Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "negaçào". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ? negação

(ne.ga.ção)

sf.

1. Ação ou resultado de negar, de recusar.

2. Qualquer maneira de se negar, de não se aceitar algo; NEGATIVA; RECUSA: Não esperava a negação da moça.

3. Falta de aptidão, de capacidade para fazer algo: negação para a dança/para o futebol.

4. Gram. Todo tipo de construção que serve para negar ou recusar; NEGATIVA [ Antôn.: afirmativa. ]

5. Lóg. Enunciado pelo qual se nega uma proposição anterior, em que se afirma.

6. Psic. Conceito freudiano que designa o fato de uma pessoa formular desejos ou emoções até então recalcados sem deixar de se defender deles ao negar que sejam seus.


[Pl.: -ções]

[F.: Do lat. negatio,onis. Ideia de 'negação': a(n)- (analfabeto), de- (decodificação), des- (desmontar), dis- (dissimetria), in- (intransigente), trans- (trânsfuga).]


Negação do antecedente
1 Lóg. Falácia em uma relação lógica decorrente de indevida projeção no consequente da negação do antecedente. [P. ex.: Se eu estudar tirarei boa nota não resulta necessariamente em Se eu não estudar não tirarei boa nota.]


Negação do consequente
1 Lóg. Falácia em uma relação lógica decorrente de indevida projeção no antecedente da negação do consequente. [P. ex.: Se eu estudar tirarei boa nota não resulta necessariamente em Como não tirei boa nota, não estudei.]


Ser a negação de
1 Não ter nenhuma das características de aptidão, temperamento, etc. próprias a (quem exerce determinado tipo de atividade).: Orgulha-se de ser a negação da dona de casa.
2 Não ter, por completo, determinada qualidade, sentimento, etc.: Seu comportamento é a negação da solidariedade.


Ser uma negação (em)
1 Não ter aptidão (para) [Ger. + em com indicação daquilo para o que não se tem aptidão: Ele é uma negação no tênis.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Inocuidade

Substantivo

desprestígio;inércia;ineficácia;o desnecessário,o contraproducente,o que não conduz a coisa alguma,inutilidade,nulidade,negação;medalhão;figuras decorativas.

Adjetivo

ineficaz,contraproducente,impotente;inerte,inútil,inócuo,desnecessário,nulo,vão.

Verbo

não ter (influência & subst.);ser ineficaz,ser inútil,ser nulo,não servir para nada,não fazer falta,ser dispensável,ser carta fora do baralho.

Advérbio

ineficazmente & adj.;em vão,em balde,debalde.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Réplica

Substantivo

protesto,contraprova,contraprotesto,contraevidência,impugnação,resposta,desmentido,contestação,refutação;negação;contencioso,documentos contraditórios,contradita,contradição,objeção,retorsão,observação,redarguição,ponderação,obtemperação,coarctada,alegado;vindicação;contraposição,o reverso da medalha,contraindicação.

Adjetivo

contraditório,contrabalançador,refutador,contraditor,contestador,contestatório,contendente,responsivo,inatestado,inautêntico,destituído de evidência.

Verbo

contrabalançar,contrapor,contraprovar,contradizer,objetar,redarguir,remenicar (responder);contestar,desmentir,desfabular,desfazer a fábula de,obtemperar,retrucar,rebater,opor,refutar;ponderar = versar,aniquilar (destruir),representar contra,reclamar,atenuar;infirmar,impugnar = refertar,contender,contraditar (negar);opor formal desmentido,contar outra história,dar outra feição ao caso,encarar sob outro aspecto,provar uma negativa,mudar a face da questão,contraindicar,desconversar.

Advérbio

per contra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Refutação

Substantivo

confutação,impugnação,negação,contradição,contestação resposta esmagadora,resposta completa,resposta cabal;redarguição,invalidação,pulverização,profligação,reductio ad absurdum,apodiose,rechasso,desmentido,denegação,coarctada,prolepse;argumento dinamite,clava de Hércules a tombar sobre.

Adjetivo

refutatório,contraditório,contestatório,refutador e v.;contundente,infirmativo;refutável;replicativo;desorientado,atordoado,engasgado,embatucado,perturbado,perplexo,confundido e v.

