Índice
- Capa
- 01. Fonética e Fonologia
- 02. Ortografia
- 03. Classe, estrutura, formação e significação das palavras
- 04. Derivação e composição
- 05. A oração e seus termos
- 06. Substantivo
- 07. Artigo
- 08. Adjetivo
- 09. Pronomes
- 10. Numerais
-
11. Verbo
- 11.01 Noções Preliminares
- 11.02 Flexões do Verbo
- 11.03 Classificação do Verbo
- 11.04 Conjugações
- 11.05 Tempos Simples
- 11.06 Verbos Auxiliares e o seu Emprego
- 11.07 Conjugação dos Verbos ter, haver, ser e estar
- 11.08 Formação dos Tempos Compostos
- 11.09 Conjugação dos Verbos Irregulares
- 11.10 Verbos de Particípio Irregular
- 11.11 Verbos Abundantes
- 11.12 Verbos Impessoais, Unipessoais e Defectivos
- 11.13 Sintaxe dos Modos e dos Tempos
- 11.14 Concordância Verbal
- 11.15 Regência
- 11.16 Sintaxe do Verbo haver
- 12. Advérbio
- 13. Preposição
- 14. Conjunção
- 15. Interjeição
- 16. O período e sua construção
- 17. Figuras de estilo
- 18. Discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre
- 19. Pontuação
- 20. Noções de versificação
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18.01 Discurso Direto
Examinando este passo do romance Menino de Engenho, de José Lins do Rego:
- E uma tarde um moleque chegou às carreiras, gritando:
- A cheia vem no engenho de seu Lula!
- verificamos que o narrador, após introduzir o personagem, o moleque, deixou-o expressar-se por si mesmo, limitando-se a reproduzir-lhe as palavras como ele as teria efetivamente selecionado, organizado e pronunciado. É a forma de expressão denominada discurso direto.
Características do discurso direto
- 1. No plano formal, um enunciado em discurso direto é marcado, geralmente, pela presença de verbos do tipo dizer, afirmar, ponderar, sugerir, perguntar, indagar, responder e sinônimos, que podem introduzi-lo, arrematá-lo, ou nele se inserir:
- Branco foi logo indagando: Que foi que aconteceu, André? (O. de Faria)
- Isto já foi muito melhor, dizia consigo. (M. Lobato)
- Já não é o mesmo, queixava-se esta; ouviu o canto da sereia. (C. D. de Andrade)
Quando falta um desses verbos declarativos, cabe ao contexto e a recursos gráficos tais como os dois-pontos, as aspas, o travessão e a mudança de linha a função de indicar a fala do personagem. é o que observamos nesta passagem.
- O amigo abraçou-o. E logo recuou com certo espanto: O seu chapéu, Zé Maria?
- Ah, não uso mais!...
- Felizardo! (A. M. Machado)
- 2. No plano expressivo, a força da narração em discurso direto provém essencialmente da sua capacidade de atualizar o episódio, fazendo emergir da situação o personagem, tornando-o vivo para o ouvinte, à maneira de uma cena teatral, em que o narrador desempenha a mera função de indicador das falas.
- Daí ser esta a forma de relatar preferentemente adotada nos atos diários de comunicação e nos estilos literários narrativos em que os autores pretendem representar diante dos que leem "a comédia humana, com a maior naturalidade possível". (É. Zola)
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