Não foi encontrado o verbete "proteçao". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ? proteção
s. f. || ação ou efeito de proteger, de preservar do mal: Estava sob a proteção da bandeira Inglesa. || Cuidado que se toma na fortuna, nos Interesses de alguém: Achou-se no mundo sem proteção alguma. Ia para o tesouro da colegiada com a proteção de um parente cônego. (Camilo.) || Esforços que se fazem pelo aumento ou progresso de alguma coisa: O seu nome ficará memorável pela proteção que dispensa às artes. || Apoio, ajuda, socorro: A proteção das leis. || (Econ. polít.) Privilégio concedido à indústria nacional; sistema protetor. || Pessoa que protege: Ele tem altas proteções. || Ares. tom de proteção, meneios ou gestos de pedante; impostura. soberba. || Tomar sob a sua proteção, dar proteção a, proteger.
F. lat. Protectio.
refugiar-se,homiziar-se,abrigar-se,asilar-se;enchoçar-se,enlapar-se,acolher-se ao quartel de saúde,acoitar-se,acolher-se,escudar-se,proteger-se,achegar-se,pôr-se a salvo,salvar-se,lançar-se nos braços de,andar a monte,acorrer,acudir.
auxiliarmente e com a ajuda de,com o auxílio de,com a proteção de;a favor de,em favor de;pro,por amor de,graças a,mercê de,por causa de,da parte de;solidariamente,participativamente.
autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.
Advérbio
autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.
ser (benevolente e adj.);ter bons bofes,ter bom coração,ter coração de pomba,ter sentimentos humanos;ser de bofes lavados,ver com bons olhos,olhar com bons olhos,olhar com simpatia;ver as coisas com os olhos da amizade,ver as coisas com os olhos do coração;ser compreensivo,ser tolerante;tomar interesse por,simpatizar com,fraternizar-se com;levar a sua condescência ao ponto de,interessar-se por,desvelar-se por,sentir por alguém,dignar-se,participar dos sentimentos de outrem,tratar bem,praticar o bem = quebrar um olho ao diabo,dispensar,beneficiar;ser de utilidade a alguém,auxiliar;poupar,respeitar,salvar,bem-fazer,fazer caridade,prestar serviço,tirar alguém da lama,distinguir,valer,socorrer,recolher,não regatear favor,recomendar,solicitar favor,ajudar,proteger,velar,defender,guiar,tratar com indulgência,indulgenciar,ser condescendente = comprazer,prontificar-se,comprazer-se em,exercer a caridade,acaridar-se dos que padecem,colmar alguém de favores,acobilhar,acaridar o pobre;esmolar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Quem a boa árvore se acolhe, boa sombra o cobre;Fazer o bem e não ver a quem;Tudo vale a pena se a alma não é pequena (Fernando Pessoa – Mar Português).