Verbo

refutar,confutar,ilidir,negar,denegar,rejeitar,desacolher,desaprovar;mostrar a falácia de,mostrar a fragilidade de;mostrar o calcanhar de Aquiles,rebater,objetar,replicar,contrariar,desmentir,treplicar,instar,dirimir,anular,infirmar,invalidar,desbaratar,britar,demolir (destruir);derrocar,profligar,derribar,abater,subverter,não deixar de pé,não deixar pedra sobre pedra,arrasar,silenciar,atalhar,impor silêncio,reduzir ao silêncio,tapar a boca,desancar;vencer,derrotar numa controvérsia;cortar a saída,obrigar a meter a viola no saco;reduzir à expressão mais simples,enfiar pela terra adentro;esmagar,triturar,pôr em posta,pulverizar,impugnar,embaçar,confundir,desmascarar,achatar,amolgar;encravar,contraditar,contestar,rechaçar;dar quinze,e fauta;dar-lhe nas maturrangas,tocar no ponto fraco,fazer embatucar alguém,pôr contra a parede,fazer meter a língua no saco;fechar a boca de,cerrar a boca de,tapar a boca de;embuchar,pôr um nó na garganta de,fazer calar (o bico);emudecer (alguém),mudar as setas (de alguém) em grelhas;ser (refutado e adj.);não tugir nem mugir,recolher-se aos bastidores;ficar (engasgado e adj.);engasgar-se,engasgalhar-se,mostrar o seu ponto fraco,não ficar de pé,não suportar com garbo uma crítica;ser obrigado a retratar-se,ser obrigado a cantar a palinódia,ser obrigado a confessar-se vencido;pedir arrego,dar a mão à palmatória.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

apanha este pião à unha!,nem fum nem fole de ferreiro!,nem mais um pio!.

Frase

O argumento cai por terra. Cadit questio: não procede a alegação. Suo sibi gladio hunc jugulo.

Conjunção

Descrença

Substantivo

descrédito,desconceito,falta de fé (irreligião);dissentimento;versatilidade (mudança de opinião);retratação;dúvida (incerteza);cepticismo,pirronismo,pessimismo,suspeição,suspeita,teiró,difidência,barrunto,desconfiança,conjetura,suspicácia,ciúme,zelo,escrúpulo,acatalepsia,negação,arrepsia,onus probandi,consulta;incredulidade,incredibilidade;letargo da dúvida.

Adjetivo

incrédulo,incréu,descrente,descreúdo (ant.),descrido,desconfiado,ressabiado,desconfiante,céptico,pirrônico,acataléptico,suspeitoso,aruá,difidente,suspicaz,equívoco,duvidoso (incerto);disputável,disputativo;carente,carecedor,imerecedor,indigno de crédito,sofismável,de confirmação;contrariável,discutível;acessível à suspeita,acessível à dúvida;difícil de se acreditar,inacreditável,incrível (impossível);destituído de naturalidade,inconcebível,desnatural,inverossímil,que atinge os limites do fantástico,imaginoso,falível,questionado,questionável,problemático,controvertível,controverso,impugnável (falso);disputável.

Verbo

descrer,desacreditar,renegar,não admitir,inadmitir,não ter fé,não crer,ser como S. Tomé,negar,rejeitar,refutar,dissentir;custar a crer (incredulidade);não confiar,desconfiar,duvidar,titubear,pôr em dúvida,estar em dúvida,não estar convencido da verdade,ser duvidoso (incerto);pôr dúvidas,não acreditar,hesitar,ser céptico quanto a,suspeitar,barruntar (pop.),conjeturar;ter suspeitas,alimentar suspeitas,nutrir suspeitas;pôr de quarentena,deter-se,vacilar,escrupulizar-se;objetar,representar contra,não concordar com,contestar,revocar em dúvida,problematizar,contrastar,divergir;atirar,lançar a luva;lançar a dúvida sobre;agitar uma questão,suscitar uma questão,debater uma questão;fazer uma consulta,trazer à balha ou à baila,questionar,discutir,desafiar,disputar;causar uma dúvida,gerar uma dúvida,acordar uma dúvida,implantar uma dúvida;controverter,amortalhar;abalar a fé de alguém,golpear a fé de alguém,ferir de morte a fé de alguém,tornar descrente;pairar uma dúvida;andar desconfiado,estar desconfiado,andar com uma pedra no sapato,estar com a pulga atrás da orelha.

