expandir(-se),ampliar(-se),esticar(-se),estender(-se),distender(-se);desenvolver(-se),gradar(-se),gradecer,aumentar,entroncar(-se),entronquecer(-se),disferir,engrossar,aumentar de volume,avolumar(-se),encorpar(-se),entouçar(-se),entouceirar(-se),afofa(-se)r,levantar(-se),levedar,inchar,tornar pando,entumescer,intumescer,tufar(-se),bojar,enfunar(-se),empandeirar(-se),empandinar(-se),entufar(-se),atufar(-se),arrepolhar(-se);tumefazer(-se),tumeficar(-se),inflar(-se),tumescer(-se),amontanhar(-se),crescer,engrandecer(-se),magnificar(-se),agigantar(-se),ensanchar(-se),excrescer,engordar,criar moleja,saginar,tomar carne,cevar(-se),criar corpulência,timpanzinar(-se),empanzinar(-se);ganhar terreno,propagar-se,empanturrar(-se),desmesurar(-se),desencolher,empolar(-se),empantufar-se,turgescer(-se),hipertrofiar(-se),edemaciar(-se),abalofar(-se),empapuçar(-se),atulhar(-se),assoprar,rechear. (-se).
encarecer,inflacionar;estar caro e adj.;cheirar a alho;custar caro;custar os dentes da boca,custar os olhos da cara;custar sacrifícios,estar pela hora da morte,ter uma grande alta,subir de preço,sair mais cara a mecha do que o sebo,pagar demasiado,ser obrigado a despesas excessivas,subir de preço,ser vítima da ganância de,carregar o preço,encarentar;altear o preço,subir o preço,elevar o preço;valorizar,pujar,sangrar,pelar,esfolar;chupar os olhos da cara,tirar a alguém os olhos da cara;enterrar a unha,sangrar,extorquir,explorar,tosar,tonsurar = tonsar,depenar,tosquiar,rentear,cardar;meter a mão,enfiar a mão,levar muito caro,passar a perna,vender bem,vender por bom preço,apurar a mercadoria,puxar,ganhar meio por meio,vender por cima do alvo,salgar.
ser (vaidoso e adj.);envaidecer(-se),presumir,namorar-se de si mesmo,não caber nas bainhas,enfatuar-se,ensoberbecer-se,trazer o rei na barriga,ter-se em grande conta,cobrir-se com penas de pavão,empavonar-se,formar grande opinião de si mesmo,asnear,atribuir-se ações que não praticou,ter-se em grande conta,apontar-se em vaidade,gabar-se,jactar-se,fazer praça de,alardear,pregar,picar-se,fazer gala,ter presunção,julgar-se estrela quando não passa de pirilampo,vangloriar-se,envaidar-se,envanecer,fazer soberba e vaidade de,gloriar-se,campar,enfunar-se,inchar-se,narcisar-se,desvanecer-se de si,presumir muito de si,encomoroçar-se;impar,adoecer de vaidade;endeusar-se,reputar-se,considerar-se,empertigar-se = encher-se de vaidade,derreter-se,desenconchar-se,sair da concha,empolar-se,guindar-se,topetar-se,empanturrar-se,empantufar-se,empanzinar-se,engramponar-se,enfronhar-se em,fiar muito em si,julgar-se,considerar-se,ter-se em conta de,inculcar-se,presumir-se,aforar-se,arrogar-se,ter preocupações de,arrear-se,cortejar popularidade,tornar vaidoso e adj.;envaidar,enfunar,entufar,inflar = ensoberbecer,desvanecer,assoprar;explorar a vaidade,titilar a vaidade de;lisonjear;embalar,elogiar;mirar-se,rever-se,espelhar-se,retratar-se,refletir-se.
Advérbio
vaidosamente e adj.
Provérbio
Presunção e água benta, cada qual toma o que quer;Elogio em boca própria é vitupério;Fatal vaidade, em que misérias, em que desvarios não despenhas os míseros mortais! (Garrett);A vaidade é o orgulho dos outros (Sacha Guitry).