s. f. || permissão concedida a alguém, para fazer ou deixar de fazer alguma coisa: Recebo esse conselho em grande mercê, e também ma fará em me dar licença que mande vir de minhas terras alguma gente de guerra. ( J. de Barros , Clarimundo , III, c. 10, p. 140, ed. rol.) || Liberdade, faculdade, ensejo, oportunidade. || Permissão emanada da autoridade para certos fins tais como: conservar os estabelecimentos abertos até à meia-noite, abrir casa de jogo, etc. || Aprovação, consentimento. || (Fig.) Desregramento moral, insubordinação; vida licenciosa, descomedimento: Até degenerar (a liberdade) em licença e em ameaça à sociedade. (Herc.) || Permissão que se concede a militares e a quaisquer empregados para poderem estar ausentes dos seus respectivos empregos, por tempo determinado ou não determinado: Licença de dois meses; licença ilimitada. || Licença de favor 1. a que se concede verbalmente aos oficiais e praças de pré, por um número limitado de dias (3 a 8) sem perda dos seus vencimentos. || Licença registrada 1. a que se concede às praças de pré sem vencimento e aos oficiais com metade do soldo. || Licença poética 1. a liberdade que os poetas têm de alterar as regras da prosódia e da sintaxe. || Estar com ou em licença, estar ausente do seu cargo com autorização superior; ter temporariamente isenção do serviço.
F. lat. Licentia.
ser (oportuno & adj.);vir a talho de foice,como talhado de molde,a talho,a jeito,ao pintar,à própria hora,ao caso;ter seu lugar,não ser deslocado;vir a pelo,vir a propósito;ser bem cabido,ser ouro sobre azul,estar a calhar,vir a calhar,cair a sopa no mel,dar ocasião a,ocasionar ensejo de,aproveitar-se da ocasião,lançar mão de uma aberta,agarrar a ocasião pelas repas,malhar no ferro enquanto está quente,aproveitar o momento psicológico,não deixar resvalar a ocasião,ensejar,agarrar a oportunidade pelo cabelo,azar-se;tornar (oportuno & adj.);proporcionar,apropositar,facilitar,facultar,battre le fer sur l’enclume,bater com a vara na cabeça da cobra,prendre la balle au bond,propiciar.
Advérbio
oportunamente & adj.;na quadra,na estação,na época conveniente;em boa hora,em bem nascida hora;a boas horas,agora ou nunca,a ponto,a ponto dado,à certa confita,na ocasião aprazada,a propósito,a pelo,à propos,en passant,pro re nata,pro hac vice,entre parênteses,ad rem,a talho de foice,ad hoc,ao pintar da faneca,de molde,na ocasião própria,em havendo vagar,a tempo,em tempo,de feição,a calhar,a jeito,ao pintar.
Provérbio
Interjeição
Frase
Carpe diem;Occasionem cognosce;Quando há vento, molha-se a vela;Quando te derem um porquinho, acode logo com o baracinho;Commodita est consideranda,é preciso estudar a oportunidade.
concordantemente e adj.asim,certo que sim,pulchre,beni recte,bem,muito bem,apoiado,verdadeiramente,sem dúvida,certamente,exatamente,tal qual,de certo,à fé,pois não,ex concesso,inquestionavelmente,seja assim,assim seja,amém,de boa vontade;afirmativamente,na afirmativa;unanimemente e adj.;por unanimidade,de concerto,una voce,de comum acordo,de mão comum,de mãos dadas,em peso,uníssono,em globo,em massa,em coro,como um só homem,numa comunhão de ideias,sem uma voz dissonante a quebrar a unanimidade,a frouxo,nemine discrepante,nemine dissentiente,ad unum omnes = todos absolutamente.
Provérbio
Interjeição
apoiado!,isto!,isto sim!,lá isso é!,olé!,olá!,passe!,estou de acordo!,seja!,convenho!,perfeitamente!,sempre ao seu lado!.
e adv. preparatório,preparando e v.;em preparação,em vias de preparação,em agitação,em embrião,nas mãos,em andamento,em vias de execução,em começo,na bigorna,na forja,em apreço (plano);em incubação,em elaboração,em arrumação,no prelo,iminente,ameaçador,prestes a,de reserva;cauteloso,acautelado,precavido,próvido,providente,preparativo,preparatório,concoctivo,concoctor,incoativo,sob revisão,preliminar (precedente);preparado e v.;apercebido,pronto,preparado para,disposto a,que sai da mão do homem,completamente pronto,conrfeccionado,com todos os sacramentos,sob as mãos,na mesa,acabado,concluído;experimentado,maduro,amadurado,sazonado,cadivo,feito,prático (hábil);elaborado,laborado,bem trabalhado,cheirando a azeite;completamente emplumado,nas suas mais belas vestes,em armas,armado até os dentes,armado de ponto em branco,de lança em riste,armado cavaleiro,de botas e esporas,de pé no estribo,in utrumque paratus,semper paratus,vigilante;fabril,noviciário.