Advérbio

incredulamente e adj.;com as devidas reservas,pelo sim,pelo não,cum grano salis,sem certeza.

Provérbio

Interjeição

Frase

Fronti nulla fides. Nimium ne crede colori. Timeo Danaos et dona ferentes. Credat Judeus Apella. Acreditem os que quiserem. É muito gorda a arara. A outro perro esse osso. Ora,muito obrigado! Conta outra. Essa não!.

Conjunção

Desinformação

Substantivo

ocultamento,submersão,esconderelo,escondedura,ocultação,sonegação,omissão,mistificação,camuflagem,mimetismo,incomunicabilidade;insciência,ignorância,desconhecimento,insipiência,selo de segredo,velamento,véu;encobrimento,disfarce;máscara,bateria mascarada,esconderijo;criptografia,esteganografia,maçonaria,divodigno;mação ou maçom;ob-reptício,sub-reptício,furto,furtadela,velhacaria;reclusão;afastamento,retiro,retração,intimidade,solidão,isolamento,segredo,discrição,incógnita,recato;reticência = aposiopese;ilação,restrição mental,entrelinha,supressão,evasiva,descarte,mentira inofensiva,mutismo,negação,silêncio;abolição da verdade;incubação;entredanha,tesouro oculto,moira encantada.

Adjetivo

oculto,secreto,clandestino = conventicular,rebuçado,escondido,arcano,encoberto,escuro,abscôndito,absconso (poét.),recôndito = abstruso,desviado do conhecimento público,auricular,acromotico,sumido,velado,místico,misterioso,morto (tratando-se dos astros),obscuro,cabalístico,críptico,particular,reservado,embuchado,íntimo,in petto,surdo,enfurnado,sepultado e v.;anichado,escondido e v.;atabafado;desinformado,insciente,desconhecedor atrás da cortina,sob coberta,camuflado,em eclipse,de emboscada,sob disfarce,na nuvem,na cerração,na sombra,na penumbra,subtérreo,subterrâneo,aninhado entre espessas nuvens,perdido,imerso,segregado;capeado;irrevelado,inaudito;submerso,coberto (latente);misterioso (incompreensível);irrevelável,imperscrutável,enigmático,ambíguo,equívoco,inviolável,indevassável,esotérico,maçônico,de que se não deve falar,inconfessável,indeclarável;furtivo,solapado,dissimulado,obreptício,sorrateiro,felino,traiçoeiro,subreptício,reservado,confidencial,confidencioso,segredista,segredeiro,evasivo,encapotado,incofesso,incomunicativo,abotoado,fechado,fechado a sete chaves,ignoto,subterrado.

