s. f. || ação ou efeito de tolerar, condescendência; indulgência: A felicidade conjugal baseia-se na mútua tolerância dos cônjuges. Deponha o chanceler a vara do roder, e conserve o sábio os louros do talento. Eis ai o que diria hoje a tolerância, ou antes a parcialidade e o favor entre povos onde maiores e mais feios atentados, que os do mal-aventurado Bacon recebem solenemente dos poderes do Estado o galardão que é distintivo da honra e da ciência. ( Lat. Coelho , Literat. e Histór ., p. 301, ed. 1925.) || Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas. || Dispensa, licença, isenção: Comungamos a volta das' onze e tivemos tolerância de estudo para o resto do dia. ( Aq. Ribeiro. Luz ao Longe , c. 12, p. 245. ed. 1949.) || (Med.) Faculdade ou. aptidão que o organismo dos doentes apresenta para suportar certos medicamentos. || (Mec.) Variação máxima aceitável nas dimensões estabelecidas para uma peça, ou na indicação de certos instrumentos. || Tolerância civil, permissão concedida por um governo para uso de cultos que não são os do Estado. || Tolerância religiosa 1. condescendência em virtude da qual se deixa a cada um a liberdade de praticar a religião que professa. || Tolerância teológica ou eclesiástica 1. condescendência em virtude da qual se consentem todas as opiniões que são abertamente contrária à doutrina da Igreja. || (Escol.) Permissão concedida ao estudante militar, para frequentar a. cadeira ou disciplina em que foi reprovado. || Perder a tolerância. voltar para o serviço militar por ter sido reprovado duas vezes ou mais na disciplina que frequentou. || Casa de tolerância. V. casa.
F. lat. Tolerantia.
indiscriminadamente e adj,amatalotadamente,sem exame nem distinção,à carga cerrada,de um jato,a granel,em montão,por atacado,à solta;a esmo;sem conta nem peso,a vulto,em globo;grosso modo.
concordantemente e adj.asim,certo que sim,pulchre,beni recte,bem,muito bem,apoiado,verdadeiramente,sem dúvida,certamente,exatamente,tal qual,de certo,à fé,pois não,ex concesso,inquestionavelmente,seja assim,assim seja,amém,de boa vontade;afirmativamente,na afirmativa;unanimemente e adj.;por unanimidade,de concerto,una voce,de comum acordo,de mão comum,de mãos dadas,em peso,uníssono,em globo,em massa,em coro,como um só homem,numa comunhão de ideias,sem uma voz dissonante a quebrar a unanimidade,a frouxo,nemine discrepante,nemine dissentiente,ad unum omnes = todos absolutamente.
Provérbio
Interjeição
apoiado!,isto!,isto sim!,lá isso é!,olé!,olá!,passe!,estou de acordo!,seja!,convenho!,perfeitamente!,sempre ao seu lado!.
querer,desejar,ter vontade,tencionar,almejar,objetivar,julgar conveniente,resolver-se,decidir,escolher,optar,determinar-se a (resolver-se);estabelecer (escolher);ter vontade própria,oferecer-se voluntariamente;fazer o que lhe aprouver,ser senhor de seu nariz (liberdade);agir sob a sua própria inspiração;perseverar,insistir,resisitir. fazer como julgar conveniente,agir como julgar conveniente,obrar como julgar conveniente;assumir a responsabilidade,fazer sob sua autoridade,deixar ao critério de.
Advérbio
voluntariamente e adj.;à vontade,à rédea solta,à larga,sem aperto nem coação,a bem,livremente,desafogadamente,de vontade,por vontade,à discrição,a seu bel-prazer,à livre escolha,al piacere,sem cerimônia,por querer,a seu querer,por seu querer,ad libitum,ad arbitrium,ad nutum,à sua satisfação,a seu sabor,como entender,como lhe aprouver,ao seu talante,por sua própria vontade e gosto;a motu proprio,de motu proprio,por motu proprio;de seu próprio movimento,proprio motu,suo motu,ex mero motu,por sua alta recreação,a seu prazer,à sua escolha;sponte sua,de sua própria autoridade,propositadamente;deliberadamente;intencionalmente,por livre e refletida escolha;a seu modo.
