s. m. || (astr.) corpo celeste ou planeta que faz a sua revolução em volta de outro planeta maior: A Lua é satélite da Terra; os satélites de Júpiter. || (P. anal.) Diz-se de pessoas, coisas ou países que giram a roda de um mesmo eixo, objeto ou interesse: Nomeara o duque de, Bragança vice-rei da Lombardia, para o retirar de Portugal e confundi-lo na turba dos satélites da corte de Madrid. ( Oliv. Mart. , Hist. Port ., II, 6, 3, p. 123, ed. 1920.) || (Fig.) Indivíduo assalariado por outro que o secunda em todos os seus atos e proezas, em todos os seus planos e manifestações, etc.; companheiro inseparável; guarda-costas. || Satélite artificial 1. nome dado aos engenhos providos de aparelhos científicos registradores e emissores, capazes de conter seres vivos, e colocados em órbitas próprias (numa altura variãvel) por meio de foguetes, cuja última seção permanece por vezes nessas órbitas. Também lhes chamam lua, ou simplesmente satélite, e sputniki (pl. de sputnik, palavra russa que significa companheiro de viagem ou satélite e tomou vulgarização com o lançamento, pelos cientistas soviéticos, do primeiro satélite artificial, posto a gravitar em torno da Terra a 4 de outubro de 1957). || (Bras.) Designação recebida pelo mineral que acompanha o diamante e, segundo a sua forma e aspecto, recebe os nomes de agulha, bagageira, fava, feijão-preto, lacre, ogó, vidraco, etc. || - Adj. (anat.) diz-se dos nervos e veias que seguem um trajeto quase paralelo ao das artérias. || Diz-se no Ocidente dos países que adotam o'regime socialista e estão ligados ao bloco soviético, onde recebem o nome de democracias populares.
F. lat. Satelles.
acompanhar,não se separar de,não largar o pé,dormir e acordar com,ir de mãos dadas com,fazer companhia a,ser a sombra de,acompanhar alguém como a sombra acompanha o corpo,perseguir alguém como espectro,fazer coro com,sobraçar-se com alguém,andar de braço dado com alguém,acompadrar-se com,navegar no mesmo barco com;grudar-se a,grudar em,engarupar-se,encostar-se a alguém,emparelhar-se com,unir-se a,misturar-se com,ficar ao lado de,ladear,fazer coro com,ir de conserva,acotovelar-se com,coexistir,coabitar,conviver,sincronizar;associar-se a,trazer no seu séquito,fazer companhia,levar a reboque,não largar alguém.
seguir,acompanhar,não desacompanhar,ser precedido de,rastrear,rastear,rastejar,encalçar,perseguir,comboiar,escoltar,ficar atrás,rabear. cavaleirar (ant.),seguir a pista de;ir atrás de,ir na cola de,ir na pista de,ir na alheta de,ir na pegada de,ir na batida de,ir nas estribeiras de;ir ao socairo de,sorrabar,encalçar,acalçar,sobre-estar,ir sobre,ir com a barba sobre,ir na trilha de,fazer parte do cortejo,correr no encalço de,acompanhar alguém como uma sombra;caminhar na retaguarda,caminhar em seguimento de,seguir os passos de,pospor-se,andar à sirga,ser rebocado,tanger,tocar.
Advérbio
atrás,após,na retaguarda;no séquito de,na batida de.
cosmicamente e adj.;em toda a criação,na face do planeta,no espaço sideral,sub sole,subdivo,subgove,neste mundo transitório;debaixo do azul deste céu;sob um céu azul,sob a abóbada celeste.
guerrear,armar,incitar à guerra,provocar a guerra;agredir,invadir,ocupar,subjugar,bombardear;levantar forças,mobilizar forças;decretar a mobilização geral,recrutar,angariar,aliciar,engajar,arregimentar,militarizar,pôr em pé de guerra;recorrer às armas,chamar às armas,alistarem-se os exércitos,pegar em armas,jurar bandeira,ser soldado = tarimbar,engrifar-se;estalar a guerra,arder a guerra,desencadear guerra,irromper a guerra,começar a guerra;tocar a avançar = bellicum canere,afogar em sangue,ir-se a guerra acesamente pelo país,conflagrar,desembainhar a espada;asir espada,arrancar espada,travar espada;ferir-se a guerra,romper as hostilidades,fazer decidida e porfiada guerra a,batalhar,atacar,investir,pelejar,combater,empenhar-se no bom combate,travar combate,renhir,lidar com heroico esforço pela vitória,fazer decidida e porfiada guerra,pugnar,refregar,vender caro a vida (resistência);canhonear,acanhonear,acanhoar (atacar);levar ao combate e à morte,apontar ao exército o caminho do sacrifício supremo,alistar-se,assoldadar-se,aguerrilhar-se,militarizar-se;seguir a profissão,a carreira das armas;estar em armas,empunhar o fuzil,manejar a espada,assentar praça,abraçar a vida da caserna,arder a guerra,arderem em guerra os campos,cruentar o solo pátrio;afogar um país em sangue,banhar um país em sangue,nadar um país em sangue.
Advérbio
guerreiramente e adj.;flagrante bello,in bello = na guerra,no mais aceso da refrega,através de uma atmosfera de ferro e de fumo,sob uma abóbada de aço,por entre o fogo dos combates,a fogo e ferro,em linha de batalha,em guerra com;ao sibilar das balas troar dos canhões;sob uma saraivada de balas,à ponta de espada,com mão armada.
Provérbio
Interjeição
Frase
Bella matribus detestata;Væ victis!,ai dos vencidos!.
abusar do poder,ser (severo e adj.);ser um espírito exclusivo;usurpar,violar,algemar,aferrolhar,garrotear,conspurcar as liberdades;tiranizar,satrapear,mandar com despótica arrogância;infelicitar,albardar,flagelar,oprimir,aperrear,acabrunhar,avassalar,alçapremar,apremar,esmagar,vexar,premar,apertar a cravelha,pender para o arrocho,terrorizar,atropelar,acapelar,peguinhar,espezinhar,inaugurar tibericamente o regime do chicote,substituir a força do direito pelo direito da força,humilhar,prensar,sufocar;calcar aos pés a lei,calcar aos pés o direito,calcar aos pés a justiça;acorrentar o pensamento,agrilhoar o pensamento;comprimir as manifestações livres das liberdades,tripudiar sobre os destinos de um povo;esmagar a lei,pôr em posta a lei;violar as mais sagradas garantias da liberdade individual,comprimir as manifestações livres,tingir de sangue,cruentar;oprimir,escravizar as consciências;constranger,atagantar,meter debaixo dos pés a constituição,coagir,exercer pressão,transformar o poder numa incubadora de vinganças,cortar pela carne e pelo sangue,governar com mão de ferro,esmagar,amordaçar (752) a imprensa,infundir terror,exceder-se,descomedir-se,suplantar,suprimir,levar as coisas às do cabo,impor-se;ser pouco inclinado à indulgência,perseguir,ter mão de ferro;ser (oprimido e adj.);não poder piar,não esperar tolerância nem quartel,dobrar a cerviz à escravidão,submeter-se.
Advérbio
tiranicamente abusivamente,severamente e adj.;à ponta de espada,com mão de ferro,à força,à viva força,à fina força,a arrepia-cabelo,teocraticamente.
Provérbio
Interjeição
Frase
Delirant reges plectunctur Achivi;Oderint, dum metuant (odeiem, mas temam).