Verbo

desinformar,escamotear informação,esconder,ocultar,encoquinar,encoquinhar,amocambar,abutamar (ant.),sonegar,sobnegar,pôr longe das vistas,sumir,recalcar,obstruir,sopitar,acobertar nas reticências,aferrolhar,fechar a chave,engarrafar,guardar muito fechado,recatar,guardar em segredo;levar água no bico,emalar,embaular,cerrar,encobrir,cachar,tapar,homiziar,absconder,cobrir,embuçar,encapotar,amortalhar;velar,ocultar à vista,ocultar à observação;camuflar,capear,disfarçar,acafelar,encerrar,deixar cair o velário,correr um véu sobre,cortinar,acortinar,caiar,entrecerrar,arquivar;subtrair ao conhecimento,subtrair à vista de;abafar,atafegar,atabafar,obumbrar,toldar,segredar da vista,refugiar-se;encovar,reprimir,retrair,mergulhar,amoitar,sepultar,enterrar,ofuscar,solapar,encafuar,atrusar,enlocar,enfurnar,encafurnar,encavernar,encovilar,encovar,entocar,rebuçar,afundar,capear,acobertar,encobertar,negligenciar;mascarar,guardar segredo,ter em recato uma coisa,calar-se;não dar sinal,não deixar ir mais adiante,trazer a boca fechadinha a sete chaves,ter em segredo;não deixar escapar uma sílaba,não deixar escapar uma palavra;embuchar,pôr cadeado na boca,calar um segredo com todo o resguardo,segredar,assoprar,fechar-se com o segredo,usar de reticências;conservar nas trevas da ignorância,deixar nas trevas da ignorância;vendar os olhos,mistificar,atarantar (incerteza);enganar;disfarçar a marca de origem;estar (escondido e adj.);later,sofrer um eclipse,eclipsar-se,não se entrever nitidamente,retirar-se da vista,emboscar-se,submergir,alapar-se,alapardar-se,encafuar-se,foragir,encafunar-se,anichar-se;agachar-se,abroquelar-se por detrás de;acobertar-se,rebuçar-se;pôr-se de emboscada,pôr-se de salto;furtar-se às vistas,segregar-se;brincar do jogo das escondidas.

Advérbio

ocultamente e adj.;em segredo;em particular,na intimidade,nas trevas,na calada da noite,na sombra,atrás da porta,à espreita;de rebuço = secretamente,debaixo de capa = capeadamente,pela sonega,à sonega,sorrateiramente,abafadamente,em segredo,em secreto,enroladamente;por baixo,debaixo de mão;à puridade,na sombra,de sorrate,com a mão de gato,januis clausis,a portas fechadas,a furto,às furtadelas,subtilmente,furtivamente,à capucha,à chucha calada,sem testemunhas,às escondidas = in occulto,afogadamente,à la derobée;sub rosa;en tapinois,como um ladrão à meia-noite,ao cair das trevas;atrás da cortina,atrás do reposteiro,à surdina,à sorrelfa,sub-repticiamente,surdamente,à francesa,à solapa;de socapa,à socapa;à gagosa,mansamente,à boca pequena,em confidência,à esconsa,em particular,mansamente,encobertadamente,sem rufo de tambores,sem toque de cornetas,capeadamente,tripetrepe,pé ante pé = expenso gradu,de mansinho;à surda,intra muros,baixinho,entre dentes,com pés de lã,em confiança,em estrita confiança,confidencialmente,à parte,de parte,entre nós;in camera,pela calada,no silêncio da noite.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Inabilidade

Substantivo

falta de habilidade;desaso,desastre,desastramento,inércia,inaptidão,ignorância,estabanamento,imperícia,nega,improficiência,incompetência,infelicidade,incapacidade,verdor = inexperiência,bisonhice,inconveniência,descambadela,acanho,acanhamento,inconsciência,insuficiência,inépcia,ineptidão,charlatanismo,negação,urucubaca (pop.),mão de finado,macaco em casa de louça,estroinice,estúrdia,loucura,estupidez;indiscrição (temeridade);impolítica,irreflexão;negligência;gerência infeliz,administração infeliz,governo infeliz,aplicação infeliz,direção infeliz;remendo,emenda pior que o soneto,desregramento,insucesso;cacaborrada,cacozelia,a panela de muitos cozinheiros,étourderie,gaucherie,balourderie,desatino,despropósito,incongruência,inconsideração,inconsequência,trapalhada,trapalhice,barbeiragem,desorientação,desnorteamento,desacerto,desserviço,desjeito,estouvamento,imprudência,albardeiro;tolo.