Provérbio
Interjeição
Frase
Stet pro ratione voluntas;Sic volo sic jubeo;Quero, posso e mando;Apraz-me.
ser (frouxo e adj.);laisser faire,laisser aller,abandonar as rédeas da administração,dar rédeas a,deixar à matroca;ser sombra,não ter posição de autoridade;ter jurisdição apenas sobre o papel,tolerar,fechar os olhos a;agir sem autoridade,agir sem instruções;agir sob sua hipotética responsabilidade,não ter alçada em,ser babaquara,arrogar-se a tarefa de,ir além de suas atribuições,descomedir-se,desenfrear-se,desgovernar,desencabrestar-se,desbridar-se,criar uma situação dissolvente da disciplina e do respeito;depor do poder,apear do poder,derribar do poder,derribar do trono;destronar,desentronizar,descoroar,desacaudilhar,desempoleirar,desalcandorar,dessubjugar,renunciar,resignar,abdicar,passar as rédeas do governo a,perder a sela,desenvestir-se,exonerar,demitir,desempregar,desencaixar,deslocar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Boi solto lambe-se todo;Ausente o gato, dançam os ratos;Todo poder é suspeito;Há governo?, sou contra!.
autorizadamente e adj.;com licença,com a devida vênia,devidamente autorizado,por graça especial,speciali gratia,sob os auspícios de,ad libitum (livremente);à vontade;sob o patrocínio de,por todos os meios;sim (assentimento);pace,como requer,deferido.
sentir,perceber,receber impressão,ter,conhecer de perto,ter a consciência de,experimentar,gozar,sofrer;acariciar um sentimento,alimentar um sentimento,nutrir um sentimento,agasalhar um sentimento;revestir-se,ter o seu tanto de,ser fértil em,armar-se,encher-se,fazer provisão,corresponder,vibrar,deixar-se contaminar;sofrer,padecer,provar,suportar,arcar com,experimentar,libar,aguentar,tragar,tolerar,aturar,curtir,arrostar,conhecer por experiência,morrer de,suportar o assalto de,afrontar,desafiar,resistir a;inflamar-se,abrasar-se,animar-se,encandecer,rosar-se,envergonhar-se,sensibilizar-se,impressionar-se,corar,ruborizar-se,envermelhecer,mudar de cor,subir o rubor às faces,afoguear o pejo a face a alguém,transverberar a alguém pelo semblante (a dor),sentir a cara em brasa,ficar cor de pimentão,arder o pejo nas faces,enrubescer-se,tauxiar o rubor as faces de,embargar a voz,empalidecer,perder a cor,comover-se,hesitar,desconcertar-se,ficar agitado,ficar chocado;ofegar,arquejar,arfar,fremir,palpitar,pulsar,tremer,faltar a voz a alguém,enfiar,entreturbar-se;fazer-se pálido,ficar pálido,ficar desconcertado,ficar vermelho,ficar fulo;estremecer,sobressaltar-se;pulsar,vibrar,tumultuar o coração;ficar engasgado,sufocar-se;bater o coração alvoroçado,atrapalhar-se,atarantar-se,perder as estribeiras,desnortear-se,estontear-se,transtornar,enraivecer-se;remorder-se,ralar-se,atormentar-se,afligir-se de;consumir-se,frender = ranger os dentes;turbar-se,conturbar-se;impressionar (excitar);atravessar,quebrar o coração com,varar,trespassar,retransir.