não fazer,não agir,nada tentar,ficar inativo,abster-se de fazer,retrair-se,não se mover,não se agitar,não levantar uma palha,não mover um pé,apodrecer,cruzar os braços,não ter voz ativa nem passiva,deixar as coisas tomarem seu rumo,quieta non movere,stare super antiquas vias,viver à sombra de alguém,esperar o manjar do céu,laisser faire,laisser aller,deixar correr o marfim,refrear-se (abster-se);arrefecer os esforços,desistir de (abandonar);não perseverar;ficar parado (cessar);quedar,parar;aguardar a marcha dos acontecimentos,desaviar,achar o comer feito,andar às moscas,andar de mãos na algibeira,andar de mãos no bolso,estar com uma mão sobre a outra,estar com as mãos debaixo do braço,refestelar-se,repimpar-se,amesendar-se,repoltrear-se,poltronear-se,levar vida de porco,limitar-se a;não pôr prego sem estopa,não meter prego sem estopa,não pregar prego sem estopa;adormecer na ociosidade,nihil agere = nada fazer,dormir sobre os louros colhidos,descansar nos outros,ficar de braços cruzados,afrouxar o zelo,languir,languescer,esperar,aguardar,ficar de expectativa,contemporizar,atemperar,dar tempo ao tempo,esperar a sua vez,estar de mãos na ilharga,vacar,ficar inerte;perder tempo preciosíssimo,ir com a maré,feriar;passar o tempo,passar as horas de tédio;encher o tempo,matar o tempo;falar mal do tempo,desperdiçar o tempo,fazer as horas,ficar na prateleira,não sair da rota trilhada,ficar imóvel,imobilizar-se,ocupar-se com bagatelas,dar o ser a nonadas,chicalhar,assobiar por falta de ideias,desfazer,destruir,esfacelar;balouçarem-se as naus de fogos apagados,aposentar-se,jubilar-se,reformar-se,passar para a reserva;ir para o estaleiro;disputar sobre um cabelo,disputar sobre a ponta de um alfinete.
Advérbio
em estagnação,de braços cruzados,com as mãos atrás,com as mãos nos bolsos,pour passer le temps,para matar o tempo antes que ele nos mate,de palanque,de longe.
Provérbio
Interjeição
Frase
Cunctando restituit rem;Deus dá nozes a quem não tem dentes.
repousar,descansar,estanciar,remansear,desfadigar-se,relaxar,sossegar;ter folga,dar folga;feriar,tomar férias,folgar,folgazar,quietar,aquietar,recrear;pascer o espírito,refocilar o espírito;recompensar-se das fadigas,ter férias,estar em férias,tomar fôlego,resfolegar,afrouxar,desentesar,pausar,fazer uma pausa;ir dormir;pousar,deitar-se,colocar-se em posição horizontal,recostar-se,reclinar-se,encostar-se,apoiar-se,repimpar-se;arraposar-se,enroscar-se para dormir,assentar-se;estar de recovo,estar de recúbito;recumbir;tirar licença,obter licença;ficar inativo;tomar fôlego;respirar,veranear.
ser (frouxo e adj.);laisser faire,laisser aller,abandonar as rédeas da administração,dar rédeas a,deixar à matroca;ser sombra,não ter posição de autoridade;ter jurisdição apenas sobre o papel,tolerar,fechar os olhos a;agir sem autoridade,agir sem instruções;agir sob sua hipotética responsabilidade,não ter alçada em,ser babaquara,arrogar-se a tarefa de,ir além de suas atribuições,descomedir-se,desenfrear-se,desgovernar,desencabrestar-se,desbridar-se,criar uma situação dissolvente da disciplina e do respeito;depor do poder,apear do poder,derribar do poder,derribar do trono;destronar,desentronizar,descoroar,desacaudilhar,desempoleirar,desalcandorar,dessubjugar,renunciar,resignar,abdicar,passar as rédeas do governo a,perder a sela,desenvestir-se,exonerar,demitir,desempregar,desencaixar,deslocar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Boi solto lambe-se todo;Ausente o gato, dançam os ratos;Todo poder é suspeito;Há governo?, sou contra!.
autorizadamente e adj.;com licença,com a devida vênia,devidamente autorizado,por graça especial,speciali gratia,sob os auspícios de,ad libitum (livremente);à vontade;sob o patrocínio de,por todos os meios;sim (assentimento);pace,como requer,deferido.
estar (isento e adj.);ser (isento e adj.),eximir,isentar,dispensar,relevar,aliviar,deixar passar,relaxar,desliar,desligar,conceder isenção,resgatar,desencarregar,alijar da responsabilidade de,desresponsabilizar;passar a mão na cabeça de alguém (pop.);descarregar em outrem o panal,arrumar em outrem o panal;ressalvar,franquear,privilegiar,descoimar;eximir-se da responsabilidade,declinar a responsabilidade;fugir com o corpo,furtar o corpo a,livrar-se,descarregar-se,sonegar-se,furtar-se,esquivar-se,poupar-se,eximir-se,subtrair-se,lavar as mãos de,lavar sua testada,evitar comprometer-se,desobrigar-se,isentar-se da obrigação,desligar-se;tirar o seu da reta (pleb.);estar acima da lei.