Adjetivo

inábil,inabilidoso,insciente,indigno,incapaz,canhestro,bisonho,malcorrente,imperito,inerte,mal-amanhado,desajeitado,desprendado,insuficiente,mal-azado,desjeitoso,ambiesquerdo,canhoto,gauche,maladroit,desastrado,estabanado,desazado,de vista curta,desengenhoso,inepto,novato,novel,galucho,improficiente,inexperto,inexperiente,noviço,calouro;negligente;relaxado,albardeiro,de borra,de fancaria,de mentira,ingênuo;sem trelho nem trabelho;das arábias,de água morna,de arribação,de assobio,de baixa-esteira,de estofa,de borra,de cacaracá,de carregação,de cartapácio,das dúzias,de empreitada;de marca de anzol,de meia tigela,de obra grossa,de primeira viagem;nulo,casso,estonteado,desmiolado,esmiolado,arvorado,desaustinado,desarvorado,desequilibrado,desatinado,inconsiderado,irrefletido,arrebatado,detraqué (desalento);estouvado,trapalhão,troca-tintas,tavanês,estavanado,desassisado,estúpido;inativo;incompetente,de água doce,de arribação,inqualificado,impróprio,inadequado,charlatanesco,quixotesco,empírico,cru,porco,acanhado,tímido;timorato,não treinado;irresoluto;ignorante;mal-orientado,malguiado,desorientado,desnorteado,desregido,antipolítico,impolítico,insensato (caprichoso).

Verbo

ser (inábil e adj.);ter nega para,não ver um palmo diante do nariz,andar às apalpadelas,tatear,jogar a cabra-cega,coxear;ser muito aprendiz em,não ter ombros para,ser nascido ontem,prestar um desserviço,desservir,atrapalhar-se,desorientar-se,não ser homem para grandes empresas,ter maus dedos para,ter o privilégio de afugentar,ser a negação de,dar com a cabeça pelas paredes,perder as estribeiras,estultificar-se,atarantar-se,atabalhoar-se,emparvoecer,bestificar-se;agir desastradamente,desatinar,confundir-se,começar pelo fim,fazer as coisas pelo meio,remendar,alinhavar,albardar,aldravar,afutricar,atamancar,achavascar,não completar;engolir leão e engasgar com mosquito,pôr o carro diante dos bois (capricho);pôr cadeado à porta depois de roubado (demasiado tarde);remendar,sarrafaçar ou sarrafar,dar com o navio nos cachopos;tratar um negócio a contrapelo;não saber o que quer,não saber a quantas anda;comprar gato por lebre;ter peneira nos olhos,ter poeira nos olhos,matar a galinha de ovos de ouro,tomar a nuvem por Juno,cair na goela do lobo,(ser enganado);querer abarcar o mundo com as pernas (imprudência);afogar-se em pouca água,não ter cruzes nem cunhos,atregulhar-se = meter os pés pelas mãos;encravar-se,comprometer-se,espigar-se num negócio;tirar-se da lama e meter-se no atoleiro,colocar-se em mau campo,implicar-se,correr a foguetes,ir buscar lenha para se queimar;dar com o nariz,as ventas num sedeiro;errar desastradamente,não saber onde meter as mãos,pensar que se benze e quebrar o nariz,embaraçar-se,enlear-se,enredar-se,embetesgar-se,encalacrar-se,encravilhar-se,envolver-se,ser muito aprendiz em diplomacia;estar em maus lençóis,meter-se em maus lençóis;portar-se mal,dar o ser a bagatela,prender-se com bagatelas;despintar,enganar-se,tomar a sombra pelo corpo (credulidade);ser malsucedido;apagar o fogo com azeite,comprar nabos em saco,fabricar a sua própria desgraça,cavar a sua ruína com as próprias mãos,preferir o incerto ao certo,dar a alguém lanças contra si mesmo,vacilar,hesitar.

Advérbio

inabilmente e adj.;à fedoca,á trapalhice,às canhas = desajeitadamente.

Provérbio

Interjeição

outro ofício!.

Frase

Até os dedos lhe parecem hóspedes;Il se noyerait dans une goutte d’eau;Incidit in Scyllam qui vult vitare Charybdim;Guarda-se da mosca, mas é comido da aranha.

Conjunção

Recusa

Substantivo

rejeição,refusação,recusação,repulsa,repulsão,repugno,rechaço,devolução,repúdio,aversão,repelência,desconformidade,desconsentimento,desaprovação,negativa,nega (fam.),negação,denegação,não,indeferimento,desatendimento,insucesso;queda,neuma,resposta negativa,negaça,regateio;recusa peremptória,recusa formal;acolhimento frio,acolhimento glacial;esquivança,esquivez;um não seco,um não raso,um não desenganador,um não liso,um não redondo,recusa gesticulada;abnegação,protesto,renúncia,dissentimento;revogação.