Advérbio
sensívelmente e adj.;sentidamente,emocionadamente,emotivamente,do coração,do peito,do íntimo d’alma,do imo peito,ab imo pectore,com lágrimas de sangue,com amor,com o coração quebrado de,do fundo d’alma,afervoradamente;com os lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante e fremente de.
ser calmo e adj.;ter poder em si,saber controlar-se,não perder o controle de si mesmo,não ser fácil em excitar-se,laisser-faire,laisser-aller,let it be,aceitar as coisas como elas vierem,contemporizar,entregar nas mãos do Senhor,ter sangue de barata,viver e deixar viver,ficar em cima do muro,saber conter seus ímpetos,não tugir nem mugir,œquam servare mentem,ter império sobre si mesmo;ser de mel,ser de boa índole;ter bom natural,boa boca = estar para tudo;compactuar com a sorte;fazer bom rosto à fortuna,segurar a barra;aguentar o temporal;suportar,arrostar,sofrer,aturar com paciência;ter paciência de um santo,munir-se de paciência;conter a indignação,refrear a revolta;ranger os dentes;não perder a serenidade;morrer às paixões,compor-se com sua mágoa;suportar o pairo,suportar o choque,suportar o embate,suportar a mecha (fam.);œquo animo,ter lombo para;estivar,calejar,blindar a paciência;lançar o coração ao largo,fazer das tripas coração,não se ralar,moderar-se,comedir-se,subjugar-se,fugir de excessos e de exageros,coibir-se,conter-se,bridar-se,refrear-se,sofrear-se,dominar-se,reportar-se,suster-se,submeter-se,resignar-se,fazer da necessidade uma virtude,mergulhar-se no letargo,desimpressionar-se,conformar-se,reconciliar-se com,circunscrever-se,limitar-se,sopitar,adormentar,restringir-se,desencalmar,acalmar-se,tranquilizar-se,sopear,recalcar,socalcar,amainar,resfriar,restringir,retundir,conter,represar,reprimir,suster,moderar,reportar,segurar,serenar a irritação,tranquilizar,arrefecer,arrefentar (ant.),desenraivar,aquietar,desassustar,apaziguar;propiciar,restringir,insensibilizar-se;sufocar,debelar,aguentar,suportar,arcar com,fazer face a,afrontar,desprezar,vencer,sobrelevar,permitir,tolerar,sustentar,sossegar,desalterar-se,desfanatizar-se,aplacar-se,serenar,desapaixonar-se,desapoquentar-se,desagastar-se,desagoniar-se,desassanhar-se,despreocupar-se.
Advérbio
inexcitavelmente e adj.;a, ou de sangue frio;com serenidade = œquo animo,à chucha calada,sem sobressalto,medidamente,com moderação,à perna solta;desencalmadamente.
Provérbio
Interjeição
Fica frio! Segura as pontas! Devagar com o andor!.
Frase
Dominus dedit, Dominus abstulit sit nomem Domini benedictum.
ser (benevolente e adj.);ter bons bofes,ter bom coração,ter coração de pomba,ter sentimentos humanos;ser de bofes lavados,ver com bons olhos,olhar com bons olhos,olhar com simpatia;ver as coisas com os olhos da amizade,ver as coisas com os olhos do coração;ser compreensivo,ser tolerante;tomar interesse por,simpatizar com,fraternizar-se com;levar a sua condescência ao ponto de,interessar-se por,desvelar-se por,sentir por alguém,dignar-se,participar dos sentimentos de outrem,tratar bem,praticar o bem = quebrar um olho ao diabo,dispensar,beneficiar;ser de utilidade a alguém,auxiliar;poupar,respeitar,salvar,bem-fazer,fazer caridade,prestar serviço,tirar alguém da lama,distinguir,valer,socorrer,recolher,não regatear favor,recomendar,solicitar favor,ajudar,proteger,velar,defender,guiar,tratar com indulgência,indulgenciar,ser condescendente = comprazer,prontificar-se,comprazer-se em,exercer a caridade,acaridar-se dos que padecem,colmar alguém de favores,acobilhar,acaridar o pobre;esmolar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Quem a boa árvore se acolhe, boa sombra o cobre;Fazer o bem e não ver a quem;Tudo vale a pena se a alma não é pequena (Fernando Pessoa – Mar Português).