Adjetivo

recusante,recusador e v.;recusável,descomprazente,recusado e v.;repulso.

Verbo

recusar,vetar,ariscar,regatear,refusar,desconsentir,rejeitar = renuir,repelir,não aceitar,desaceitar;não querer,dar de mão,denegar,negar,refutar,apartar de si;fechar a mão,fechar a bolsa;ser moroso em,mostrar má vontade,mostrar cara feia,torcer o nariz;menear a cabeça,abanar a cabeça;cabecear,gesticular uma recusa,desacolher,desatender,abanar as orelhas,perpassar um peditório;escusar um requerimento,indeferir um requerimento;sacudir a cabeça em sinal negativo,não admitir,refugar,repugnar,repulsar,repelir,desacolher,desconcordar com,desconvir,devolver,enjeitar,recambiar,reenviar,fazer voltar,fugir com o rabo à seringa,escusar-se a um pedido,fazer ouvidos moucos,fazer ouvidos de mercador,ensurdecer-se,bancar o surdo;ser surdo,ficar surdo;não atender a,negar ouvidos a;desentender,fazer-se desentendido,desconversar,desperceber,desenvencilhar-se de (repudiar);opor-se,não se prestar a,objetar,fazer objeções,pôr dúvida,questionar,não ceder uma linha;resistir,obviar,rescindir (revogar);protestar,preterir,dissentir;indeferir,não aprovar;descomprazer,não condescender,não satisfazer o desejo de;levar uma recusa,ver indeferida sua petição,levar com a porta na cara,encontrar a porta fechada (insucesso);ficar decepcionado.

Advérbio

não;de modo algum,por forma nenhuma,nanja.

Provérbio

Interjeição

Frase

Non possumus;Seu humilde criado (ironicamente);Deus o favoreça!,A outra porta, que esta não se abre!,Tenha paciência!,Sebo de grilo!.

Conjunção

Negação

Substantivo

negativa,negamento,falta,nega,denegação,rejeição,desconfissão,renúncia,repúdio,abjuração,contestação,contradita,contradição,contravenção,implicação,impugnação,desmentido,coarctada,recusa,protesto,inconformidade (dissentimento);negação formal e peremptória,contradizimento,repúdio;retratação;refutação;recusa;proibição,desacordo,oposição.

Adjetivo

negador e v.;negado e v.;contraditório,contestatório,vário,negativo,negatório,protestante (dissidente);nenhum,ninguém. dissidente,oponente.

Verbo

negar,denegar,contradizer,impugnar,contrariar,contravir,contestar,contraditar,refertar,reclamar contra,atacar,arguir,refutar,contrastar,questionar,invalidar,dar-lhe nas maturangas,rejeitar,repelir a ideia de,mostrar o lado vulnerável,afastar a hipótese de,tornar pouco crível;opor formal desmentido,opor formal contestação;desmentir,desconhecer,reivindicar os direitos da verdade,desaprovar,repudiar,abjurar;revogar;protestar contra,ser muito outra a verdade;pôr de quarentena,pôr de molho,pôr de parte;ignorar;recusar;rebater;lançar dúvida sobre;ser a viva refutação de;negar peremptoriamente,negar redondamente,negar absolutamente,negar in limine,negar de plano,negar a pés juntos;gesticular uma negação.

Advérbio

negativamente e adj. não,nem,de modo algum,de nenhum modo,absolutamente,nem por sombra,nem por hipótese,de forma alguma,nanja,nem por pensamento,nem por onde passe (loc. fam.),por nenhuma condição,por preço algum,nada,nem para lá vai,longe disso,nada disso,nenhumamente,nunca,jamais,em tempo algum,antes pelo contrário,em contraposição,nem um sequer,não que eu saiba.

Provérbio

Interjeição

engano!,puro engano!,nem pensar! não apoiado!,qual... ou qual...!,que história!,tocarocha!,tocarocho!.

Frase

Tal não sucede porém. Nunca houve maior engano. Non hœc in fœdera.

Conjunção